Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


A tal da cria bookstan 12/12/2022

Por trás de todo o enredo existem camadas onde Machadinho crítica a sociedade e o seu egoísmo sem fim.
.
Uma obra anti-romantica, pois é... não é o meu "tipo de livro" então foi cansativo a leitura em si. Porém a forma que o mesmo escreve é incrível!!!
comentários(0)comente



Erivaldo21 12/12/2022

Quincas Borba.
A minha leitura com esta obra de Machado de Assis não foi das melhores. No início os acontecimentos se passam rápido, quando se aproxima para o meio, a leitura fica arrastada, me esforcei para não abandonar. Ademais, é uma grande obra nacional, principalmente pela filosofia "Humanita" iniciada em Memórias póstumas e desenvolvida pelo personagem Quincas Borba. Em síntese o personagem principal é Rubião que é enfermeiro do filósofo Quincas Borba; este está destinado à loucura e quando falece deixa sua fortuna para Rubião, seu herdeiro, todavia, há uma condição para ganhar a fortuna que é cuidar do cachorro, Quincas Borba, que leva o mesmo nome do dono. Rubião após ter dinheiro, se vislumbra e vai morar junto da corte no Rio de Janeiro, lá conhece Sofia, esposa de seu amigo Palha, e se apaixona por ela. Vive um romance, só nas palavras e gestos. Depois a loucura acomete Rubião, assim, como seu amigo Quincas Borba. O livro vai narrar a vida de Rubião; o romance com Sofia, sua vida na corte, seus amigos que se aproveitam da sua fortuna, do seu fiel amigo o Quincas Borba cachorro. O Humanitismo é desenvolvido no livro e nota-se também que é vivido pelos personagens, o mesmo que aconteceu com Quincas Borba acontece com Rubião e mostra o pressuposto básico da filosofia que é a lei do mais forte. É narrado em terceira pessoa, e o narrador, que fica implícito ser Machado de Assis, em certas ocasiões fala diretamente com o leitor, abusando muitas vezes da ironia; como em uma parte que ele relata que o leitor deve prestar mais atenção e ler mais devagar. Por enquanto dou 3 estrelas, entretanto vou relê-lo em outro momento para ver a sua grande extensão.
comentários(0)comente



Marcio752 03/12/2022

"Contamos e lemos histórias para deter o tempo"
Esse é o terceiro livro que leio do Machado, mas só agora eu consegui ler de uma forma que conseguisse ver o tamanho do que ele escreveu. E eu tô muito feliz por isso, porque foi uma delícia e uma grande viagem ler Quincas Borba.
comentários(0)comente



Ariane.Monteiro 02/12/2022

Conheci Machado de Assis lendo "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Achei o livro fantástico e resolvi me aventurar por Quincas Borba. Não tive a mesma relação com essa obra. Não consegui me conectar com a história em nenhum momento. Confesso que só terminei de ler porque raramente abandono um livro. Sei que se trata de um clássico, mas eu não gostei dessa leitura.
comentários(0)comente



jonevesa 01/12/2022

cada vez mais apaixonada por Machado
É incrível como o Machado consegue criar uma obra onde os personagens são todos detestáveis e/ou entediantes, mas ainda assim continua sendo uma obra magnífica.
Quincas Borba critica sem dó uma sociedade gananciosa, mesquinha é extremamente egoísta. Ele narra a vida de Rubião ao receber toda a herança de seu amigo Quincas Borba, tornando-se um homem cobiçoso, egoísta e muito inconveniente, levando a sua ruína.
Passei raiva com quase todos os personagens, me divertindo muito com a narrativa única de Machado. Muito bom.
comentários(0)comente



Ma Passos 30/11/2022

Complexo, como já imaginava
Novamente estou iniciando uma resenha falando sobre ter que ler um livro por causa do vestibular.

Primeiro livro do Machado que li. Sempre relutei em ler os livros dele, não por medo de ser ruim, mas porque eu sabia que seriam complexos, esse não foi diferente.

Demorei alguns meses para completar a leitura e mesmo assim fiquei um pouco confusa, provavelmente porque não conseguir me prender tanto.

Apesar de tudo, gostei das críticas feitas pelo autor, a forma como ele fala com o leitor é muito particular. Mesmo que não tenha sido uma leitura prazerosa, eu não poderia dar uma nota menor, seria praticamente um pecado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



SirJonas 27/11/2022

O valor de um vira-latas
Eu tenho certa dificuldade de ler os livros do Machado,porque passei a amar nossa língua e a maneira como ele a domina me hipnotiza. Frequentemente me pego mais focado na sua construção textual do que na história em sim.

