Cris 31/12/2021Família, amor e guerra“Além disso, as pessoas que não liam pensavam que todas as histórias eram contos de fadas. Não eram. As corretas ensinavam quem você poderia ser se tentasse, se pelo menos saísse da sua zona de conforto, da segurança e do conhecido.”
Valerie é uma jovem que tem muitas dúvidas sobre seu passado. Quando criança, ela foi levada de Paris à Londres na época da Segunda Guerra mundial e foi adotada.
Ela não tem informações sobre seus pais, e seu único parente vivo, com quem ela não tem nenhum contato, é Vincent Dupont, seu avô, que mora em Paris.
Dupont é dono de uma livraria, e Valerie decide então se candidatar a uma vaga de emprego na Livraria com um nome falso, para tentar arrancar as informações que tanto precisa sobre o seu passado e o de sua família.
A história se passa em três linhas temporais diferentes e como eu estava ouvindo o audiobook, em alguns momentos, me perdi na narrativa.
O livro fala sobre guerra, amor e família. Também traz uma perspectiva da ocupação alemã na França na Segunda Guerra Mundial, especialmente pela visão feminina. Eu tinha lido um livro recentemente que fala sobre este assunto, de modo que a leitura deste livro não me surpreendeu e nem impactou tanto. Achei que a autora abordou o assunto de maneira muito rasa, mas talvez tenha sido mesmo a intenção dela.
Por se passar em uma livraria, temos muitas citações de livros, e as discussões de Valerie e Dupont sobre suas opiniões conflitantes sobre diversos livros e autores foram bem divertidas.
O livro é bem rápido de se ler, e a história prende, porém, não me apeguei tanto aos personagens e nem ao romance, e achei que a conclusão foi bem previsível.
site:
https://www.instagram.com/li_numlivro/