Isapubooks 12/12/2012When I look at youTudo começa quando Ronnie é forçada a passar o verão junto com o pai, em uma casa na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Ela não aceita muito bem a proposta e logo nos primeiros dias briga inúmeras vezes com seu pai.
Steve, pai de Ronnie e Jonah, é um ex-pianista, que após se divorciar voltou para sua cidade natal. Por mais que Ronnie comporte-se como a filha rebelde, ele é compreensivo e nunca revida a briga que a filha provoca.
Por algum motivo ele quer se reaproximar dos filhos, mas Ronnie é a típica adolescente revoltada que odeia os pais, enquanto Jonah é o típico irmão mais novo “grude” do pai.
Ronnie conhece Will, que em seu pensamento era o típico adolescente atleta lindo da cidade. Conheceu Blaze – Na verdade o nome dela sai de Senhor dos Anéis, mas ela não gosta muito dele- uma menina que mora na rua e vive como um “bicho de estimação” do namorado, Marcus.
Sparks criou uma complexidade muito grande dã para cada personagem. Cada um possui uma perda ou briga que desfez a família.
Will muda completamente. No começo, assim como Ronnie, pensei que ele seria apenas o cara bonito por quem a principal iria se apaixonar sim, mesmo tendo assistido o filme, ficou parecendo isso. Conforme Nicholas Sparks vai contando a história, Will torna-se um rapaz muito diferente desse pensamento.
O livro, ou melhor, a história envolve-se apenas com o que se passa com Ronnie, tendo foco nela ou não. Isso foi o que eu menos gostei, afinal, cada capítulo tinha o foco em um personagem, o que poderia me dar mais detalhes do que não aconteceu em volta de Ronnie, assim com o pouco que aparece sobre Marcus e Blaze.
Também mostra um pouco do passado de Stev, sobre como eram seus pais e seu unico amigo: o pastor da igreja da cidade.
Houve um grande acidente na igreja e o pastor quase morreu. Ninguém na cidade sabe de quem foi a culpa, mas ao que Sparks conta, seria uma coisa típica do Marcus.
O personagem que mais me prendeu foi Marcus. Louco, gosta de jogar fogo em qualquer coisa, pois se sente poderoso ao fazer isso, seus movimentos, pensamentos, algo nele me dá muito medo. Talvez tenha me chamado a atenção porque ele foi um dos personagens muito mais diferentes do que no filme.
Também surgiram três personagens fúteis : Ashley, Cassie e Scott. O último só foi importante para o desfecho da história, na minha opinião. Cassie nem aparece e Ashley só aparece como a “ex do Will”. Achei eles tão fracos e não importantes para a história.
Apesar de achar a história normal – tanto no livro quanto no filme – a parte que sempre irá me comover é o final. E sim, é nessa hora que você entende tudo que não tinha prestado atenção, ou havia sido falado. Eu, em particular, gostaria que os acontecimentos finais fossem mais trabalhados durante a história, pois parece que tudo aconteceu de um reviravolta maluco.
Uma história linda, perfeita para aquele final de semana chuvoso, ou para ser lida durante uma viagem. Pra quem ainda não leu Nicholas Sparks, eu recomendo começar com esse livro.