Volto semana que vem

Volto semana que vem Maria Pilla




PDF - Volto semana que vem


"Volto semana que vem” é o que a narradora deste livro responde ao pai ao sair de casa num dia de 1970, quando ele pergunta, espantado, aonde ela vai. “Mais de dez anos se passaram até eu voltar àquela cozinha”, conclui ela em seguida. Composto por recortes de memória, o livro é o retrato de uma vida brasileira exemplar: a de quem foi criança logo depois da Era Vargas (o dia do suicídio de Getúlio é uma das primeiras cenas evocadas aqui), cresceu nos tempos de Juscelino, foi jovem com a ditadura, militou com a esquerda, conheceu a prisão, a tortura e o exílio. Apesar da violência de boa parte das lembranças que compõem essa vida, o humor e a percepção do sabor das coisas transformam o que poderia ser amargura numa luminosa declaração de alegria irredutível.

Porto Alegre está presente nos primeiros quadros, das décadas de 1950 e 60 -- o bairro do Partenon, o bonde, o Grupo Escolar, a Faculdade de Direito. Depois vêm as décadas tumultuadas de 1970 e 1980, das prisões e da tortura, do heroísmo, da utopia e da derrota: a Oban em São Paulo, as prisões de Olmos e Villa Devoto em Buenos Aires, os companheiros militantes. Em seguida o exílio na França: verão em Montmartre, o encontro com outros exilados, a vida prossegue. Fechando o círculo, Porto Alegre outra vez, nas memórias contemporâneas.





Volto semana que vem

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Volto semana que vem (1)

ver mais
Literatorios #121 - Ditadura e Resistência na Literatura

Literatorios #121 - Ditadura e Resistência na Lite


Resenhas para Volto semana que vem (16)

ver mais


Conheci a Maria Pilla durante a III Jornada de Crítica Literária: Literatura e Ditadura aqui na UnB (Universidade da Balbúrdia). Naquela ocasião, a autora apresentou uma palestra intitulada “O direito à memória como princípio de justiça”, título que por si só já introduz a jornalista-ativista e sua única obra publicada, o romance-relato Volto Semana Que Vem (infelizmente ainda sem casa desde o fechamento da finada Cosac). Neste livro curtinho e poderoso, Pilla afixa lembranças na pared...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR