Rota 66

Rota 66 Caco Barcellos




Resenhas - Rota 66


183 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Mialu7574 08/09/2022

O estilo jornalístico de escrever do Caco Barcelos prende a atenção, nos leva ao cenário de suas histórias reais de criminosos, sendo um prato cheio para quem curte Criminologia.
comentários(0)comente



Artur Pedro 21/03/2022

Rota 66
Caco Barcelos foi perfeito, nesta obra, para se conhecer as conseqüências de se ter uma policia sem mecanismos de controle.......
comentários(0)comente



Fernanda.Iana 13/01/2022

Pesado
Demorei 4 anos pra terminar esse livro. A brutalidade policial descrita por Caco foi uma das coisas que me fez parar várias vezes. Não foi fácil. Mas estou satisfeita de ter terminado, o trabalho de apuração jornalística foi muito preciso e minucioso. Sem dúvida uma denúncia necessária. O que me entristece é que todas as atrocidades cometidas continuam sendo tão atuais.
comentários(0)comente



Marcia 30/10/2021

Rota 66
"O resultado de minha investigação, que abrange o período de 22 anos de ação dos matadores, mostra que a maior parte dos civis mortos (65% das vítimas) pela PM de São Paulo é constituída pelo cidadão comum que nunca praticou um crime: o inocente.?

Caco Barcellos é um daqueles Jornalistas investigativos com "j" maiúsculo.
Neste livro, resultado de 5 anos de investigações, Caco nos detalha os brutais assassinatos da Rota, policiais de elite do estado de São Paulo. Porém, ele não fica só nos assassinatos, mas também nos conta a história de algumas das suas vítimas.
O livro foi escrito em 1992 e nada é mais triste e estarrecedor do que concluir que o livro é mais atual do que nunca, basta você trocar o Rota e colocar Bope, por exemplo, que a violência é, no mínimo, igual. Quando o ?atira e depois pergunta?, vai acabar? Quando que a cor e a classe social deixará de ser determinante para já nascer com um alvo na testa? Quando?

"Grasnavam como patos. Voavam como patos. Fomos ver, eram perus." - metáfora usada pelo secretário da Segurança Pública de São Paulo, o coronel do Exército Erasmo Dias, quando do assassinato dos 3 inocentes: Francisco Noronha, João Augusto Junqueira e Carlos Ignacio Rodríguez de Medeiros, pela Rota 66.
@pedacosdeu
comentários(0)comente



Helena B. 17/10/2021

Atemporal
Caco Barcellos começa esse livro contando o caso da Rota 66 que aconteceu em 1975 e a partir dai contando outras histórias de outras vitimas e levantando dados até 1991 sobre os matadores da Policia Militar. O que mais me impressionou nesse livro é o quão atual ele continua sendo e como esse problema ainda vai demorar pra ser resolvido, se é que vai. Esse livro com certeza mereceu o prêmio que ganhou e de certa forma me fez ver, mais uma vez, que o mundo nunca foi preto no branco.
.
comentários(0)comente



Luh - Wishing a Book 17/05/2021

??Rota 66: a história da polícia que mata

Autor: Caco Barcellos
Editora: Globo

Obra do jornalista investigativo, Caco Barcellos, que lida com inúmeras denúncias sobre uma investigação que teve cinco anos de duração de um esquadrão que gera pânico e que age na cidade de São Paulo.
Há uma série de relatos e informações no livro sobre os métodos de atuação, injustiça social, violência, e como a própria sociedade "politicamente correta" incentiva esse tipo de ação.
Um livro de jornalismo investigativo com estatísticas e dados sobre o esquadrão.
Uma realidade ocultada, com números assustadores... #rota66 #cacobarcellos #booklovers #booksgram #instabooks #amoler #leituracompartilhada #resenha #booksbooksbooks #bookaholic #ler #loucosporlivros #editoraglobo #jornalismoinvestigativo #reporter #leitorcompulsivo #livrosemaislivros #wishingabook
comentários(0)comente



Carlos Alberto 14/02/2021

Mais uma vez, valeu à pena o livro de Caco Barcellos
Tive oportunidade de conhecer o autor, quando da leitura do livro Abusado.
No Rota 66, a vontade de terminar logo o livro permanece, principalmente, quando chegamos na leitura da segunda parte.
Muitíssimo válida a leitura, principalmente, o conhecimento da pesquisa feita quanto ao tema do livro: mortes cometidas por policiais integrantes da Rota, e as histórias peculiares apresentadas, tanto dos matadores, quanto das vítimas.
comentários(0)comente



Luana 15/01/2021

A história que se repete
O livro de Caco Barcelos é uma referência de jornalismo investigativo. Aquele que incomoda e mostra a revoltante realidade da maneira como necessita ser mostrada: com todas as contradições e camadas. É a história dos matadores pagos pelo Estado em uma política de genocídio que continua a se ampliar desde a finalização do livro (em 1992): o genocídio da população negra e pobre. Um livro não apenas necessário, como urgente.
comentários(0)comente



flowersndreams 28/01/2023

Jornalismo exige coragem
Caco Barcellos foi brilhante em Rota 66. O livro traz uma realidade dura e cruel: o genocídio da população mais vulnerável feito pela PM.

Após anos de pesquisa sobre os assassinatos cometidos pela PM - em especial a Rota - em São Paulo, Caco escreveu esse livro sensacional. A leitura é super fluída. Além disso, o trabalho jornalístico é minucioso, com riqueza de dados.

A sensação durante a leitura é de incredulidade e frustração. É difícil encarar os fatos, principalmente quando fazem parte de um horror institucionalizado. Recomendo bastante a leitura.

Sem jornalismo, não há democracia.
comentários(0)comente



Bre Ni 15/07/2020

A realidade de uma polícia cruel que mata
Uma obra que te choca do começo ao fim. Essa é uma frase que resume o livro escrito pelo jornalista Caco Barcellos que além incluir informações — apuradas por Caco Barcellos e seus ajudantes e incluídas em sua base de dados — sobre todos os casos de violência em São Paulo envolvendo policiais, narra histórias das vítimas que sofreram com a imprudência desses agentes matadores de SP. O autor passa por inúmeros empecilhos para descobrir todas essas histórias, inclusive risco de morte.
Os capítulos mesclam essas histórias das vítimas com relatos de todo o caminho percorrido por Caco ao investigar esses casos, trazendo à tona vários delitos cometidos pelos policiais, como o de obstrução das cenas de crime e de abuso de poder.
O exemplar trabalha com os dados de forma que eles confirmam as histórias contadas ao longo da narrativa, fazendo com que o leitor tenha a noção dos números reais dos casos relatados.
Esse livro merece ser recomendado para que a população conheça o outro lado da moeda dos profissionais que são contratados para nos defender.
comentários(0)comente



Ana Julia 16/02/2023

O sentimento de quem lê é de tristeza e indignação durante todas as páginas do livro. Caco fez um trabalho incrível na escrita mas principalmente no trabalho de apurar, contabilizar, criar estatística e denunciar sempre com muita coragem e buscando a defesa dos direitos humanos.
comentários(0)comente



Vi 02/02/2013

Rota 66 - Caco Barcellos
O melhor livro de jornalismo investigativo que já li.
Obra que faz denúncia social, escancara a atuação irregular da Rota de São Paulo.
O autor, prestigiado jornalista brasileiro, desvenda as motivações, os métodos e os propósitos da polícia militar, bem como a postura incentivadora do próprio Estado e o perfil dos assassinos e vítimas.
Foram cinco anos de pesquisa, inclusive nos arquivos do IML.
Com o lançamento, Caco Barcellos fora ameaçado de morte, mas conquistou o prêmio Jabuti de 1993.
Recomendo a todos!
comentários(0)comente



Camila Alexandrino 16/11/2023

Foda!
Li esse livro por recomendação do meu professor na aula de jornalismo literário e, caramba, que livro foda! A forma como Caco descreve tudo o que conseguiu investigar por anos sobre a polícia de São Paulo é extremamente aterrorizante e causa muita raiva e revolta.
Caco te faz mergulhar nos bastidores de vários casos onde a polícia usou violência para combater um inimigo que não existia e deixa muito claro quem eram os alvos preferidos: pessoas negras periféricas. O primeiro caso e que dá o tom da linha narrativa, por incrível que pareça, não possui essas características. São jovens brancos de classe média que, ao serem confundidos com "bandidos", acabam perseguidos e mortos nas ruas de São Paulo. Livro forte, com denúncias pesadas, mas que vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



PatrAcia146 20/01/2024

Atual
Apesar de ser já livro de 2006, analisando dados dos períodos de 76 a 92, parece um livro escrito em 2024. O livro é sobre a Rota, mas poderia ser sobre o BOPE e a PM, sobretudo do Rio de Janeiro. A personificação MÁXIMA da banalidade do mal. MUITO atual, infelizmente..
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



183 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR