wonderr 16/01/2024
Potencial perdido
essa é minha primeira leitura do ano e é bem decepcionante começar 2024 com 3 estrelas, mas eu não consigo aumentar mais. eu ja tinha certeza que ia dar 2,5 pra ele mas por causa do que aconteceu nos 3 últimos capítulos, eu dei esses 0,5 a mais pq foi provavelmente uma das melhores partes do livro. o problema é que ler aqueles capítulos no fim me fez perceber como o resto da história poderia ter sido MUITO melhor, e só me deixou mais frustrada.
o livro se vende como esse grupo de pessoas problemáticas, "os heróis que ninguém pediu", ninguém quer trabalhar um com o outro e se ajudar, ninguém mais queria eles na equipe, eles eram os piores dos piores, e eu esperava bastante intriga e diferenças morais no esquadrão. pra minha surpresa, os personagens não... tem nada... demais? honestamente, todas as características deles q aparentemente ninguém gostava ou se afastava eram tão normais ou só um pouco esquisitinhas q me deixo entediada. boa parte do motivo deles serem excluídos eram preconceitos (com a espécie alienígena do kal, a deficiência do fin e a personalidade antisocial da zila), o que é interessante de se trabalhar mas Não era o que eu esperava pela sinopse. nem ao menos foi desenvolvido direito esses aspectos.
eu tenho minhas opiniões com livros de múltiplas narrações assim, e acho que esse é um exemplo onde isso nao funciona. muitos personagens narrando, não tinha tempo de desenvolver nada direito. o primeiro capítulo do tyler é muito bom, e ele foi um dos meus personagens favoritos até o fim, junto com a aurora. eu gosto do desenvolvimento dele, ele é um personagem carismático, confiante e q não tem medo de fazer oq precisa (e nesse livro isso é otimo), e a auri passo o tempo todo meio confusa e eu me identifiquei. a cat é a personagem q eu menos gostei, desde o primeiro capítulo dela, e eu acho q por isso o final do livro não me abalou tanto. os momentos emocionantes q eles tavam passando não me tocaram em nada por ser da perspectiva dela. eu dou graças a deus q a relação dela com o ty não foi adiante.
o livro passa boa parte dele se enrolando sem necessidade em um plot a poderia ter sido cortado pela metade. é incrível q várias plots sao reduzidos e mal desenvolvidos só pra dar foco em uma trama enorme e sem sentido, pra no final, a parte mais intrigante da história (o planeta) furar uns 5 capítulos e pronto, fim do livro. se eles tivessem tentado diminuir todos os plots vibe six of crows da metade do livro e passado mais tempo no planeta, elaborando e desenvolvendo o lugar e os personagens antes de forçar eles embora, o livro seria mais interessante e o twist no final mais tocante.
e por falar em twist, aquele final é óbvio desde uns 20% antes, quando a auri reconhece a agente. mas esse livro gosta de agir como se os leitores fossem bobinhos e precisassem de tudo bem explicadinho, igual na cena depois do roubo (vibe six of crows mas ruim) em que eles passam o total de Uma página explicando tudo que aconteceu, e se interrompendo pra falar dos improvisos. teria sido bem mais interessante a gente saber já um pouco desse plano, ir nos revelando aos poucos ou não revelar Nada e deixa pro leitor, do que fazer essa exposição gratuita e ofensiva pra intelectualidade do leitor.
cada plano deles envolvia uma situação com riscos ENORMES e absolutamente irrealistas, não existia plano no mundo que fosse ajudar eles a sair vivos, e mesmo assim eles saem. o livro parecia ter um roteiro rígido e bem planejado de como o personagem A e iria ate o lugar B, e o livro todo são eles fazendo esse movimento, sem se demorar ou pensar em nada além. os personagens pareciam sem vida, só roubos feitos pra agir do jeito q os autores querem q ajam.
eu tenho mais oq dizer mas acho q no momento, isso é suficiente, eu realmente tenho mts pensamentos sobre esse livro e eu vou adiar a leitura do segundo ate o momento q eu achar q devo ler e seguir a série