O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


heybee.lia 16/06/2022

Legal, mas um pouco entediante
Eu comecei esse livro lá no meio de 2021. No começo, estava animada para ler, tinha alguns problemas matemáticos que me ajudavam na escola, e a história estava interessante. Mas na metade do livro, acabei parando, a história estava... chata. Em cada mês, fiz o meu melhor pra ler, mas conseguia no máximo umas 20 páginas, e olhe lá! Hoje, eu finalmente terminei, achei o final bem diferente do que imaginava. A história é razoável, mas o jeito que o autor escreveu, não me chamou tanta atenção. Recomendo para aqueles que realmente gostam de problemas de lógica, r que gostem de uma escrita mais formal.
comentários(0)comente



O Ciclista 20/04/2020

Tive o prazer de ler a edição de 1983, que foi entregue pelo antigo "clube do livro" em 86. Um livro que explana diversas operações matemáticas como soluções da vida e tudo mais. Onde o protagonista conta a sua e outras histórias matemáticas no mundo árabe, e ainda mostra a como foi feito. Se você se perguntou aonde usaria aquelas expressões malucas matemáticas, esse livro é para você rs!
comentários(0)comente



rafaroehrs 25/04/2023

Para quem gosta de desafios
O livro encanta pelos desafios matemáticos que o calculista resolve! Mas o enredo da história e o personagem vai te cativando e te surpreende! Uma leitura envolvente e prazerosa!
comentários(0)comente



SuéllenOak 02/12/2021

A matemática perfeita!
A obra é fantástica. Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan) nos apresenta a importância da matemática no dia a dia. São diversos problemas matemáticos e lógicos muito divertidos de refletir e solucionar. Uma leitura bem leve, fluída e de grandes ensinamentos. Deveria ser uma leitura ou simplesmente uma recomendação "obrigatória" nas escolas.
comentários(0)comente



Lili 11/06/2022

O homem que calculava
Então, o livro em si eh bom. Tem vários problemas aparentemente insolúveis que o calculista Beremiz Samir soluciona.
Recomendo para quem gosta de matemática.
comentários(0)comente



Roberta.Chamberlain 23/06/2022

Eu adorei, foi uma leitura leve, mesmo com um conteúdo profundo: a matemática. Com pequenos problemas, majoritariamente de lógica e interpretação de texto, Malba Tahan nos incita a adentrar nesse mundo dos números e querer por vontade própria conhecer mais. Eu adorei os capítulos finais, com problemas diferentes. A história do xadrez também me impressionou bastante.

?Quem não desconfia de si mesmo não merece a confiança dos outros? (Pág. 215)
comentários(0)comente



Ester 24/06/2024

Gostei do livro, mas em partes. No geral é legal mas a parte da matemática me quebra, eu leio justamente por odiar matemática kkkkk e esse livro é repleto de problemas matemáticos. Eu até entendo mas ainda assim acho chato
comentários(0)comente



LiteraLucas 28/02/2023

Didático!
Excelente obra para ser fisgado pelos belíssimos encantos da Matemática! Além de mostrar profunda erudição sobre a cultura muçulmana, esse livro traz uma série de problemas matemáticos, cujo as resoluções são de perfeito entendimento.
comentários(0)comente



GabrielBarboza 22/05/2022

Simples e complexo!
O Homem Que Calculava trouxe uma história muito bem "arquitetada", que me fez acompanhar duas personagens que se tornaram grandes amigos e que se desenvolveram através da matemática. Em muitos momentos tive dificuldade de ler por achar um pouco entediante, entretanto já penso em realizar a leitura desse livro novamente, porque os últimos capítulos eu não conseguia nem piscar de tanta ansiedade para saber o que iria acontecer (e, também, as piadas dentre cada desafio foram bastante cativantes).
Enfim, uma leitura prazeroso em 80% do tempo e muito diferente de tudo que havia lido, adorei o fato de ter problemas de lógica o tempo todo no livro e por tudo, por mais complexo que fosse, foi apresentado de forma simples e divertida.
Ah, foi também interessante acompanhar a religiosidade das personagens, fiquei bastante encantado pela forma respeitosa, até em excesso, como eles falavam.
comentários(0)comente



caiocorrea_art 05/01/2023

Amo matemática
O Homem que Calculava, do Malba Tahan, é um clássico, tão clássico que eu até achei que já tinha postado aqui. Mas revendo o histórico, vi que não, então lá vai.?É um livro simples, diria que até infanto-juvenil, mas que é tão gostoso de ler. Até porque eu sou suspeito pra falar.?Desde pequeno sempre fui apaixonado por número, apaixonado pela solução lógica de problemas de uma maneira eficiente. E criatividade é isso, solução de problemas de uma forma útil, prática e diferente do convencional.?Esse livro mostra isso através dos números.?Ele conta as aventuras do calculista Beremiz Samir na região da arábia, no mundo islâmico medieval.?Recomendo ele para adultos querendo um leitura leve e divertida e para jovens e crianças que querem despertar o interesse pela matemática, pela lógica e pelos números.

Livre-se
comentários(0)comente



Jorge 19/07/2024

Leitura agradavel, prazerosa, recompensadora.
Muitos vão dizer que o livro não passa de um amontoado de problemas matemáticos que parecem absurdos. Não dê ouvidos. De fato, essa história é recheada de problemas matemáticos, mas aqui nem de longe soam cabeçudos, fora da realidade ou sem finalidade prática, pelo contrário. Aqui, o leitor tem em mãos uma deliciosa viagem pela ciência matemática, com olhar direcionado para o sentido lógico da vida. Desta forma, essa história faz compreender que a matemática está sim por toda a parte, mas que é preciso olhos para vê-la, inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la.

Ao término da leitura você vai concluir que O Homem que Calculava é muito mais que uma história sobre as aventuras de um jovem inteligente capaz de alcançar engenhosas soluções para problemas matemáticos por meio de métodos logísticos e dedutivos. E que essa história traz significados que vão muito além da importância da ciência matemática em nossas vidas. Afinal, os números governam o mundo, mas sempre haverá problemas sem solução, tendo como única fórmula possível, aquela mais humana e mais de acordo com espírito de justiça e de bondade. Como enfatizou Sócrates: Só é útil o conhecimento que nos faz melhores.

Veja mais no meu ig literário: @estante_do_jorgito
Luciana 19/07/2024minha estante
Tenho uma memória afetiva por este livro. Minha tia era professora de matemática e sempre me contava alguns trechos do livro. Essa edição é um luxo!


Jorge 19/07/2024minha estante
Luciana, isso se deve do livro ser muito dinâmico em sua construção narrativa, vc encontra problemas matemáticos, citações de matemáticos e filósofos, provérbios, poesia e até fábulas. É muito legal mesmo, vou levar muitas passagens comigo desse livro para o resto da vida.




Usagi a coelha 19/03/2022

Pra quem quer aprender matemática lógica é um bom começo.
O livro trás, em uma pegada que lembra um pouco até mil e uma noites, formas de aprender aquelas contas de matemática lógica em forma de contos. É bem interessante e bastante útil para quem quer fazer provas ou apenas aprender mesmo.
comentários(0)comente



Marcos 28/04/2021

Encantador, poético e brilhante.
Esse livro tem as melhores fórmulas e cálculos para encantar qualquer pessoa. Não se tratam somente de números e raciocínios, tratam-se de ensinamentos de sabedoria, de relações de amizade e amor, de empatia e abnegação, de tudo aquilo que o mais humanista deseja e que já foi ensinado pelos mais diferentes sábios da humanidade: Jesus, Buda, Confúcio, Paulo Freire, etc. Esse livro tem o poder de te fazer amar a matemática, a ciência, a filosofia, a história e outras faculdades que devem ser abraçadas pelo intelecto humano. Recomendo a leitura para qualquer pessoa, sobretudo se você está desconsolado com a escola e quer se reinventar e voltar a desejar a aprender e crescer. Obs. : a indicação de leitura veio da Tatiana Feltrin, recomendo o canal dela para ter mais uma perspectiva desse livro delicioso.
comentários(0)comente



Lucas 16/07/2022

Livro bem interessante
Um presente do meu tio de quando eu era adolescente e eu só fui ler agora kkk.
Curiosidades a parte, o livro é muito bom: tem raciocínio lógico, problemas matemáticos bem desafiadores e um contexto histórico bem legal. Em muitos momentos eu parava para pensar e tentar resolver alguns probleminhas. Me fez refletir bastante as mensagens/palavras de Beremiz Samir, além de sua humildade gigante.
Beca 19/07/2022minha estante
Um menino de exatas e humanas ao msm tempo hahahaha lindo


Lucas 20/07/2022minha estante
O bom é o equilibrio hahaha




Antonio.Alvaro 26/01/2021

Malba Tahan é o pseudônimo do escritor brasileiro Júlio César de Mello e Souza, onde escreve histórias sobre incríveis do oriente. Em "O homem que calculava" traz várias histórias sobre um calculista Beremiz Samir, que demonstra grande habilidade diante de problemas aparentemente sem ou de difícil solução.
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR