A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Mil Quilômetros 11/01/2023

Gosto de infância
Li esse livro quando comecei a ler e só reli pela nostalgia e é tão tão bom. Recomendo para todos e vou passar para a minha próxima geração, sem sombras de dúvidas
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rafaela 10/01/2023

Simplesmente o livro da minha vida, tenho um carinho imenso por este livro, e apesar de ser uma leitura infantil e é livro incrível e que a maioria dos adultos deveriam ler, a metáfora do livro é maravilhosa, poderia dar 100 estrelas que não seriam suficientes
comentários(0)comente



TainA.Baracho 10/01/2023

Infância
Esse livro é literalmente minha infância inteira, é tão doce e nostálgico, eu tinha que incluí-lo, faz parte do meu crescer como leitora!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Crixtina 09/01/2023

Que delícia de leitura
Esta é uma leitura obrigatória para todas as criança e adolescentes , livro lindo !!!
Quais são as suas vontades e onde você as guarda ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



coravenline 08/01/2023

ARTE!!!
meu livro favorito da vida!!!
li ele pela primeira vez quando estava no sexto ano e foi amor a primeira lida, a raquel é uma personagem muito bem escrita e me identifiquei totalmente com ela.
mesmo sendo um livro infantil, ele retrata assuntos muito importantes: a invalidação dos sentimentos e opiniões da raquel por ser criança, a diferença de tratamento entre homens e mulheres e as dificuldades de relacionamento entre pais e filhos.
todos os personagens são incríveis, bem desenvolvidos e você se apega facilmente a todos eles, a leitura é fácil, leve e vai te deixar apaixonado nas primeiras páginas, o final me fez chorar litros em todas as vezes que eu li, porque ele é muito significativo, pro leitor e pra raquel.
afonso você é meu bem mais precioso ??
KuroiKuma 08/01/2023minha estante
UM DIA EU LEIO!
:)




Luh 07/01/2023

Muito bom!!
Eu gostei muito
É um livro infantil sobre uma garota muito criativa que conversa com botões, guarda chuvas, galos, alfinetes,... Mas que não tem ninguém para compartilhar sua criatividade.
E também mostra os desejos da menina de ser garoto, escritora e adulto.
comentários(0)comente



Linda 05/01/2023

Não gostei
o fato de eu ter lido para a escola já não ajuda, o inicio é muito bom, os personagens são incríveis, mas da pag 20 para cima é só ladeira a baixo... A história passa a ficar confusa, os personagens ficam cansativos, não acho que vc deva ler, mas, para Crianças que estão aprendendo a ler, eu acho um livro legal para se ler pelo menos 2 pags por dia.
comentários(0)comente



Alanis.Romany 03/01/2023

Raquel e suas histórias mirabolantes
Entre tantas páginas observamos a fertilidade da imaginação de uma menina muito esperta, que possui apenas 9 anos.
Uma mente especial, que cria histórias com muita facilidade, personagens diferentes e um desenvolvimento de histórias complexas.
comentários(0)comente



rita447 03/01/2023

raquel, a matilda brasileira
li por recomendação dos meus pais

já tinha lido quando pequena mas resolvi ler de novo por motivos de falta de livros

EU SIMPLESMENTE ADOREI

eu me identifiquei muito com a raquel (nao deveria ficar feliz mas vcs entenderam)

foi o livro que me inseriu dentro do bojungaverse como apelidei

tem personagens muito bons (além de que tem até uma conexão com esse livro e o livro a casa da madrinha, da mesma autora)

ps: teve muitos momentos que relacionei a raquel com a matilda (a do filme dos anos 90), pq realmente parece bastante mesmo
comentários(0)comente



Ludmille.Pascoal 31/12/2022

A bolsa amarela é para adultos SIM!!
É incrivel o quão importante reler os livros. Eu li este livro aos meus 9 anos de idade , e agora que terminei tive novas ideias e opiniões. Apesar de ser um livro infanto juvenil , indico muito as pessoas adultas e jovens. Muitas das vezes deixamos de falar , revelar nossos sentimentos e sonhos enquanto o tempo passa.
Existe essa critica de que o adulto não pode ter um coracão de uma criança e que o tempo todo devemos levar tudo a serio.
O livro deixa muito claro a posicão de uma menininha querer entender o por que os adultos tem essas atitudes tão rudes.
Achei tambem importante retratar sobre assuntos a respeito de feminilidade " por que a mulher tem que agir assim em tal modo?".
Enfim eu adorei a experiencia de reler essa incrivel obra de lygia bojunga?.
comentários(0)comente



nyhm 31/12/2022

"Eu sei que ia ser muito mais fácil eu continuar pensando igualzinho a eles. Mas eu não pensava, e daí?"

a bolsa amarela conta a história de Raquel uma menina que entra em conflito consigo mesma e com sua família, ao decorrer da história Raquel luta para reprimir três grandes vontades que ela esconde dentro da bolsa amarela a vontade de crescer, a de ser um garoto e de se tornar escritora.
O livro nos faz refletir e repensar sobre como tratamos crianças (e fomos tratados) no meio familiar onde criança "não tem vontade" e apenas obedecem/suprem a vontade de outros (normalmente a de adultos) e o quanto suas opiniões não são levadas em consideração simplesmente por serem crianças, por isso a vontade de crescer. A segunda vontade de Raquel é a de ser um garoto já que eles possuem mais privilégios, por sempre serem tratados com superioridade, por terem uma "maior" importância na sociedade o que o fato da grande maioria dos personagens históricos que estudamos serem homens contribui com o pensamento.
A terceira e de ser escritora, a família não leva a sério por ela ser apenas uma criança sempre tiram sarro das suas histórias. No passar das páginas acompanhamos Raquel com sua bolsa amarela tentando reprimir seus desejos enquanto com a ajuda de sua imaginação fértil cria histórias e personagens imaginários que se fundem ao mundo real para também reprimir um pouco da sua solidão.
Solidão o fato se Raquel nunca ser levada a sério e crescer em um meio onde todos são adultos a faz ser uma criança solitária que não tem ninguém para brincar motivo pelo qual cria personagens que vivem dentro da bolsa amarela e que juntos vivem aventuras, apesar de ser um livro infantil/juvenil acho que todos deveriam ter a oportunidade de ler e aprender um pouco com a história que de certo modo nos traz uma linda lição.
Afonso.Bolzan 31/12/2022minha estante
Feliz de encontrar alguém lendo bojunga ??
Esse livro é muito bom, recomendo a leitura de "O abraço" essa é devastadora.




Cecilia 29/12/2022

A Bolsa Amarela
Este livro fala sobre a criatividade de uma criança. Raquel é uma criança de muita criatividade, mas não tem ninguém com quem compartilhar. Seus irmãos são mais velhos e não tem tempo para brincadeiras e conversas dela. Raquel acredita que para ser ouvida é preciso ser grande, e para ser levada em consideração e poder fazer o que quiser é preciso ser homem.
"(...) eu acho muito melhor ser homem do que mulher (...) Vocês podem um monte de coisas que a gente não pode. Olha! Lá na escola, quando a gente tem que escolher um chefe para as brincadeiras, ele sempre é um garoto. Que nem chefe de família, é sempre o homem também. (...) Até para resolver casamento - então eu não vejo? - a gente fica esperando vocês decidirem. Você quer saber de uma coisa? Eu acho fogo ter nascido menina."
Um livro infantil e muito necessário. Faz refletirmos sobre educação, criação, igualdade de gênero, e a necessidade de ouvir nossas crianças. Livro lúdico e muito reflexivo. Amei!
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR