Michelle.Danielle 16/05/2021Quincas Borba ? Machado de Assis
Publicado em folhetim entre 1886 a 1891
A história começa em Babacena ? MG, com o velho Quincas Borba ? Filósofo e ateu , criador do termo humanitistmo - no fim da via.
Rubião, seu empregado, sabendo que Quincas e pode ?bater as botas?, quer casar sua irmã com o velho, assim ele garantiria parte da herança. Porém sua irmã morre, e Rubião, decide cuidar do velho Quincas na esperança de receber algumas migalhas de sua herança. Preciso falar que Rubiao se dedica com esmero aos cuidados do velho Quincas.
Quincas Borba o filósofo, é apaixonado pela Quincas Borba o cachorro.
O velho Quincas morre, e qual é a surpresa de Rubião ao descobrir que ele herdou toda a herança do filósofo, com uma condição apenas, cuidas de Quincas o cachorro.
Rubião depois de rico decide se mudar para o Rio de janeiro, e no realismo da vida se depara com muitos personagens aproveitadores, alguns detestáveis, que o iludem e tiram proveito de cada centavo de seu dinheiro.
Rubião não é inocente, porém, é muito ingênuo, além de tudo não tem interesse por estudar e tentar decidir os melhores investimentos, ficando na mão de aproveitadores.
O único personagem de fato leal, e que se pode ter algum sentimento bom no livro é o cachorro. Porém, em nossa vida, encontramos no dia a dia diversos personagens do livro, e, em alguns momentos até nós podemos ser um desses personagens odiosos.
Humanitismo de forma muito simples diz que em muitos momentos as guerras são importantes para a evolução daí vem o termo ?...ao vencedor as batatas...? ao vencido a compaixão.