Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


CAcera3 26/01/2023

Werther - Goethe
Esse é o clássico que provavelmente mais representa o romantismo alemão. Escrito em formato epistolar esse romance conta as angústias sentidas pelo jovem cavalheiro Werther que se apaixona ardentemente por uma moça que já está noiva. Esse dissabor amoroso acaba por despertar no rapaz sentimentos exacerbados de dor e desilusão.
Quem se propõe a ler esse livro deve ter em mente que encontrará tudo muito intensificado aqui; todas as falas do protagonista marcadas por muita idealização e romantização das coisas.
Peço que não julguem o nosso pobre protagonista, é claro que ele é um ser como tantos outros que necessitam de ajuda psicológica e emocional, mas se que compadeçam de seus sentimentos. Foi o que fiz.
Eu já sabia o fim desse livro, porém ler os momentos finais dessa história foi bastante perturbador. Um livro polêmico em sua época que consegue impactar ainda nos dias de hoje.

Instagram @maecomlivros
comentários(0)comente



Bruna Aguiar 25/01/2023

Trágico. Depressivo. Melancólico. Acho que a partir de agora passarei um bom tempo lendo livros de romance com final feliz.
comentários(0)comente



Sasa 25/01/2023

Um jovem sensível e filosófico cai em uma paixão avassaladora que culmina no seu suicídio. A maioria do texto é escrito em forma de cartas, exceto no final em que tem a presença de um narrador; sendo interessante por que assim conhecemos também os sentimentos de Lotte. O final é pungente; ver suas últimas horas de vida e saber que Werther vai mesmo cometer o suicídio. Um clássico para ser lido mais de uma vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Victor_lcnetto 24/01/2023

Sofrência em sua essência
Werther é um jovem, ainda descobrindo sobre o amor, quando conhece Lotte, que é casada. A partir disso se desenvolve um enredo entre um personagem totalmente mórbido e filosófico. A conclusão é digna ao contexto da obra, que se passa no auge do Romantismo e é escrita por seu maior representante: Goethe.
comentários(0)comente



Luma 23/01/2023

Uma linha tênue entre ficção e autobiografia. Um clássico que vale a pena ler. É bem curtinho e podemos entrar na história e viver (e sofrer) com o protagonista.
Paulet 26/01/2023minha estante
é difícil de ler/entender?


Luma 26/01/2023minha estante
Não, são cartas que ele escreve ao melhor amigo. Vamos sentindo as emoções e mudanças ao longo da trajetória...




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Diego Alves Z 21/01/2023

Livro curto, mas denso. Werther se deixa cegar pela paixão. Fiquei me questionando o que teria o levado a ser assim, talvez seja apenas a mão pesada do autor, mas, por outro lado, todos já sofremos por amor em algum momento, então existe uma grande verdade atemporal nesse livro. Cartas são sempre tão confidentes, sempre cheias de segredos que revelam tanto. Romântico, mas também melancólico ao ponto do quase deprimente. Não sei se seria indicado para quem está no fundo do poço do coração.
comentários(0)comente



LivesDL 20/01/2023

O Homem e o Mundo
É dito que quando Goethe escreveu "Os Sofrimentos do Jovem Werther" buscava lavar a alma de dois amores frustrados que ele próprio viveu, e para além disso alcançou um retrato doloroso e intenso da relação do homem com o mundo em que vive. A busca por um vínculo verdadeiro com outro alguém, num mundo em que tudo é baseado em convenções e conveniências (e isso para todas as pessoas presentes no livro, pode prestar atenção) leva o protagonista Werther ao seu pior quando Lotte, a primeira pessoa a lhe inspirar uma conexão genuína, está afinal longe de seu alcance. Ele passa a desejar, a ansiar por ela mais no sentido de monopolizar Lotte do que no sentido romântico propriamente dito, e este é exatamente o princípio e o fim de sua ruína. 


No entanto, é errado ignorar todas as desilusões pelas quais passa o personagem nesse ínterim e os pensamentos viciosos que ele próprio alimenta, justificando algumas coisas injustificáveis de forma inconsequente e idealizada, como bem podemos acompanhar através da narrativa epistolar. Apesar de que o drama e a paixão exorbitante típicas de tramas românticas da época possam sugerir apenas exagero e artificialidade, Werther é humano e é através de sua humanidade que sua história acontece. A conclusão ganha contornos à mais uma vez que se está ciente da vida do autor, e não deve ser banalizada e tampouco romantizada - não era essa a intenção do Goethe. 


Recomendo fortemente que procurem saber da história da concepção de "Os Sofrimentos do Jovem Werther", para que todo o panorama da história possa ser compreendido. No mais, estando feitos os devidos alertas de gatilho, é uma excelente leitura e uma boa introdução a obra deste autor que se tornou, com toda a razão, um dos nomes imortais da literatura.
comentários(0)comente



Gab 18/01/2023

Sofrimento de um Amor Impossível
Em Os Sofrimentos do Jovem Werther, J. W. Goethe, talvez o maior escritor alemão de todos os tempos, nos apresenta os tormentos do jovem Werther.

Numa festa ele acaba conhecendo a jovem encantadora Lotte, que já à primeira vista se apaixona loucamente.

O livro é escrito em forma de diário e vamos acompanhando o crescimento dos tormentos do jovem diante ao amor impossível, uma vez que sua amada está comprometida com o elegante Albert.

?O que é o ser humano, o louvado semideus? Será que não
Ihe faltam as forças justamente quando ele mais precisa delas?
Será que não é apanhado tanto em seus voos de alegria quanto em seus mergulhos de sofrimento? E, justo quando ansiava se perder na plenitude do infinito, é trazido de volta à fria e obtusa consciência??
comentários(0)comente



Sickboy 18/01/2023

Primeiro do ano, com resenha atrasada
"Os Sofrimentos do Jovem Werther" (1774) foi o livro ao qual eu comecei o meu 2023. Um livro que foi amplamente recomendados pelos meus professores na graduação, e fala em profundidade da angustia da falta e do não ter.
A leitura me fez lembrar por diversas vezes de "Noites Brancas" de Dostoiévski, pela similaridade do sofrimento dos protagonistas, ou seja, de serem gados demais.
Esse livro foi basicamente o 13 Resson Why de sua geração por ter realizado no ideário da época uma comoção ao ponto de milhares de leitores pelo mundo se suicidarem ao entrarem em contato com a trajetória de Werther.
É realmente bem escrito, porém massante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gustavo 17/01/2023

Uma tragédia anunciada
Forte, envolvente e uma lástima! Acompanha Werther durante essa obra foi um desafio, as vezes bom e as vezes ruim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Emanuelly207 17/01/2023

Citações incríveis
Li esse livro quando eu mais precisava, foi uma experiência incrível, o autor consegue transmitir cada sentimento do protagonista de forma esplêndida.
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR