Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


622 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


debroua 24/01/2021

Bom!
"Veloso, o sol não é tão bonito pra quem vem." - Fotografia 3x4, Belchior.
comentários(0)comente



Fabi 21/01/2021

Morte e vida severina é um clássico contado em formato de poesia (algo que eu não sabia até ler o livro), a história em si de Severino é apenas um poema bem curto se comparado a outras obras clássicas, o que não tira o crédito de uma obra complexa e cheia de nuances. Nessa edição, o livro é dividido em 4 partes pois além de Morte e vida severina há também outros poemas que inclusive me surpreenderam muito mais do que o conhecido clássico da literatura, vide o poema O Rio.
Certamente é uma obra excelente, no entanto na minha percepção não me engajei tanto na leitura, muito porque a história é contada em estrofes (algo que não estou acostumada) e possui uma escrita muito poética o que acaba por me deixar perdida na leitura, apesar disso João Cabral de Melo Neto produz uma obra incrível e de grande esplendor para a literatura brasileira.
comentários(0)comente



Milena300 18/01/2021

Valeu a releitura
Quando li a primeira vez foi pra fazer a prova para ingressar na universidade, aquela leitura obrigatória e foi bem mais ou menos.

Por ser poesia (amo) resolvi dar uma segunda chance, cheguei até a assistir a peça, e não me arrependi.
É muito boa a poética que João Cabral de Melo Neto traz nessa obra fabulosa. Recomendo demais. Um dos favoritos. ?
comentários(0)comente



Mateus 16/01/2021

Uma dor familiar.
João Cabral de Melo Neto tem uma capacidade única para nos fazer sentir aquela estranha sensação de identificação, quando você repara nas minúcias de sua vida em comparação com a história perfeitamente narrada nos poemas. Estes retratam uma história dura e dolorosa, mas muito bonita - aliás, assim também é a vida.
comentários(0)comente



thaw 16/01/2021

auto de natal Pernambuco
uma reunião de diversos poemas belíssimos de João Cabral de Melo Neto, entre eles seu carro chefe: morte e vida severina, maravilhoso e doloroso. não há palavras capazes de descrever o quão emocionada essa obra me deixa. todo mundo deveria ler e sentir a dor de tantos severinos.
carol 18/01/2021minha estante
SIM? o auto de natal pernambucano é a coisa mais linda já escrita. a mais sensível. a mais dolorosa. o mundo inteiro deveria conhecer a obra de João Cabral. ele foi um gênio.


carol 18/01/2021minha estante
e o final? a esperança em dias melhores, em vidas melhores...


thaw 18/01/2021minha estante
SIMMMM, belíssimo, não tem como não se emocionar com a sensibilidade dessa obra


carol 18/01/2021minha estante
claro!! é arte, eu recomendo pra todo mundo sem medo!




amanda.peixoto. 15/01/2021

Nesse livro, além de Morte e Vida Severina que carrega o título, João Cabral de Melo Neto nos presenteia com outros três importantes poemas. Em O Rio, o personagem principal é o próprio rio Capibaribe, onde relata acontecimentos ao longo do seu curso, desde o interior de Pernambuco até o mar mostrando o abandono do povo sertanejo e as consequências da exploração econômica em suas margens.

Em “Paisagens com figuras”, também regionalista e usando de descrições bastante visuais e metafóricas, o autor definiu como ponto central do poema as lembranças de Pernambuco em alternância com versos dedicados a paisagens da Espanha, explicitando a influência em sua obra do período em que foi diplomata no país.

“Morte e Vida Severina” é o mais famoso dos poemas de João Cabral, com diversas adaptações para teatro, cinema e televisão. O poema nos conta a história de Severino, um retirante que vai em direção ao litoral em busca de condições mais favoráveis e que durante a trajetória cruza com outros tantos Severinos, com vidas marcadas por desamparos e opressões. A morte sempre aparece como pano de fundo, mudando apenas de cenário, saindo das pedras para o mangue. A obra mostra a desigualdade social presente na década de 50, estampada através de uma crítica aos latifundiários e o escancaramento da miséria que acometeu a vida do povo nordestino limitada pela falta de comida, injustiças e privações. O ponto alto é o encontro de Severino com Mestre Carpina, onde há uma alusão a José e o nascimento de Cristo.

Por último, dividido em dez partes e dedicado à Vinicius de Moraes, João Cabral em “Uma Faca Só Lâmina” através de metáforas das palavras faca relógio e bala, refere-se à vida, ao tempo e à morte, à existência humana e seus pensamentos como um todo.

Não tenho costume de ler poemas e tive dificuldade de contextualizar em algumas passagens, mas ainda considero o livro uma boa entrada para conhecer o gênero.
comentários(0)comente



Jackson 08/01/2021

Morte e Vida
Não tenho familiaridade com a cultura nordestina, mas o livro conta a história de Severino através de poemas que colocam a morte e a vida do retirante como o personagem constante, em todos os lugares em que ele passou.

Muito bem construída a narrativa da cultura nordestina. Difícil de ler porque não conheço as palavras do nordeste, mas é até legal olhar a vida por esse ângulo tão alheio à minha.
comentários(0)comente



Heitor 03/01/2021

A perfeição é pernambucana
Ler Morte e Vida é como sentir um soco no estômago; por mais que já saibamos sobre o que se trata, é abrasador, é estonteante e fugaz. A escrita de João Cabral é uma simples e perfeita eloquência. A voz de João Cabral é a voz do Brasil. Vale a pena ler e reler.
comentários(0)comente



cristina117 31/12/2020

Morte e Vida Severina, de J. C. de Melo Neto - Nota: 8.5/10
Reli as últimas páginas nesse final de ano para me alegrar um pouco.
É um livro que consegue transmitir muita esperança e fé para um futuro que não parece muito promissor.
Uma leitura que flui muito bem apesar do formato em versos.
comentários(0)comente



Silvio 31/12/2020

2020 marca o centenário deste que é um dos maiores poetas brasileiros, cuja obra, escrita com cuidado e atenção de um verdadeiro artista, nos conta histórias do Sertão em forma de poesia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



O Ciclista 23/12/2020

Arrependido de não ter lido antes
Um clássico, que todo brasileiro deveria ler. Morte e Vida Severina ilustra uma realidade que muitos retirantes enfrentaram e ainda enfrentam fugindo da seca. É tão mágico que só lendo para entender o que quero passar.
comentários(0)comente



tomperadinha 22/12/2020

clássico
um clássico poético que valoriza a literatura brasileira, morte e vida severina nos mostra que, no fundo, somos todos severinos, abordando de forma crítica uma vida cruel e miserável.
comentários(0)comente



D.Faria 21/12/2020

Pois somente essa faca dará a tal operário olhos mais frescos para o seu vocabulário.
comentários(0)comente



622 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |