Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Narla 26/07/2022

Os sofrimentos do jovem Werther
?? SE SUICÍDIO É UMA ESPÉCIE DE GATILHO PARA VC, TALVEZ SEJA MELHOR NÃO LER ELE!

No começo do livro já é notável que a história vai ser bem melancólica. Werther se apaixona por Lotte que já tem um relacionamento com Albert, é perceptível que Werther é loucamente apaixonado por Lotte, acredito que ela também gostava dele, porém ela já estava noiva de Albert. Mas quem nunca amou loucamente igual a Werther???
O amor as vezes pode machucar, e o amor machucou muito o jovem Werther levando ele a cometer a loucura mais absurda da sua vida.
comentários(0)comente



Anota 25/07/2022

Angustia
Isso foi o que senti quando terminei esta leitura. Também senti paixão, comoção, raiva, desespero e medo. Mas acima de tudo, Os Sofrimentos do Jovem Werther me fizeram ver e perceber a brevialidade da vida de pessoas que vivem tudo muito intensamente. Ao mesmo tempo, sinto os sentimentos se entulhando no coração do pequeno Werther e fazendo com que a vida passe rápido demais.

Tudo a flor da pele, felicidade, dor, e é impressionante como até o clima parecia se adaptar aos humores de Wether, segundo suas descrições. Gostaria de saber se Lotte foi tão maravilhosa, a paixão pode cegar. O mundo realmente era tão pequeno para Lotte, Werther e Albert?

A edição especialíssima da coleção abril me fez ter momentos muito bons e possui uma tradução maravilhosa!
comentários(0)comente



anythgs 25/07/2022

jovem werther ou devo chamá-lo de primeiro romântico?
só queria comentar que o tanto de post it que eu coloquei nesse livro não foi brincadeira.

SÓ LEIAM POR FAVOR!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sarah 22/07/2022

Werther e Bentinho, os boys lixos da história da literatura
A primeira coisa que eu conhecia sobre o livro é a lenda de que após sua publicação diversos jovens teriam se matado na Europa o que foi chamado de "efeito Werther".
Werther já me irrita logo de cara, nas suas cartas para Wilheim fica claro o quanto o personagem é autocentrado. Nas poucas vezes que ele pergunta dos sentimentos de Wilheim ou de sua mãe é sempre relacionado com ele.
Quando a Charlotte entra em cena, percebemos o quanto Werther a idealiza, vi uma Youtuber comentar que nesse sentido lembra muito o romance Dom Casmurro, conhecemos a personagem feminina através dos olhos do personagem masculino na trama e não podemos avaliar se em algum momento o amor foi mutuo.
Nesse sentido, na carta de 29 de Junho, fica evidente que Werther acredita que suas inferências são perfeitas e que as pessoas se sentem gratas por estarem expostas a elas, numa cena em que Lotte vai passar um tempo na casa de uma Senhora enferma e Werther a acompanha, ele faz comentários incisos e rudes a respeito de Friederike, namorado da filha do casal:
“O mau humor para mim é uma preguiça, pois ele é uma espécie de vicio. Nossa natureza depende muito disso, e quando temos a força para nos erguer, o trabalho vem fácil a mão e encontramos verdadeiro prazer na atividade”
O senhor que escuta essa ladainha replica de modo afável “os camponeses não tem mal humor; mas de vez em quando um sermão desses não faria mal algum, seria uma lição para a esposa e para o senhor funcionário”, no meu entendimento o senhor quis dizer que as pessoas que executam trabalho braçal não tem espaço para o mal humor, talvez pessoas de classe social mais abastadas que podem se abster de trabalhar diariamente se beneficiem de um discurso desse.
A própria mãe de Werther concordaria com esse senhor e provavelmente ralharia com o filho que não quer trabalhar e que para isso responde “Como assim eu não estou fazendo anda? Eu amo!”
Cabe aqui algumas considerações sobre Lotte, o livro foi publicado em 1774, as mulheres tinham pouca ou nenhuma autonomia em torno de suas escolhas. A personagem Lotte ficou responsável de cuidar de seu PAI como uma ESPOSA, de seus IRMÃOS como seus FILHOS e, ainda, foi prometida a Albert em casamento, no leito de morte da sua mãe. Destaco o trecho abaixo:
“Seja a mãe deles!”. Eu lhe estendi a mão em juramento! “Promete muito, minha filha...”, ela disse. “O coração e os olhos de uma mãe. Muitas vezes vi, nas suas gratas lagrimas, que sabe o que é isso. Que tenha isso pelos seus irmãos, e pelo seu pai tenha a fidelidade e a obediência de uma esposa, Vá consolá-lo” (...) Albert, você estava no quarto. Ela ouviu alguém andando e pediu que fosse até ela, e quando ela viu você e eu, com o olhar tranquilo e consolado de que seriamos felizes juntos” pg 69;
Apesar de toda obediência que a Lotte é descrita no livro, existem indícios que ela era criticada quando falam que os filhos do coronel não eram obedientes o suficiente e outros indícios quando Albert pede que ela reduza seus encontros com Werther para evitar o falatório.
Werther, que em contraste a Lotte, se releva um imaturo quando no livro 2, exposto numa relação entre o Conde C, o representante do Governo, senhorita B. e outros (Aristocracia), onde Werther (Burguesia), percebemos o quanto é insuportável para ele ficar numa situação em que ele não é o centro.
Sendo assim, Werther retorna para o lado de Lotte que agora já é casada com Albert, e mesmo sabendo que ele está causando tensão entre o casal, o rapaz não se afasta e Lotte acaba tendo que ser direta ao falar:
“Rejeite essa triste dependência de uma criatura que não pode fazer nada além de lamenta-lo”
Outro ponto, Werther além de ciumento se perturbar porque Abert não demonstra de forma satisfatória seu amor por Lotte: “Será que ele não vê na minha dependência por Lotte um ataque aos seus diretos, uma silenciosa critica na atenção que dedico a ela?”. Enquanto que, Albert tinha uma série de compromissos inerentes ao seu trabalho e suas obrigações familiares.
Após Lotte se posicionar, Werther decide dar fim na sua existência e, de forma mesquinha, escreve: “Não é desespero, é certeza de que a decisão está tomada e que me sacrifico por você” e “Na véspera de Natal você terá este papel nas suas mãos, vai tremer e o molhar com suas lindas lagrimas”. No livro, Werther cogita assassinar Albert ou Lotte, mas decide que o mais correto seria tirar a própria vida.
Acho que minha opinião sobre o livro está clara, Werther é mimado e egoísta, na verdade, ele viveu entorno de manipular os outros no entrono dele com chantagem emocional e se Goethe queria provar que o romantismo era uma doença para mim foi um sucesso.
comentários(0)comente



Marcos 21/07/2022

Se há amor não pode existir dor
Em algum momento você já sentiu a dor do amor? Como é triste ver o sofrimento do jovem Werther, como é triste ver que ele não luta para livrar essa dor.

Como um amor por uma pessoa pode causar tanta dor?

O que é mais triste em todo o livro é que não temos certeza se Lotter demonstrava esse mesmo tipo de sentimento por Werther.

A dor que esse jovem sente é tanta que a única coisa que resta ali é o suicídio.

"Não estou bem em lugar nenhum, estou bem em todo lugar. Não desejo, não exijo nada. Para mim seria melhor se eu partisse."

Será que o Werther chegará a tanto, não serei eu aqui que darei esse tipo de spoiler, então leia até o fim e descubra o que aconteceu.

É um livro do Romantismo, mas não é um livro sobre amor, é um livro sobre sofrimento pelo amor, sofrimento tanto que o jovem o Werther busca uma fuga e essa fuga é não existir.

Se você gosta de um livro para ver o sofrimento da alma humana, o sofrimento do espírito, a história de Goethe traz isso.

Se você tem alguns gatilhos, principalmente sobre o suicídio ou a dor do espírito do ser humano, Os Sofrimentos do Jovem Werther não é o leitura para você.
comentários(0)comente



alexpizziolo 21/07/2022

Sofrimento
Se ao ser jogado de cara nos pensamentos de Werther você julga-o emocionado demais, exagerado, estupidamente romântico, com o passar da leitura você se vê tomando partido de cada sofrimento por ele elencado. O formato epistolar nos coloca na pele do protagonista, mas, curiosamente, é quando o livro quebra esse formato e nós temos uma perspectiva exterior é que sentimos o verdadeiro sofrimento de Werther. Impossível não derramar umas lágrimas com o final. Lindíssimo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



SilnAria 20/07/2022

Os sofrimentos do jovem Werther
É possível ler o livro em um único dia, eu consegui finalizar em dois dias, mas tive que me esforçar muito para isso. A cada página virada a vontade de desistir era enorme. Foi uma leitura bem arrastante. Sobre a edição, apenas elogios, realmente é uma edição de luxo, porém a estória em si passou bem longe de ser uma das minhas preferidas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



@litera.tu 20/07/2022

Poético, triste e me causou incômodo. Amei
Começando com minha crítica à edição: se tem algum aviso de gatilho, eu não vi. Ainda bem que o tema ?suicidio? não é um gatilho pra mim, MAS SE FOR PRA VOCÊ, POR FAVOR CUIDADO.

Aviso dado, eu passei o livro inteiro sabendo o que aconteceria no final mas torcendo pra ser surpreendida, talvez por isso não tenha dado 5 estrelas. A gente sabe tudo que vai acontecer desde o começo e acontece exatamente o que imaginávamos? Ainda estou digerindo, uns trechos me incomodaram (o que é bom), tenho novas lindas citações pra guardar, enfim? recomendo demais.

Sobre a escrita: que coisa linda, fiquei encantada desde a página 1 e com pena de acabar o livro!
comentários(0)comente



Thi 18/07/2022

É um estilo de livro melancólico. Uma hora achava que eram cartas, ora parecia um diário. Um livro que traz a mais profunda depressão, devido a um amor não correspondido.
comentários(0)comente



Victor Vale 17/07/2022

O terreno da admiração vira solo fértil para uma obsessão. Mergulhado em um amor cada vez mais doentio, a carência, solidão e inadequação permite Werther perder o juízo. E lentamente, mas fatalmente, um vórtice de loucura cria forma ao ponto do iludido ensandecido se comparar a heróis e a invejar a loucura.
comentários(0)comente



Jéssica 17/07/2022

Um livro um tanto quanto dramático demais para o meu gosto e olha que gosto de um drama, além de ter uma leitura do tipo antiga.
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 856 a 871
58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR