O primeiro sonho do mundo

O primeiro sonho do mundo Anne Sibran




PDF - O primeiro sonho do mundo


O primeiro sonho do mundo, magnífico romance de Anne Sibran, narra o encontro entre o pintor Paul Cézanne, que sofre de catarata, e o oftalmologista Barthélemy Racine, inventor de uma máquina revolucionária capaz de remover com precisão o cristalino do olho.

De um lado, o pintor que dedicou uma vida a tentar encontrar a “primeira visão”, a manifestação de cores e formas como na “primeira manhã do mundo”. De outro, o médico obcecado pela mecânica do olhar, que, obrigado a deixar a França após as revoltas de 1848, foi parar em São Francisco, Califórnia, onde acabou se casando com a indígena Kitsidano – que não enxerga desde o nascimento e cuja tribo foi aniquilada pelos garimpeiros. Somos levados então a Paris, onde agora o doutor Racine e Kitsidano vivem e para onde Cézanne viaja – deixando a Provença – em busca da cura para a catarata.

O primeiro sonho do mundo é um romance de profunda beleza e sensibilidade, que nos leva a muitos passeios: com Cézanne, um dos pintores mais revolucionários de todos os tempos, pelas montanhas, em busca da realidade do olhar e do modo como traduzi-la em sua arte; com o médico e Kitsidano, em busca de outras visões e no lamento pela ganância que destrói muitas formas de vida.

Como escreveu o jornalista Richard Blin, o romance é “uma ode ao puro sentimento de existir e à beleza selvagem e silenciosa do mundo”.

do texto de orelha de Adriana Lisboa





O primeiro sonho do mundo

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos O primeiro sonho do mundo (1)

ver mais
O primeiro sonho do mundo, de Anne Sibran

O primeiro sonho do mundo, de Anne Sibran


Resenhas para O primeiro sonho do mundo (7)

ver mais
Como suas mãos memorizaram dessa forma todas essas expressões de ternura, sendo cada


Imagine um encontro improvável que desafia as fronteiras entre arte, ciência e espiritualidade. É exatamente isso que Anne Sibran nos oferece em "O Primeiro Sonho do Mundo", uma narrativa onde três vidas se entrelaçam de maneira poética e profundamente reflexiva. Paul Cézanne, o célebre pintor; Barthélemy, um oftalmologista genial; e Kitsidano, uma jovem ameríndia cega, são os protagonistas dessa trama que nos convida a reconsiderar o próprio conceito de visão. Cézanne, já no auge d...