Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



edifícioesplendor 20/04/2023

20 horas depois...
Li esse livro pela escola e levei um tempo absurdo, mas valeu a pena. Geralmente ter que ler por causa da escola faz com que eu goste menos, mas esse livro é tão bom que continuei adorando. Um dia quero reler tudo de novo.
Acho que o principal motivo que eu demorei tanto foi a linguagem, tive que parar para pesquisar várias palavras, o que foi meio cansativo - mas pelo menos agora tenho palavras chiques para usar na redação.
Essa edição é muito boa, no final do livro há explicações de algumas referências a outras obras e autores, o que ajuda muito. Tem também uma seção de comentários sobre a história, o humanitismo, os personagens e o autor. Minha única crítica é ao tamanho da letra, achei muito pequeno.
Enfim, indico a leitura e, embora não seja preciso, achei bom ter lido memórias póstumas de Brás Cubas antes de ler Quincas Borba, recomendo.


(queria falar alguma coisa sobre batatas, mas não consegui pensar em nada)
comentários(0)comente



Narah 19/04/2023

Primeiro clássico brasileiro do ano e primeiro livro de Machado de Assis que li. Pensei que seria um caso de amor não correspondido mas logo vi que não era só isso. Críticas sociais e à elite da época são bem presentes em todo o livro. Não achei muito empolgante nem me surpreendeu, um livro ok.
comentários(0)comente



sah 17/04/2023

Apesar de eu ter demorado muuito pra ler, por causa da linguagem, não sei, o livro é bem legal, a história é interessante e possui várias reflexões e frases boas. Não conseguir ler ele de maneira fluída, na verdade foi bem cansativo a maior parte do tempo, o que parece contraditório quando eu digo que gostei kkkkkkkk acho que se fosse numa linguagem mais moderna, até porque eu peguei uma edição em que algumas palavras já foram até alteradas gramaticalmente, eu gostaria mais e leria bem mais rápido.
Com certeza há também muitas reflexões e análises incríveis sobre esse livro mas eu como mera mortal não consigo explicar kkkkk
comentários(0)comente



melmelcaiudoceu 14/04/2023

Clássico, não tem o que fazer
Minha primeira impressão geral é de que o livro é engraçadíssimo, principalmente pela forma como o próprio Machado aparece no livro em uma posição de opinar. Imaginar tintin por tintin de cada ambientação de cada capítulo me tirou boas risadas.
Em uma análise mais profunda, temos temáticas imprescindíveis, novamente é apresentada a figura do louco na literatura, porém sob a análise da humanitas e do próprio contexto social.
O declíneo mental do Rubião e a narrativa de Machado constroem uma personagem que é mais fraca que os outros aos seus arredores e, portanto, suscetível à enganações dos mais fortes que o rodeiam e que se beneficiaram de sua queda, ou seja, humanitas pura.
Rubião começa pobre, se torna discípulo de uma filosofia que não entende, enriquece e morre pobre, na mesma linha desta filosofia, sem sequer entendê-la.
Mas o leitor entende. Entende o darwinismo social implícito nessa teoria filosófica e entende a necessidade de exclusão que ela possui.
Machado escreveu essa obra na queda do Império e instauração da República, portanto o uso de Napoleão nos delírios da personagem principal, é uma escolha inteligente para depreciar esse Império em frangalhos e de certa forma, colocar em evidência a nova República.
Esse cara é maluco de genial kkkkkk
comentários(0)comente



lulispadilha 12/04/2023

No começo achei meio chato, não entendia muitas coisas que estavam acontecendo, mas ao longo do livro fui me interessando mais na narrativa. o final eh um pouco previsível, mas tudo bem.
comentários(0)comente



Arlindo.Ramos 12/04/2023

Quincas Borba
Cada vez mais apaixonado pela obra de Machado de Assis. Só tinha lido um livro dele (Dom Casmurro), agora estou fazendo a leitura em ordem cronológica dos romances, e estou amando
comentários(0)comente



Liv 11/04/2023

Admito que eu tinha um pouco de ranço do Machado de Assis, pq eu tirei nota ruim na prova de matéria dele, mas eu realmente gostei desse livro
comentários(0)comente



Guilherme.Oliveira 11/04/2023

Sensacional a maneira como Machado de Assim aborda tudo com uma ironia e um sarcasmo peculiar.

Achei está obra brilhante e como ele trata as relações cotidianas do protagonista.

Dinheiro meus caros... Dinheiro...
Ladyliterando 12/04/2023minha estante
Depois de Dom Casmurro, acho q essa é minha obra favorita dele. Quero reler?


Ana Paula 13/04/2023minha estante
Gosto muito desse livro. Acho que faz refletir bastante.


Guilherme.Oliveira 13/04/2023minha estante
Dinheiro, poder, influência... Fala muito disso. Bem atual...




Maddu 09/04/2023

cansativo
Partes tão boas, outras tão chatas?
uma coisa é fato: machado era muito cruel com deus personagens e definitivamente quincas borba (o cachorro) é o melhor personagem daqui.
comentários(0)comente



matersuspiriorum 09/04/2023

Ao vendedor, as batatas
Foi uma ótima leitura e uma experiência diferente. Primeiro contato com Machado de Assis e que me faz querer ler outras obras dele. Sobre os personagens, os únicos que eu realmente conseguia sentir algum apreço era com o cachorro, D. Fernanda e D Tonica, e de vez em quando do Rubião.

?"Ao vencedor, as batatas".
Essa frase me faz pensar que Rubião certamente não é o vencedor.

?"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e
faz-se o equilíbrio da vida.

A escrita é muito bonita e carregada de significados.
comentários(0)comente



Jefferson 09/04/2023

Genial
Este livro foi publicado em 1891. E eu me pergunto, como este homem tinha tanto conhecimento da alma e da psicologia humanas. Cada personagem é um estudo sobre a vaidade, a ilusão, o narcisismo, o interesse próprio, a impossibilidade de uma pessoa realmente conhecer mesmo outra pessoa, seus jeitos e motivações. E o texto!! Como uma pessoa pode colocar tantas camadas de sentido em tão poucas palavras, em capítulos tão pequenos. Tô impressionado, realmente, pois sempre considerei o Bras Cubas o meu favorito dele. Mas acho q Quincas Borba é ainda melhor. E ainda tem uma das melhores últimas frases q eu já li num livro. Amei.
comentários(0)comente



Lucas.Matsumura 09/04/2023

Machado, eterno Machado
Admito que criei altas expectativas em relação ao livro. Não sei se foi por conta das várias citações do mesmo nos vestibulares, ou se pela fama de Machado de Assis. Esperava um enredo diferenciado, com personagens marcantes e críticas mais profundas. Ainda assim, a hipocrisia sobre a elite do século XIX, as diversas referências e apontamentos incisivos, mascarados com metáforas, são orquestradas magistralmente às mãos de Assis. ?Quincas Borba? é, sem dúvida, uma indicação de minha parte para todos aqueles que querem se aprofundar na mente de Machado.
comentários(0)comente



Natália 07/04/2023

Eu tô é chocada que a média desse livro é 3.8!!!! finalmente li quincas borba e amei cada página. o humor, a ironia, a crítica social que permanece totalmente contemporânea... maravilhoso. e a edição da antofágica é impecável, como sempre - com destaque para os ótimos textos de apoio ao final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR