spoiler visualizarbrisa 28/03/2021
morte e vida severina. - João Cabral de Melo Neto
morte e vida severina.
dando três estrelas porque só entendi o nome do autor e ainda foi muito.
em síntese, o livro, estruturado em forma de prosa e poesia, conta sobre a peregrinação de um homem que segue o curso do rio, visando chegar no recife e fugir da seca interiorana. ao longo do caminho, ele relata as famílias perdidas, canaviais abandonados, meninos condenados, e o principal, no meu ponto de vista, a morte de severinos.
sobre essa parte do livro, a referência foi feita não ao nome em comum, de fato, mas sim a condição de pobreza, seca e morte de pessoas pobres. o em comum deles não é o nome do pai, da mãe ou o nome da terra, e sim a história de vida e a pobreza, morrer de velhice aos trinta é resultado do sofrimento em demasia, de modo que preenche toda e qualquer lacuna de dor, não é possível aguentar mais anos dessa forma, então aos trinta, eles morrem de condições naturais: fome, sofrimento e seca. as feridas da pobreza. muito profundo, e subjetivo, muitas interpretações, sou curiosa para ouvir a opinião de mais pessoas, porque realmente é um ótimo livro. revolucionárioooo no cenário poético nordestino
achei bem bom, cenas fortes e voz aos pernambucanos e nordestinos que precisam ter suas histórias contadas! a história não é nova, é antiga, como o povo.
amei, bem legal. quero ler de novo com uns dezoito anos.