No entanto, essa obra pertence ao realismo romântico, há grande crítica social nos personagens por conta de suas maneiras fúteis de se viver a vida e críticas tb sobre as politicagens entre a "classe alta". Há boas reflexões filosóficas no enredo e o Quincas totozinho é mais humano que todos personagens.
comentários(0)comente



Rayy_biaa 25/11/2022

Quincas Borba. Um clássico da literatura né galerinha? Demorei para ler ele, por ser um livro um pouco mais complexo do que eu estou acostumada, porém foi uma experiência bastante importante, tanto para vestibulares/escola, quando para agregar na minha vida literária.
Não vou dizer que é um livro super top, óbvio que não, para mim, o a história foi um total tédio, mas alguns fatores presentes são importantes para agregar na vida educacional.
Não é uma perda de tempo, jamais, contudo, precisa de uma boa motivação para ler, pq é muito difícil manter a leitura kkkk.
Assim, dêem uma oportunidade, por mais que não gostem, Machado de Assis é Machado de Assis, é importante em tudo!
comentários(0)comente



carmeenwith2es 22/11/2022

Quincas Borbas,ou Quincas bosta?
Eu li pois é leitura obrigatória do vestibular,eu AMOOOO o Machado,as ironias dele as críticas e etc,mas esse aqui se superou em nível de CHATICE.Só foi ficar interessante 100 páginas antes do livro acabar.Se um dia eu me achei trouxa eu penso no
Rubião,personagem muito sonso mongo que na primeira oportunidade quis se livrar do cachorro e ficou destratando o bichinho. Segundo que essa paixão doentia dele pela Sofia me irrita ,aí sério ela nem é bonita,ela tem uma monocelha E o Palha? Gente esse marido dela,que é um parasita e não tá nem aí pra mulher só fica se gabando de ter ela como esposa e ainda diz pra ela se insinuar prós outros pra ele obter vantagens ,um comportamento um tanto quanto machista na minha opinião.
Aí tudo no livro me irrita,pior leitura que fiz do Machado.A leitura é muito devagar e maçante,não gostei!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bella 20/11/2022

Lendo pra escola novamente
Estava bem entretida no começo mas quando passou um pouco da metade do livro... enfim.
Quem sabe um dia eu aproveito de verdade alguma obra do Machado.
comentários(0)comente



laurencfav 20/11/2022

Bleh
É a segunda vez que eu leio esse livro e ainda permaneço com as mesmas considerações.
O começo dele é maravilhoso, impossível parar de ler, mas depois de uns 40% de leitura o livro se torna extremamente maçante e monótono mesmo com os capítulos curtos.
comentários(0)comente



Lendário Tchonsky 18/11/2022

Quincas Borna
Na minha opinião, esse é o melhor livro de Machado. “Ah, mas Dom Casmurro...” Falam em Casmurro, por não terem lido os outros. A título de comparação, quando se lê o início de Casmurro, você tem uma ideia do que pode acontecer no final, e quando você lê Quincas Borba, você acha que tem uma ideia do que vai acontecer no final, mas e aí que o mundo gira. Machado fez algo que até então não tinha lido, uma reviravolta, que ao mesmo tempo dava para prever (ao mesmo tempo que não dava).
Primeiro que ele já puxa a orelha, se quer conhecer Quincas Borba, leia Memórias Póstumas de Brás Cubas. A genialidade está em colocar o nome de Quincas Borba em um cachorro para contar a história do amigo de Quincas que fica com sua fortuna. E Rubião, o amigo agora rico, sabe ser rico. Porém não sabe se apaixonar, ou sabe, mas pela pessoa errada. E quando parece que agora achou o caminho, a pessoa se casa com outro e o amor da vida dele não abandona o marido. Sim, só lendo para entender todo esse vai e vem. E o cachorro? É graças ao cachorro que ele é rico, e ele tem que ficar vivo para não perder o dinheiro. Claro que se ele fugisse ou morresse por causas naturais estaria, de certa forma, tranquilo. Mas o cachorro não morre nem foge. E depois de tudo, o cachorro ainda vira um aliado nas conversas, pois parece que o Quincas Borba humano está em alma no Quincas Borba cachorro.
Ler Machado é tentar ler nas entrelinhas o que ele quer dizer com aquilo tudo. Em Memórias Póstumas, Quincas é um filósofo, mas louco, pobre sem ter onde cair morto. Mas em Quincas ele é rico e tem uma filosofia própria. E tem seguidores pela sua Humanista (filosofia) e depois de morrer, o cachorro assume seu nome para não esquecerem dele. E Rubião se torna rico, mas pobre de espírito, e essa pobreza atinge todo o seu ser. Te incentivo a ler mais o genial Machado de Assis

site: https://youtu.be/Y_F84_8dhKI
comentários(0)comente



Gabriela.Galski 10/11/2022

Leitura obrigatória... Mas até que não foi tão ruim, gostei das ironias criadas por Machado de Assis.
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR