Kévia @letrasdakevia 13/07/2020Incrivelmente rápido de lerA Terra média teve um valoroso guerreiro chamado Húrin, homem líder entre os seus e de extrema importância para os exércitos elficos cuja lealdade estava depositada.
Casado com Morwen, tiveram 2 filhos: Turin, o mais velho. E Urwen, a pequena humana cuja beleza se comparava as mais belas damas elficas. Porém a sorte não sorriu a família e cedo demais perderam a mais nova, logo após a perda Húrin enfrentaria uma dura batalha: A batalha das lágrimas inumeráveis, onde fora capturado e levado ao covil de Morgoth, um Valar poderoso e dominado por inveja e grande maldade.
Porém Húrin, mesmo preso e sofrendo as piores torturas, nunca fraquejou perante o grande mal, traçando assim um terrível destino a ele e sua família: Morgoth o amaldiçoou a ver com os olhos dele a ruína de seus filhos e mulher.
Turin, ainda criança foi mandado por sua mãe, grávida na época, a Doriath, reino élfico de Thingol e Melian, após o não retorno de seu pai. Lá cresceu, aprendeu tudo com os elfos, tornando-se inteligente e um exímio guerreiro, mas sua arrogância e cólera não o permitiu permanecer, decidindo trilhar novos rumos.
Em seu caminho a maldição de Morgoth sempre se fazia presente, causando desgraça e morte por onde ia. Tentava trocar de nome pra que seu destino não o encontrasse, mas de nada funcionava. Perdeu amigos, causou a morte de aliados, deixou-se domar pela ira resultando na destruição de reinos e vidas.
Tenho um top 3 de personagens que mais sofreram e Turin pulou pra 1a posição. Um amigo tolkienista me falou que a arrogância de Hurin fomentou a maldição rogada contra ele (e eu super concordo), mas acredito que arrogante ou não, cedo ou tarde a desgraça o alcançaria de alguma forma. Essa é uma fantasia rica em detalhes e que te prende do início ao fim apesar do enredo triste (tem um ponto importante que é de embrulhar o estômago, me incomoda desde que li O Silmarillion).
Com capítulos curtos e enredo cativante, Tolkien presenteia o leitor com uma fantasia incrível. Só posso ser grata e indicar a leitura pra quem gostaria de conhecer mais sobre o legendário além de O hobbit e O senhor dos anéis.