Bruna 14/06/2012
A morte: A solução para o amor perdido
"Amor de Perdição", um livro escrito por Camilo Castelo Branco, conta uma história de amor com um final triste.
Camilo Castelo Branco, em Portugal, narra a história de seu tio Simão, que amava uma moça de nome Teresa. Mas, existia uma rivalidade entre as famílias por questões judiciais e acabou impedindo o surgimento de uma grande paixão entre Simão e Teresa.
O pai de Tereza (Tadeu), queria impedir isso de todas as maneiras, queria que quem casasse com sua filha fosse seu sobrinho (Baltasar) mas, Teresa não quisera, pois além de seu primo, era seu amigo. Ao saber que não poderia casar-se com o seu amado, Teresa entra em desespero e pede para seu pai para ir à um convento, pois pelo menos não precisaria casar-se com quem não ama.
Baltasar, queria casar-se com sua prima por amor, e para ficar com a herança da família também. Já Simão, à amava de um jeito descontrolado, faria de tudo por esse amor, e Baltasar queria fazer de tudo para "acaba-lo". Contratou homens para matar Simão, um deles era João da Cruz, que não pudera matar a quem lhe devia a vida, pois o pai de Simão era corregedor e o salvou certa vez de um enforcamento. João da Cruz, que era o pai de Mariana (aquela que amava muito Simão e nunca era correspondida), aliou-se a Simão, onde mataram quem estavam lhe perseguindo (os homens contratados).
Simão e Teresa se comunicavam por cartas, onde quem às levavam de uns para o outro era Mariana, que não se contentava em ser apenas amiga de Simão, mas não pudera argumentar. Numa das cartas, Teresa relata que trocaria de convento, e como Simão estava cheio de saudades dela, resolveu visita-la. Ao chegar lá, se depara com Baltasar e Tadeu, acompanhando a Teresa, e a obcecação de tanto amor e o ciumes, raiva, fez com que Simão atirasse em Baltasar e o matasse, onde acaba sendo o ponto mais trágico da obra. Simão vai preso, e Teresa vai para o convento, continuam a comunicação por cartas, mas cada vez pior, por falta de informações de onde se encontrarem. Certo dia, Simão recebe uma carta de Teresa dizendo que não estava aguentando de saudades e morreria por isso.
Teresa morreu, e Simão foi exilado, acabou adoecendo, e quem sempre esteve ao seu lado era Mariana, sempre apoiando, sendo como uma irmã à ele. Depois da morte de Teresa, Simão não queria mais viver, pois seu amor maior partirá e ele não teria mais motivo para viver. Morreu de febre (pois adoeceu por causa da morte de Teresa), e estava a bordo de um navio, os marinheiros jogaram ele no mar, e Mariana foi junto, pois prometera a Simão que morreria com ele.
Bom, no final, todos morrem. Todos por amor, todos por dor, Mariana por não ser correspondida e Teresa e Simão por não terem condições por causas familiares.
Os pontos positivos da obra é que o autor contou uma história "real" com algumas mudanças, ao certo seria a história dele com Ana Placida.
Os pontos negativos da obra é a escrita, meu Deus, li umas três vezes só o primeiro e o segunda capitulo, pra entender, senão, não teria entendido o livro em si.
Sinceramente, eu não gostei do livro, é cansativo demais ler ele, pois a escrita é diferente, precisei lê-lo com um dicionário do lado, e nem sempre o dicionário me ajudava.
Tive dificuldades para entender, li várias vezes para conseguir compreender o que cada trecho, cada linha queria dizer. Pensei que iria gostar do livro, por saber que se passava de "Um triângulo amoroso", mas, no fim todos morrem, não gostei.
Recomendo a leitura dele para pessoas que tem tempo para ler, pois para ler ele parece cuidar de uma criança, precisa de muita paciência e calma.