O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Lara 06/11/2024

Quem é o verdadeiro louco,afinal?
Que livro incrível!!
Contagiei todo mundo de casa para ler e é aquele negócio,ele é um clássico por uma razão ??
comentários(0)comente



Jessica1248 06/11/2024

A história é boa mas a linguagem é muito difícil de entender e muito antiquada, pelo jeito isso varia dependendo da edição. Muitas palavras eu apenas ignorei por preguiça de procurar saber o que é mas nada que atrapalhasse o entendimento da história no geral.
comentários(0)comente



Nipanguinha 03/11/2024

Eu li esse livro em dois dias e fiquei decepcionada porque achei que ia lê-lo em um. É um livro rápido, mas eu o achei um tanto maçante e entediante; a cada página, eu pensava em desistir. Talvez porque a minha escola me empurrou esse livro goela abaixo? Com toda a certeza. ??

Apesar disso, eu realmente desejo ganhar mais maturidade na leitura para apreciar melhor esse livro, que tem uma grande premissa para ser um dos meus livros prediletos. Dos 75% que eu entendi, eu gostei; o que realmente broxou foi o tipo de escrita que eu adoro, mas, infelizmente, ainda não compreendo.
comentários(0)comente



Daiane.Dalmoro 03/11/2024

?
De poeta, médico e louco já diz o ditado todo mundo tem um pouco. Achei a escrita densa, confesso que cansativa no início, li um de domínio público, ,as ao participar do clube do livro e discutir a obra, entender os diversos viés, adorei! Tem muito conteúdo a ser explorado em poucas páginas.
comentários(0)comente



starchxse 02/11/2024

Machado nunca erra
Embora a jornada do protagonista gire em torno da busca cientifica por definir os limites entre a razão e a loucura, o texto em si não trata de sanidade; na verdade, durante a obra, acompanhamos bem menos aspectos psicológicos que políticos.
o alienista, empoderado pela ciência, determina o estado mental de cada indivíduo em Itaguaí, sem necessidade de justificar sua razão aos ignorantes. é alheio a indignação da população ? só a ciência importa.

hora são perturbados os que carecem de faculdades mentais perfeitamente equilibradas; hora são os de caso oposto.
afinal, não seria ele mesmo o alienado? não seria o próprio ditador da verdade cego, ignorante ? dissociado de qualquer realidade?
comentários(0)comente



Allison 01/11/2024

Lido pela terceira ou quarta vez, um dos meus títulos favoritos do Machado, ágil, divertido e com tiradas que torna este aqui, um daqueles livros que é impossível não esboçar ao menos um sorriso.
comentários(0)comente



Paulo de Carvalho 01/11/2024

Plus Ultra e os escambau tudo!
Simão Bacamarte era, talvez, o mais louco entre todos. Se Machado esperava nos dar alguma lição, não se ateve apenas em Bacamarte, mas passeou avidamente pela sociedade como um todo em sua própria época que, a despeito dos muitos anos de separação, segue extremamente atual como um todo. A corruptibilidade dos representantes, os líderes carismáticos que se levantam e se corrompem ao poder facilmente, tudo isso também compõe a narrativa machadiana em “O Alienista”, um extrato de sua época que é (por si só) a nossa.
É evidente a ironia ao cientificismo naturalista, aos excessos desprovidos de questionamentos, a corruptibilidade. Parafraseio a realidade atual: excessos de todos os lados, loucos desvairados por todos os lados, ciência usada como arma por pessoas com interesses que fogem da própria prática científica, entre outras coisas.
Mas, além de tudo, acredito piamente que em um mundo onde todos são loucos, o único são talvez seja naturalmente visto como o mais insano, o diferente, o absurdo dessa crônica realista. Se o mundo é dos loucos, logo o único “sensato” seja aquele verdadeiramente visto como “louco”.
Se isso não é puro suco de Brasil, eu não sei o que é. Loucos por todos os lados, os sensatos vistos como os verdadeiros insanos, a morte do mínimo de bom-senso. Machado evoca mais histórico-socialmente em minha mente do que a linha principal de Bacamarte.
Portanto, digo: que livro incrível, com doses de ironia extremamente satisfatórias. Talvez Machado de Assis tenha descoberto a fórmula da sobrevivência no Brasil — viver em eterna ironia (o meu estilo favorito de narrativa).
comentários(0)comente



Isabella1773 31/10/2024

Essa é minha primeira leitura de um livro exclusivo machado de assis (já li uma coletânea antes)
eu enrolo muito pra ler clássicos pq sempre acho que não vou conseguir acompanhar a escrita mas eu acabo me surpreendeendo, achei incrivelmente fácil de entender, nada muito extraordinário que um leitor com vocabulário simples não entenderiam

(tinham tantos loucos na história que no fim eu tinha certeza que a louca era eu KKKK)
comentários(0)comente



Renata.Orlando 31/10/2024

Deboche e ironia
O Alienista é uma crítica mordaz à sociedade brasileira do século XIX. Através da trama envolvente, o autor satiriza a forma como a loucura é percebida e tratada, questionando a sanidade da própria sociedade. Com sua prosa irônica e perspicaz, Machado de Assis nos convida a refletir sobre os limites entre a razão e a insanidade, e sobre como a percepção da realidade pode ser subjetiva e manipulada.
comentários(0)comente



Camila 31/10/2024

Uma história curta que debate vários assuntos
Primeiro contato que tenho com uma história curta do Machado.
Amei toda a construção dos personagens, e dos conflitos centrais. Acho incrível a forma como o autor trabalha a revolta e a resignação do povo brasileiro, o livro poderia se passar nos dias atuais tranquilamente com algumas pequenas adaptações.
Recomendo muito!
comentários(0)comente



Aline Dino 31/10/2024

Muito boa essa leitura, a escrita de Machado de Assis é sem dúvida uma das melhores.
Podemos dizer q incomparável ?
comentários(0)comente



Amanda3808 30/10/2024

Não vou negar, senti falta de diálogos. Mas o livro é bem dinâmico, com idas e vindas que senti cada vez menos falta conforme lia. Sempre acreditei que ler machado seria difícil pelo português culto, porém achei bem acessível até.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



breno.skoob 29/10/2024

Loucura
O alienista é um clássico brasileiro, uma história curta, divertida e simples de se ler. O livro toca temas como sanidade e loucura, e a cada página tudo fica mais interessante. No final, quem é o verdadeiro louco?
comentários(0)comente



Vitor 29/10/2024

Quem está mentalmente pleno?
Talvez a linguagem varie de acordo com a edição do livro, mas a versão que eu li, da Editora Penguim, era perfeitamente compreensível (inclusive, continha várias notas de rodapé para esclarecer alguns termos e passagens escritas por Machado, que cumprem a função de engrandecer a intelectualidade da obra ao mesmo tempo que corrobora com a vaidade e o ego do autor, rs).

O livro nada mais é do que um conto, que pode ser lido em um só dia (foi o que eu fiz). Achei a história bastante interessante e cativante, que traz reflexões interessantes sobre a sanidade e a loucura: quem são os loucos? Nós somos loucos de alguma espécie? Assim como o protagonista Simão Bacamarte, sou um amante dos livros, se eu pudesse, ficaria o dia todo mergulhado nas letras (quem me dera ter essa possibilidade diariamente). Isso me torna algum tipo de insano? Ou melhor, há neste mundo alguém pleno de suas faculdades mentais? São questões que a obra nos apresenta nas entrelinhas.

O conto é por si divertido pela descrição dos vários personagens, e de suas respectivas loucuras. E o final é trágico e inesperado: talvez fosse o alienista o maior dos alienados.

Certamente vale a breve leitura.
comentários(0)comente



4269 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR