Leitora Viciada 28/10/2011Esta é a primeira vez que leio Nicholas Sparks, e já me preparava para fortes emoções e lágrimas caindo, devido à popularidade do autor em mexer com o lado humano do leitor. Foi uma experiência profunda e pessoalmente comovente.
Qualquer leitor sentirá algo significativo ao ler esse livro. Até os mais durões. O início do livro me pareceu meio clichê. Porém num certo momento, a narrativa fluiu como uma leve correnteza, até que me arrastou com força e não consegui escapar; caí cachoeira abaixo e torci por águas calmas e reconfortantes.
Uma história que engloba fases da vida, a transformação de jovem à adulto; E todas as direções que somos obrigados a escolher. Nem sempre essas transições são fáceis e diretas. Muitas vezes nós somos forçados a amadurecer. E não escolhemos como nem quando. Simplesmente temos de enfrentar os obstáculos da vida. Os valores como amor, perdão e respeito estão estampados em cada capítulo.
A narrativa é em terceira pessoa e a cada capítulo temos o nome da personagem, sendo esta a detentora do ponto de vista. Então temos acesso aos sentimentos e pensamentos de cada um, não apenas da protagonista. Percebemos um mesmo acontecimento sob óticas distintas.
O autor nos brinda com cenas de cotidiano simples, mas que nos lembra de que devemos valorizá-las mais. O primeiro amor, a cumplicidade entre irmãos, o relacionamento entre pais e filhos, principalmente quando estes passam pela adolescência. A busca pelo sentido da vida, do nosso papel neste mundo, à procura da existência de Deus ou uma força maior. A dúvida sobre o futuro e as responsabilidades e mudanças que ele nos trará. A doçura da vida, mesmo que encontremos partes amargas.
Ronnie é a protagonista e está prestes a completar 18 anos de idade e ser uma adulta. Ela é rebelde e com uma personalidade forte e não sabe o que fará da vida agora que se formou na escola. Por baixo da armadura durona que ela sustenta, esconde-se uma menina sensível, e de um talento surpreendente para tocar piano.
Coisa que ela deixa de fazer, quando vê os pais se divorciando e seu pai indo embora para Wrightsville, cidade de interior praiano. Agora restam ela, a mãe e o irmão caçula Jonah em Nova Iorque. Ela se torna revoltada, não perdoa o pai por tê-los abandonado. Não suporta mais olhar um piano, já que ele é a vida de seu pai. Nisso, abdica de um futuro promissor no ramo musical.
Seu relacionamento com a mãe também não vai nada bem e Ronnie faz de tudo para provocá-la ainda mais. Ronnie mergulha cada vez mais nas baladas com os amigos, numa vida vazia. O mais maduro muitas vezes parece ser o fofo do Jonah. Que menino engraçado e inteligente! Ele é um dos destaques do livro.
Após 3 anos, a mãe simplesmente os obriga a passarem todo o verão com o pai, com quem Ronnie nunca mais falou. Sem escapatória, ela se vê num lugar totalmente diferente da cidade grande, aonde todos se conhecem. Ronnie conhece alguns jovens locais e rapidamente passa a fazer parte de Wrightsville, mesmo sem querer. Ela chega e num segundo já está envolvida em confusões.
Will é simples e charmoso e o rapaz mais popular da cidade. Logo, Ronnie se envolve e se apaixona por ele.
Steve (o pai de Ronnie e Jonah) se empolga com o planejado verão ao lado dos filhos, e pretende agradá-los e matar as saudades. Mesmo Ronnie sendo uma filha tão complicada, ele fará de tudo para reconquistá-la.
A base da história começa aí, com a convivência de Ronnie com o pai que ela nem conhece mais, com o novo e diferente ambiente e com seu fulminante amor de verão.
Verão este, que será o mais importante da sua vida. Recheado de carinho, amor, amizade, compreensão, dor e sofrimento. Ronnie se transformará numa pessoa muito diferente. A palavra certa, não é bem "diferente". Acho que o ideal seria amadurecida. Serão despertados no coração da jovem sentimentos adormecidos e valores serão redescobertos. Ela se tornará adulta, da melhor e pior maneira possível.
É notável a evolução não apenas das personagens, mas também da narrativa. Tantos acontecimentos, um atrás do outro! Num único verão!
Livro maravilhoso e recomendado para quem quer se emocionar.