Quincas Borba

Quincas Borba Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Quincas Borba


1218 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


suzi 31/01/2023

Genial
A ironia de Machado me surpreende a cada livro!!! "Ao vencedor as batatas" é a frase de impacto do livro. É dita no início, quando Quincas Borba (humano) ainda está vivo e espalhando o humanitismo por aí. Acontece que assim como Quincas, Rubião também enriquece através da herança. Não há batalha, não há mérito. Apenas sorte. É daí que a ironia de Machado me fascina.
Não tenho dúvidas do porquê é um clássico. Eu acreditaria se alguém dissesse que o Bruxo do Cosme Velho visitou o Brasil do século XXI para escrever. São todos parasitas vivendo às custas da exploração ou herdando bens que estão na família há gerações.
Talvez a loucura que assombrou Rubião fosse consequência de saber, talvez inconscientemente, que não era um vencedor. Que na verdade, a filosofia que aprendeu era total contradição para si e para o próprio filósofo. Afinal, as batatas adquiridas não foram "merecidas", como o humanitismo dita.

De tantas outras coisas muito interessantes no livro, essa é apenas uma que quero deixar registrada aqui.

Que livro!!!!
comentários(0)comente



mel 31/01/2023

li esse livro por ser uma das obras obrigatórias da fuvest mas me surpreendi, valeu a pena.

gostei do livro num geral, eu tava curtindo bastante o começo, depois fiquei meio perdida mas tudo foi se encaixando ao longo da leitura

rubião me irritou em diversos momentos, vários dos personagens me irritaram, mas entendo que essa é justamente a proposta do livro, representar a realidade da sociedade burguesa, puro suco do realismo!! quando eu conseguia relacionar e perceber essas características, eu adorava

machado de assis nunca tem erro!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Stephanie 30/01/2023

A monótona vida de Rubião
Minha opinião sobre este livro não está embasada na sua importância por ser um clássico, mas sim na visão de leitora comum.
Em muitos momentos no decorrer da história, principalmente na primeira metade do livro, tive esperança de que algo realmente interessante aconteceria, alguma reviravolta, um escândalo, uma briga que fosse.
Infelizmente, para mim, foi uma experiência muito morna, parada e que se tornou cada vez mais arrastada até o final da leitura. Também não gostei no fim que tiveram o Rubião e muito menos do fim do cachorro.
Por fim, sobre as personagens, nenhum deles é interessante o suficiente para ser lembrado após a leitura. São personalidades muito reais, de pessoas que realmente existem, mas que na vida real são pessoas que eu manteria o menor contato possível.
comentários(0)comente



VenAncio.Veloso 30/01/2023

Da tríade, o menos interessante
O estilo de escrita de Machado é sempre divertido e interessante. Apesar disso, achei o menos interessante dos três que compõe a tríade Machadiana. Outro ponto que achei interessante é a semelhança com O Idiota, de Dostoiévski. A presença de um personagem ingênuo e rico, que se apaixona é impressionante. Assim como as semelhanças entre os protagonistas de Memórias Póstumas e Crime e Castigo.
comentários(0)comente



Ana Paula 29/01/2023

Amo os livros de Machado de Assis,mas esse é o que menos gostei. O livro é bom, mas tem umas partes que só serviu para encher linguiça.
comentários(0)comente



Mari 24/01/2023

Nao pensei que ia gostar
Comecei essa obra por conta de um vestibular, e por já ter visto milhões de resenhas antes de efetivamente ler já sabia do que se tratava 99% da história, o que surpreendentemente o tornou ainda mais interessante.
Saber o contexto da época e as características do autor me permitiram ver além do que era escrito no livro, como uma sonda psicológica dos personagens.
Quincas Borba, apesar de ser uma leitura clássica não é complicada. A escolha de palavras é até fácil quando comparada a outras obras da época.
O enredo em si tem suas partes complexas, existem muuuuitos personagens foram os protagonistas o que dificulta um pouco o entendimento.
Em geral é um bom livro se lido e apreciado com paciência, mas como eu tive pouco tempo para lê-lo sinto que não o aproveite tanto quanto podia...
comentários(0)comente



Felipe99 24/01/2023

? Quincas Borba, de Machado de Assis
Em "Quincas Borba", acompanhamos a trágica história do professor Rubião, que enlouquece após herdar toda a fortuna do seu amigo, o filósofo Quincas Borba. Mas para que o professor fique de fato com a herança, tem uma condição: cuidar e zelar pela vida do cachorro do falecido, de mesmo nome, Quincas Borba.

O recente bem sucedido, Rubião, muda-se para o Rio de Janeiro para viver entre a alta sociedade do século XIX. Durante sua viagem de trem para à capital, ele conhece o casal Sofia e Cristiano Palha. Eles se aproximam de Rubião, porém com os olhos em sua riqueza. Para além de estar cercado de "amigos" parasitas e oportunistas, o ex professor tem que lidar com uma paixão impossível. E aos poucos vemos o agravamento de seu enloquecimento.

É o segundo livro que leio de Machado de Assis, e mais uma vez fico atônito com a genialidade desse escritor. Usando do realismo e de uma escrita fina, inteligente, irônica, regada de humor, Machado critica os vínculos sociais e filosóficos de sua época. Trazendo assuntos pertinentes como: ganância, casamento por interesse, racismo, solidão, oportunismo, traição. Quincas Borba é um excelente livro, concretizando a grandeza que é a literatura de Machado. 
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beto | @beto_anderson 23/01/2023

Bom
A história começa bem, mas depois parece que o autor vai enchendo linguiça. Claro que existe uma proposta clara de mostrar um pouco da sociedade, como ela se portava à época, mas creio que para o leitor isso pode soar um pouco chato, como aconteceu comigo.
comentários(0)comente



Anny50 22/01/2023

Ao vencedor, as batatas
"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo, mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida".
comentários(0)comente



Palloma.Alessandra 19/01/2023

Realismo de Machado
Segundo livro da escrita realista de Machado, Quincas Borba narra a história de Rubião amigo de Quincas que esteve presente em memórias póstumas de Brás Cubas.
comentários(0)comente



Camilly219 12/01/2023

Loucos
o único personagem com quem simpatizei ou tive o mínimo de compaixão foi Quincas Borba, o cachorroKKKKKK o talarico do Rubião era problemático, Quincas Borba (o filósofo) era dodoi das ideias, a mulher lá era a mais lúcida entre eles, o marido dela também não batia bem da cabeça, era uma Teresa (novela mexicana) da vida. (Talvez tenha exagerado).
Machado de Assis, eu te amo!
comentários(0)comente



Julia sem acento 10/01/2023

AMOR AOS CLÁSSICOS
EU AMO CLÁSSICOS E PRINCIPALMENTE O MACHADO DE ASSIS AMO TUDO

Eu vivo pela forma poética de se contar coisas e o vocabulário de clássicos

(sim eu sou chata)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1218 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR