A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Luxsyl 28/07/2022

Com toda certeza um favorito. Eu nunca li um livro deste estilo e tô feliz q esse tenha sido o primeiro, eu amei, amei os sonhos dela, a escrita poética e a imaginação q ela tinha pra fazer as histórias. Com certeza comprarei outros livros da autora. Obrigada escola por ter me dado esse livro???.
comentários(0)comente



alihteraria 27/07/2022

Leitura escolar
Quando eu era criança, esse era um dos meus livros favoritos! Eu não gostava muito de ler na época, mas esse livro, em especial, eu amava ??
comentários(0)comente



rafa 25/07/2022

- a bolsa amarela -
esse livro possui diversas criticas sobre a sociedade em que vivemos mostrando a personagem principal sendo considerada inferior apenas por ser mulher, mostrando como o ambiente em que vivemos acaba nos esmagando por conta das diversas coisas que as pessoas falam para nós, como por exemplo no livro a ideia de que a personagem principal quer ser escritora mas sua família não gosta da ideia, mandado ela parar de escrever.
Enfim o livro tem uma escrita mais leve, e eu creio que seja voltada para o público infantil e é isso, eu gostei do livro, mas não é muito meu estilo de livro :))
comentários(0)comente



Maikele.Jardim 24/07/2022

Favoritei
Acabei de terminar a leitura desse livro e estou aqui encantada, me sentindo acolhida por essa história tão linda. Li esse livro em 3h num dia que foi muito especial pra mim, e o fato da história ser leve e ter me dado a sensação de aconchego só a tornou ainda mais especial pra mim. O livro é escrito de uma maneira leve e simples, pelos olhos de uma criança: a Raquel, que é curiosa e questiona tudo ao seu redor. Ainda assim, o livro trás críticas importantes sobre a maneira que as crianças eram tratadas naquela época -uma crítica que permanece atual aos dias de hoje- e o livro traz também a crítica de gêneros: Raquel pensa muito que queria ter nascido menino só por que quer brincar de soltar pipa, jogar futebol e ter suas vontades ouvidas e respeitadas, quando na verdade ela só queria se sentir livre e respeitada. Tudo isso dito de uma maneira simples e clara, mas com muitas metáforas também. Fiquei triste pela maneira que a família de Raquel a trata, pois sei que muitas pessoas já passaram por isso na vida e muitas ainda passam. Mas meu coração se encheu de alegria quando ela encontrou amigos, deixando claro com uma citação: "que bruta diferença é a gente ter amigos". Me encantei pela Raquel, sua criatividade, seu desejo de ser livre para realizar seus sonhos e achei o final do livro perfeito, mesmo querendo ler sobre Raquel a vida toda. Amei a linguagem usada no livro e penso que este livro bem poderia ser lido por todas as idades.
comentários(0)comente



Um Surto 21/07/2022

Como eu amo os artistas do Brasil...
Eu lembro da minha professora pegando um tempinho das aulas de português e lendo quando eu tinha por volta dos 8 ou 10 anos, e ontem numa conversa sobre livros com uma amiga acabei lembrando e veio um sentimento muito forte de carinho, e hoje lá foi eu ouvir o áudio book só para relembrar e vê se era tudo isso mesmo.
E eu já começo falando, é sim tudo isso e o carinho é válido. A identificação que temos com a personagem é extrema, já que ela é uma pré adolescente numa família de classe média baixa com valores muito tradicionais, a própria família não dá muito ouvidos a ela e por aí vai.
A trama começa a se desenvolver em volta dos três desejos dela reprimidos por não ter espaço e nem um acolhimento da própria família e mais para frente vemos um conflito dela com si própria de tanto de reprimi...
O livro é para criança, porém quando adquirimos uma maturidade e começamos a entender certas coisas as mensagens ficam muito mais claras, simplesmente leiam esse livro.
comentários(0)comente



nanã 20/07/2022

Me fez ter interesse na literatura
Um livro q li quando era muito pequena mas me fez me sentir tão confortável na história.
Minha nota acho q é em grande parte por valor sentimental
comentários(0)comente



Rebecca136 20/07/2022

Tava aqui lembrando do livro que minha professora lia pra turma todo final de aula, eu tinha 8 anos, meu momento favorito era aqueles 10 minutos finais da aula que ela lia um trecho de "a bolsa amarela" fiquei tão fascinada, de longe acho que dava pra ouvir as engrenagens do meu cérebro conforme eu imaginava a história, esse livro foi o primeiro que me apaixonei, foi um marco nessa minha vida de leitora e eu não poderia ser mais grata a minha professora por ter me apresentado esse universo literário, inclusive li depois de adulta e a visão foi totalmente diferente da que o meu eu de 8 anos tinha tido, teve muito mais significado e profundidade mas foi igualmente maravilhoso!
comentários(0)comente



miraiko 12/07/2022

junho 2022 | as vontades
Nem acreditei quando achei esse livro que em 4 anos frequentando a Biblioteca Municipal, nunca vi por lá. Felicidade pura!
Amo a Lygia, sempre que eu leio algum livro dela me dá uma vontade imensa de escrever, achei tão engraçado como a personagem meio que também tem uma vontade de escrever!!
Esse livro é muito mais leve que os outros dela que li, mas gostei do mesmo modo. É bonito, é diferente, mostra o amadurecimento da vida de uma menina que está crescendo.
Adorei que dessa vez o final não foi em aberto, que as coisas e as vontades da menina Raquel tiveram resolução, porque as vezes a Lygia deixa a gente meio curioso no finalkk
Eu adorei os personagens e as histórias dos mesmos, ainda mais quando a Raquel escrevia alguma história como a do Galo Rei. Adoro a narrativa dela aaa
Esse daqui eu recomendo pra geral mesmo, podem ler sem precisar ter medokkk
comentários(0)comente



livrosdarach 04/07/2022

Fiz uma releitura deste livro esse ano, só para comprovar que é o livro mais Eu que poderia existir.

Raquel é uma criança com vontades como qualquer outra. No entanto, reprime todas elas dentro de uma bolsa amarela, que também é lar de um galo, uma guarda-chuva e um alfinete. Juntos, eles descobrem aventuras e novos jeitos de ver a vida.

"A Bolsa Amarela" é um livro leve, com reflexões pertinentes sobre crescer. É uma leitura que eu indico para todos: às crianças, por expressar as angústias de ter vontades que os adultos não compreendem; aos adultos, por não nos deixar esquecer como é ser criança.
comentários(0)comente



nkog.neato 02/07/2022

Cute
Estava precisando de uma coisa mais leve, adorei!! O Afonso é um galo muito esperto e a menininha não fica atrás. É uma historinha muito envolvente, faz com que você se sinta dentro da bolsa. Deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, muito gostosinho.
comentários(0)comente



Annie 29/06/2022

Que superação
Essa história foi uma das mais encantadoras e reais que eu já vi, se você quer se identificar com algum personagem, tenho certeza que vai se identificar com essa.

Afinal, muitas das vivências dela não fogem da realidade, fazendo com que você se coloque no lugar dela muitas vezes.
comentários(0)comente



Who 28/06/2022

Ganhei esse livro de uma amiga e li sem saber ao certo do que se tratava. No primeiro momento tive dificuldade de entender a história porque fazia tempos que não lia uma fantasia infanto-juvenil. Porém no decorrer da leitura além de me reconectar com a minha criança interior pude entender alguns pensamentos que a autora quis passar especialmente para o público mais adulto. A forma que ela utiliza dessa escrita mais simples e fantasiosa para abordar temas mais profundos faz com que a leitura seja mais dinâmica e reflexiva. Você vai terminar o livro refletindo sobre todos os pontos que ela quis discutir. Livro muito gostoso e rápido de ler, finalizei a leitura em menos de 3 horas e mesmo sendo um livro curto, traz muitos aprendizados.
comentários(0)comente



Nih 25/06/2022

Livro preferido de infância
Li esse livro na escola, porque era o livro do trimestre, e amei tanto lendo agora quanto lembro de ter amado na primeira vez.

A bolsa amarela é, ao mesmo tempo, comum, fantástico, real e mágico. Simplesmente incrível.

Relendo foi que eu percebi que quando era pequena tinha um tipo pra livros preferidos: livros com personagens femininas que querem ser escritoras KSJFJD. Mas a Lygia faz isso muito bem e cabe tão bem na história que faz qualquer um ter vontade de escrever.

Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez ?
comentários(0)comente



kargaute 24/06/2022

Doce Raquel ...
Li "A bolsa amarela" em um clube da leitura em um grupo que faço parte na universidade. Não sei dizer o quanto esse livro me reconectou com a minha infância e trouxe lembranças boas.... Me via a todo tempo na Raquel e nos anseios que a infância nos faz sentir ...

Tava na resseca literária a bastante tempo e esse livro foi o principal responsável por me reconectar ... Recomendo de olhos fechados ?
comentários(0)comente



Laura 09/06/2022

Um livro infantil, de linguagem acessível, que sugere reflexões um tanto profundas. Conteúdo para todas as idades.
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR