Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien




Resenhas - Os Filhos De Húrin


434 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


André 13/07/2020

Dos livros mais simples, o mais exótico !!
Um dos contos mais marcantes e sem dúvida o mais sombrio escrito por Tolkien. O poder de uma maldição trilhando o destino de uma família e porque não da Terra media? Leitura prazerosa e tensa. A única crítica a fazer é sobre os títulos dos capítulos serem spoiler do que vai acontecer.
comentários(0)comente



Kévia @letrasdakevia 13/07/2020

Incrivelmente rápido de ler
A Terra média teve um valoroso guerreiro chamado Húrin, homem líder entre os seus e de extrema importância para os exércitos elficos cuja lealdade estava depositada.

Casado com Morwen, tiveram 2 filhos: Turin, o mais velho. E Urwen, a pequena humana cuja beleza se comparava as mais belas damas elficas. Porém a sorte não sorriu a família e cedo demais perderam a mais nova, logo após a perda Húrin enfrentaria uma dura batalha: A batalha das lágrimas inumeráveis, onde fora capturado e levado ao covil de Morgoth, um Valar poderoso e dominado por inveja e grande maldade.

Porém Húrin, mesmo preso e sofrendo as piores torturas, nunca fraquejou perante o grande mal, traçando assim um terrível destino a ele e sua família: Morgoth o amaldiçoou a ver com os olhos dele a ruína de seus filhos e mulher.

Turin, ainda criança foi mandado por sua mãe, grávida na época, a Doriath, reino élfico de Thingol e Melian, após o não retorno de seu pai. Lá cresceu, aprendeu tudo com os elfos, tornando-se inteligente e um exímio guerreiro, mas sua arrogância e cólera não o permitiu permanecer, decidindo trilhar novos rumos.

Em seu caminho a maldição de Morgoth sempre se fazia presente, causando desgraça e morte por onde ia. Tentava trocar de nome pra que seu destino não o encontrasse, mas de nada funcionava. Perdeu amigos, causou a morte de aliados, deixou-se domar pela ira resultando na destruição de reinos e vidas.

Tenho um top 3 de personagens que mais sofreram e Turin pulou pra 1a posição. Um amigo tolkienista me falou que a arrogância de Hurin fomentou a maldição rogada contra ele (e eu super concordo), mas acredito que arrogante ou não, cedo ou tarde a desgraça o alcançaria de alguma forma. Essa é uma fantasia rica em detalhes e que te prende do início ao fim apesar do enredo triste (tem um ponto importante que é de embrulhar o estômago, me incomoda desde que li O Silmarillion).

Com capítulos curtos e enredo cativante, Tolkien presenteia o leitor com uma fantasia incrível. Só posso ser grata e indicar a leitura pra quem gostaria de conhecer mais sobre o legendário além de O hobbit e O senhor dos anéis.
nathalia.assis 13/07/2020minha estante
Gostei muito da resenha, Kévia. As obras de Tolkien são minhas metas para o ano que vem :)




Sergio.Vianna 06/07/2020

O Mais Adulto e Pesado dos Contos Escritos Por Tolkien
Húrin e sua família experimentaram a maldição de Morgoth do pior jeito possível. Com uma escrita muito bem entrelaçada, Tolkien nos mostra o quão terrível pode ser o destino de uma pessoa, e o quão despreparados nós estamos para lidar com esses acontecimentos. Acontecimentos que influenciam a jornada de outros também, que pagam o alto preço da amizade.

O meu favorito dos três grandes contos escritos por Tolkien.
comentários(0)comente



LuizaSH 29/06/2020

"Os Filhos de Húrin" é uma versão estendida e, portanto, mais completa, de um dos contos que aparecem em livros anteriores, como "O Silmarillion" e "Contos Inacabados".
Não é uma história que eu caí de amores, mas é interessante ver essa versão mais detalhada de alguns acontecimentos da Terra Média em tempos mais antigos. Túrin, coitado, só se lasca kkkkk socorro!
O enredo foi deixado incompleto pelo J.R.R.Tolkien e seu filho, Christopher, reuniu o material e finalizou da melhor forma para deixar a história com nexo e fluidez na narração. E o trabalho da editora, não sei se aproveitou tudo da edição original da gringa, ou se acrescentou coisas próprias aqui, mas as ilustrações, a capa, tudo tá muito lindo e bem feito.
comentários(0)comente



Pedro Michel 18/06/2020

Cheio de reviravoltas!
Optei por ler o livro e não o capítulo correspondente no Silmarillion, essa decisão foi crucial.
O livro é muito detalhado, todos os personagens têm sua importância e desenvolvem diálogos essenciais. O desenrolar da história é muito suave e gostoso de ler, a cada capítulo o personagem principal se torna mais complexo e cheio de personalidade tornando tudo mais intrigante.
Gostei muito e recomendo.
comentários(0)comente



jessi.om 12/06/2020

Esse é meu primeiro contato com o autor depois de O Hobbit e fiquei com mais vontade de ler O Senhor dos Anéis.
Leitura fácil e interessante, trama q surpreende
Ewerthon.Gomes 12/06/2020minha estante
Sobre o que fala o livro?


jessi.om 12/06/2020minha estante
É um conto antes de O Senhor dos Anéis (embora o Tolkien tenha escrito a maior parte antes). É centro do Túrin, filho mais velho de Húrin, q é mandado para uma cidade élfica quando o pai é capturado por um inimigo poderoso. Esse inimigo (terminei o livro hj e já esqueci o nome dele uhuuu) amaldiçoa a família do Húrin, então acontece muitas coisas com o Túrin e posteriormente com a irmã dele.
Foi organizado pelo filho do Tolkien e é conhecido como o maior conto da Terra Média


Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Nunca li os livros da história do senhor dos anéis. Qual a sequência que tu me indica? Tenho o Hobbit e o senhor dos anéis. Esse aí tenho não.


jessi.om 13/06/2020minha estante
Leia O Hobbit primeiro. Depois os três livros de O Senhor dos Anéis, depois esse livro e o ?contos inacabados?.


Ewerthon.Gomes 13/06/2020minha estante
Valeu. Brigadão.


jessi.om 13/06/2020minha estante
Por nada!!




Daironne 07/06/2020

Impressões sobre a leitura de Os Filhos de Húrin
A trágica história da amaldiçoada descendência de Húrin, acompanhando em especial a sina de seu filho Túrin, valoroso e malfadado guerreiro, criado por elfos e carrasco do maligno dragão Glaurung.

Leitura rápida, mas um pouco truncada se você não leu antes O Silmarillion, do mesmo autor. Os eventos referidos aqui são também narrados lá, e de forma mais coesa, devido as muitas e confusas referências a nomes e famílias antigas, por exemplo. O destaque vai pra arte excelente. Capa dura e ilustrações fantásticas, mas a letra deveria ser um pouco maior e mais bem espaçada para uma leitura mais confortável.

Apenas recomendo a leitura para aqueles que já leram O Silmarillion e desejam se debruçar por mais tempo sobre a história de Túrin. Não considero esta leitura indispensável e de forma alguma entendo que deva ser sua primeira leitura de Tolkien: se ainda não conhece este autor, comece pelo Senhor dos Anéis ou O Silmarillion.
comentários(0)comente



Cris 31/05/2020

Muito bom! Ótimo complemento para O Silmarillion. No entanto, não é uma leitura necessária para se ter conhecimento dos dias antigos da terra média. É apenas um complemento, um bom complemento. Mas ainda assim, um complemento
comentários(0)comente



Giuliane4 24/05/2020

Resenha Os Filhos de Hurin
A última resenha que eu fiz em meu instagram literário foi desse livro, Os Filhos de Hurin, um livro que vai contar a história de Turin Turambar, filho de Hurin, os quais foram vitimas de uma maldição de Morgoth primeiro senhor do Escuro. Esse livro é ambientado em uma Terra Média distante e que já nem existe mais.

site: https://www.instagram.com/p/CAiR91eDmwB/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Rafael.Nicastro 24/05/2020

A leitura flui bem
Este foi o último livro dos grandes contos de Tolkien traduzidos para o português que li e foi daqueles que mais gostei:
- em comparação com Senhor dos Anéis, temos aqui um texto mais conciso, pois há menos descrições e diálogos;
- em relação ao Silmarillion (até porque a proposta deste livro é outra), ocorre o oposto: há mais desenvolvimento;
- por fim, comparando-os a Beren e Lúthien e Queda de Gondolin, há mais coesão e unidade. Acredito que este texto tenha sido melhor trabalhado individualmente por Tolkien.

O enredo é ótimo, porque mescla elementos de tragédia grega com a fantasia bem característica do autor. Ademais, é possível fazer uma reflexão pessoal com base na vontade do homem em querer controlar o seu destino com suas próprias forças apenas.

Diante dessas características, considero que este é um ótimo livro para entretenimento. É possível lê-lo rapidamente até, já que temos uma história interessante, uma narrativa dinâmica e um texto bem construído.
Adriana Naves 24/05/2020minha estante
Gostei da sua resenha, ainda não li os grandes contos, estava na dúvida sobre como era a "vibe" de cada um, agora já posso ler sabendo o que esperar. Esse é o meu conto favorito do Silmarillion, tenho grandes expectativas!




Karina_ 12/05/2020

Incrível
O que dizer do mestre Tokien? O livro é perfeito assim como as demais obras do autor. Mais uma vez pude viajar pela Terra Média e conhecer personagens incríveis.
comentários(0)comente



emlindh 11/05/2020

PERFEITO
Quando li pela primeira vez a anos atrás não tinha gostado, claramente li errado.
Lendo dessa vez logo após terminar O Silmarillion pude aproveitar toda a genialidade de Filhos de Hurín, que traz o conto em sua versão completa. Mas convenhamos, metade dos problemas da Terra Média seriam resolvidos com terapia, e todos os problemas do Turín vêm porque, basicamente, o garoto não sabe se comunicar. Mas o conto é uma tragédia suprema e provavelmente uma das histórias mais tristes de Tolkien, então faz todo o sentido o grande fracasso de comunicação.
comentários(0)comente



Romulo 01/05/2020

Muito bom!
Livro excelente, mas acredito que os futuros leitores devam buscar um conhecimento prévio do mundo criado por Tolkien antes de lê-lo. Sugiro a leitura de O Silmarillion.
Aaaaa um ?alerta?... se prepararem para tragédias!
comentários(0)comente



Thiago Gadelha 25/04/2020

Complementar
Esse livro é complementar ao silmarillion. Gostei da expansão da história e é realmente tao diferenciada quanto o senhor dos aneis é. Quem é fã tem que ler essa.
comentários(0)comente



Leonardo 21/04/2020

Indispensável
O livro apresenta a versão extendida, muito mais detalhada, da trágica história de Turin Turambar, apresentada de forma resumida no Silmarillion.
comentários(0)comente



434 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR