dudaatayde 17/01/2022
O Segredo da Livraria de Paris foi uma excelente leitura! Definitivamente uma história comovente, que nos faz viajar entre 1940 e 1962, acompanhando as histórias de Mireille e Valerie Dupont, mãe e filha, em suas respectivas jornadas de luta e descobertas.
Cheia de dúvidas sobre seu passado e perguntas sobre o porquê de seu avô te-lá mandado para longe, Valerie volta a Paris em busca de respostas.
Entre o passado e o presente, veremos as histórias de duas mulheres que lutaram por suas vidas e seus corações, assim como pelas pessoas que amavam.
?Os jovens não pensam nos velhos desse jeito. Não veem as cicatrizes deixadas pelo tempo, os sofrimentos, as alegrias. Veem apenas o rosto inexpressivo da velhice.?
Nós nos apaixonamos junto com as personagens, nos emocionamos e descobrimos com Valerie os sacrifícios de sua mãe, seu pai, avô e amigos, em decorrência da situação que todos se encontravam durante a Segunda Guerra Mundial e a ocupação da França pela Alemanha Nazista. Os perigos a que ela estava exposta, assim como seus pais, pelas circunstâncias de seu nascimento.
A autora constrói narrativas em torno do cenário político de cada período, nada tão detalhado ou profundo, desenvolvendo brilhantemente todos seus personagens, ainda que o foco principal esteja nessas duas gerações Dupont.
?Quando nos arriscamos, quando decidimos fazer a coisa certa, não sabemos se vai funcionar ou não; simplesmente temos que seguir em frente, fazer o que nos pedem.?
Com certeza uma leitura fluída, que me prendeu e que eu indico a todos fãs de romances ambientados historicamente. O Segredo da Livraria de Paris conta uma linda história, em partes triste e trágica, mas que não deixa de ser inspiradora e apaixonante.