O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Hélen 10/02/2022

Como estudante de matemática não poderia deixar de amar esse livro. O homem que calculava apresenta problemas matemáticos e os resolve com uma simplicidade e lógica invejável. Conta com uma parte completamente dedicada a resolução dos problemas apresentados para quem tiver dificuldade de entender durante a breve explicação do desenrolar da história.
comentários(0)comente



Guta 19/02/2018

Cativante.
O Homem que Calculava conta histórias simples, rasas e de fácil entendimento. Até mesmo nos problemas de matemática o livro oferece um espaço especial para explicar detalhadamente os cálculos e o raciocínio do nosso algebrista. E mesmo se você não quiser/conseguir entendê-los, não é necessário para o aproveitamento do livro e a continuidade.
Este é o tipo de livro gostoso de se aproveitar nas férias para dar uma relaxada na mente (sim, mesmo com muitos problemas de matemática! Você não precisa resolvê-los, só observar Beremiz desvendá-los e isso por si é relaxante também). Ou até mesmo como uma "pausa" entre livros com enredos pesados que exigem mais da mente e dos sentimentos do leitor.
Se uma coisa é certa neste livro - e você percebe de cara - é que Beremiz conseguirá resolver qualquer enigma que se coloca em seu caminho. Porém, claro, o suspense nunca foi o objetivo da obra de M.T.. O importante aqui é observar como ele consegue resolvê-los e aprender também.
Outros dois pontos que me fizeram apreciar mais ainda a obra foi a sua natureza didática e informática. Não só em matemática como também em história e estilo de vida dos árabes, sua cultura e sua religião. Agora, algo que me deixou particularmente encantada foi tamanha doçura do coração do nosso Algebrista. Sempre muito gentil e educado conseguia conquistar as pessoas em sua jornada, um verdadeiro exemplo a ser seguido de humildade e bondade também.
A maior lição que aprendi com Beremiz é de que nada vale tamanho conhecimento e habilidade sem um coração manso e aberto.
Julia 08/05/2018minha estante
Gente, me deu vontade de ler esse livro de novo! Eu comecei a ler por pressão do meu pai, e por isso impliquei - e porque era muito nova e odiava matemática (ainda que admitia que o livro não ficava chato por isso), por ser uma história que não é necessariamente uma trama de romance, e pelo proselitismo cristão. Aí larguei bem no comecinho. Mas vou reler só por sua causa!




Luís Daniel Giusti Bruno 30/05/2021

Muito bom!
Havia lido na infância... E decidi reler. Não me arrependo! É um livro muito gostoso de se ler!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz.Felipe 30/12/2020

Uma obra extraordinária da literatura matemática com intuito de transformar a mentalidade de inúmeros leitores.
comentários(0)comente



Vinnylit 20/10/2020

Aaah, a matemática!
O livro conta as proezas matemáticas de Beremiz Samir, o homem que calculava, na movimentada Bagdá, resolvendo problemas envolvendo joias, camelos, troco e qual é a metad. da prisão perpétua.

Eu adorei esse livro, principalmente porque amo matemática. E a forma de Beremiz resolver tudo e explicar é muito legal.
Perfeito para os apaixonados por matemática.
comentários(0)comente



Eliane406 01/01/2024

Matemática primordial
A história mostra de forma clara como os estudos das ciências faz parte do progresso de um povo, sobretudo, agora falando da matemática que mostra como no Universo tudo é número e medida. Tudo que nos faz melhores é útil, e ter conhecimento de raciocínio lógico nos leva à avanços na humanidade.
O livro narra por capítulos as andanças de Beremiz, o homem sábio dos cálculos que sempre encontrava soluções nos lugares por onde passava, mostrando a cultura árabe e seu amor pelos estudos das Ciências, especialmente a Matemática e a Astronomia, sendo assim, o povo que mais colaborou para o progresso moral e material da Humanidade, com sua primeira obra orientada dentro do pensamento democrático: o Alcorão, construíram uma Universidade em 1234, no período da Renascença, além disso, colaboraram para o progresso da Aritmética, da Álgebra e inventaram a Trigronometria Plana e Esférica.
"...verdadeira cidade dos estudos onde se prova de tudo às necessidades dos estudantes..."
comentários(0)comente



Larissa 19/08/2023

O homem que calculava
O livro conta a história de Beremiz, um árabe que tem um talento, é um grande calculista e consegue resolver problemas matemáticos de forma rápida e muito impressionante, pelo seu talento ele acaba ganhando um cargo de destaque e ajudando a resolver vários problemas a primeira vista insolúveis. O livro conta em cada capítulo além das soluções matemáticas histórias da cultura árabe ao qual o autor é admirador.

Considerado um clássico brasileiro. O livro é interessante aos apreciadores da matemática ou a quem quer entender um pouco mais dessa ciência
comentários(0)comente



Leonardo 25/12/2023

Divertido, porém, monótono e por vezes cansativo.
É um livro bem escrito, tem diversas fontes de pesquisa, vários desenhos e gráficos para ilustrar a resolução dos problemas.

É fácil de ser lido pois é objetivo, porém, achei alguns enigmas cansativos.
O livro é monótono, não tem "altos e baixos", ou uma tensão que nos prenda na história, é realmente um livro de exatas, previsível e linear.

Fará o leitor trabalhar a mente, especialmente aqueles que, como eu, tentam resolver os enigmas antes de ler a solução.
Apesar de eu ser um apreciador dos livros de exatas, achei que faltou uma emoção na história, algo que me fizesse criar uma expectativa boa, o livro é muito padronizado, como dito anteriormente, muito linear. A premissa é sempre a mesma, eles encontram um problema que, aparentemente não havia solução e o calculista resolve com facilidade.

Esta repetição me entediou muito, aproximadamente pela metade do livro, daí em diante, li "empurrado" até a conclusão, tanto que precisei intercalar com outros livros.
Em resumo, é um bom livro, faz trabalhar a mente, é divertido ver as resoluções, por vezes "loucas" do calculista, mas indicaria mais para quem tem um apreço maior pela área das exatas, creio de devido a monotonia e repetição constante dos capítulos, canse alguns leitores.

Em minha opinião, o futuro leitor deste livro deve ter em mente que aqui, não encontrará uma história com muitas emoções e reviravoltas, é um livro linear e padronizado, divertido, mas monótono.

Lido entre Novembro e Dezembro de 2023.
Tadeu Jr. 25/12/2023minha estante
Concordo, acrescentaria que o final também descepciona.




Paula.Gardini 01/06/2017

Minha opinião: Esse livro é maravilhoso, todo vovô deveria contar a seus netos essas maravilhosas historias. Aprendi muito apesar de não ser tão á vontade com a matemática quanto eu gostaria, mas as histórias de lógica e amor, a cultura muçulmana, àrabe e Indiana são lindas. Quando fui apresentada á princesa Tessalim, já concluí o final dela na história, amei as histórias sobre a filha do Báskara (lembra dele?), Arquimedes e Erastotenes (que eu não conhecia) . Só não concordo, mas respeito, a escolha do final da história. Se pensar bem, concordo sim :D , ninguém é obrigado a ser ou não cristão, independente da crença, que prevaleça o respeito e o amor ás pessoas que não pensam como nós. livro mil estrelas AHHHH, e as gravuras.... magnifississimas.
comentários(0)comente



Isis243 26/11/2023

E ele calculava mesmo ? tudo !
O autor narra a história de Beremiz Samir, um viajante com o dom dos cálculos matemáticos, que maneje os números com a facilidade de um ilusionista.

Confesso que por várias vezes parei a leitura, coloquei no papel o raciocínio fantástico de Beremiz.

A instigante narrativa do livro mostra a passagem do personagem pelo mundo árabe; cidades são descritas, personagens específicos são encontrados e a fantasia permeia todas as descrições.

A intenção do autor é mostrar, em situações práticas e interessantes, como o uso da ciência matemática e do pensamento lógico pode ser útil e ajudar na solução de diversos problemas.

Malba Tahan demonstra a beleza da matemática, a poesia dos números, dando a essa ciência proporções criativas e finalidades elevadas, demonstrando suas implicações filosóficas e relacionando-a com outras ciências.

E no final nosso personagem vence o desafio da trama e ? bem ? vc precisará ler para saber !

Boa leitura!
Bom divertimento ;))
comentários(0)comente



GuiCalvin 22/06/2020

Introduzindo a matemática
O livro faz um despertar matemático através das resoluções feitas pela personagem principal do livro. Mostrando como a matemática pode ser bem usada no dia a dia e como ela é fantástica. Porém, a historia fica arrastada no meio da narrativa e acaba ficando um pouco chata e impedindo de ler em apenas um dia, mas sim separando em partes.
comentários(0)comente



jonasbrother16 19/07/2023

É uma história simples que disfarça o real objetivo de atrair pessoas para a matemática. Se trata de uma estratégia de que gosto muito e que acho realmente necessária, a de mostrar a beleza da coisa ao invés de focar na utilidade ou numa argumentação seca. Uma das citações do livro diz exatamente isto:

“A matemática deve ser útil; não nos esqueçamos, porém, de que essa ciência é, acima de tudo, uma mensagem de sabedoria e beleza.” H. Van Praag

Em um mundo pós-moderno, pós-humano e pós-tudo, é um refresco ver coisas deste tipo. Entretanto, particularmente, o livro não me impacta tanto. Talvez porque a história seja simples demais. Há mais imaginação nos problemas matemáticos que aparecem (que não são originais, pelo menos na sua maioria) do que nas desculpas arranjadas para eles aparecerem dentro da história principal. Dava mais vontade de ler outros livros que esse livro cita, do que este mesmo.

Só por isso que não ganha a quarta estrela, considerando sempre que os livros de 5 estrelas tem mesmo de ser muito raros.
comentários(0)comente



Erica 23/08/2023

O homem que calculava
"O homem só vale pelo que sabe. Saber é poder."

Gostei bastante desse livro, traz diversas curiosidades e conceitos matemáticos de uma forma simples e contextualizada.

Muitos dos desafios propostos podem ser utilizados em sala de aula para ajudar os alunos a perceber a importância e a utilidade da matemática para a resolução de problemas cotidianos.

"A Matemática é, enfim, uma das verdades eternas e, como tal, produz a elevação do espírito"
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR