spoiler visualizarJé Barros 30/04/2022
Escrita viciante e tema polemico
Difícil descrever o sentimento, pois quando terminei de lê-lo, eu tinha adorado, tinha dado 4,5, mas estou mudando nesse momento. Continuo entendendo a posição da Saffie, pois com 13 anos não se tem noção de nada na vida, principalmente quando não há conversa em casa sobre. Eu mesma era uma ameba, cheia de maquiagens e perfumes. Zero noção.
Esse livro fez parte do clube Nuvem Literária (Ju Cirqueira) e na discussão foram citadas muitas coisas problemáticas que eu deixei passar. Concordo sobre falarem que parece um livro roteiro, por que te prende e você precisa ir pro próximo capitulo sempre, até que você vê e já acabou. Isso pra mim foi algo muito positivo. O que de fato pegou foram problemáticas que a autora jogou e não foram aprofundadas, bullying, violência doméstica, o próprio estupro, suicídio.
O próprio estupro ficou de plano de fundo, o livro era sobre Holly e Jules e [*****] o restante, pra que aprofundar em um assunto polêmico não é mesmo? Vamos ver as duas mães se debatendo e sendo egoístas pra defenderem seus filhos que é mais interessante.
Em NENHUM momento foi jogado pro leitor pistas sobre quem era o estuprador, simplesmente PÁ! Senti falta de um desenrolar depois do descobrimento, já que essa pessoa era admirada na vila, com uma linda esposa e lindos filhos, e aí, foi preso e o que mais? Gostaria de mais coisas, de ver a situação da esposa.
Falei coisas negativas, mas eu gostei da escrita, me instigou a ler muito rápido (o que pra mim é novidade) e também existem realidades, existem pessoas quem mentem sobre o estupro, existe a vergonha, não querer falar sobre, não querer fazer exames, não envolver autoridades e também a parte do trabalho da Holly, as palestras, os pontos interessantes que a autora colocou a respeito do consentimento.
Esse livro é excelente pra ser discutido em clube de leitura ou com mais pessoas, a partir dessa experiencia, pude entender esses vários pontos citados por elas(membros do clube).