spoiler visualizarIohana.Gama 27/09/2023
Horrorshow!
Demorei pra começar a leitura porque tinha receio quanto ao dialeto diferente, de que eu não fosse entender ou não me acostumar e não gostar, mas isso não atrapalha em nada o entendimento do livro, apenas torna a experiência mais única, causa aquela estranheza normal de início, mas logo me adaptei e fiquei envolvida com a estória, pois a escrita é fácil de entender e a leitura flui super bem.
Sobre a estória em si, não é uma leitura leve, é uma sequência de acontecimentos difíceis.
O Alex foi um personagem que me causou nojo e ódio, assim como seus amigos. Mas eu diria o mesmo do sistema correcional que ele encontrou na penitenciária, que na verdade foi uma invenção, um tratamento experimental que o governo atual criou, e "ofereceu" a ele em troca de sua liberdade.
Isso tudo me levou a refletir: "Vale a pena combater o mal com o mal?", e ainda: "Até onde somos a favor da liberdade?", "É justo tirar a liberdade de pensamento e até mesmo de ética, até de um criminoso, que nada vale?".
Eu, sinceramente, não senti pena do Alex, como vi em algumas resenhas antes. Pois apesar de ainda imaturo e adolescente, praticou crimes hediondos, abomináveis mesmo! E com a idade que ele tinha, já se entende tudo que tá sendo feito, já se sabe o que é errado, e ainda assim fez tudo com brilho nos olhos e muito prazer. Tanto que mesmo depois de tudo, ainda voltou a praticar esses crimes. Então não o vejo como inocente, e nem tanto vítima assim.
Mas sobre o tratamento criado pelo governo, é impossível não sentir repulsa em imaginar que o Estado pode ter o poder de decidir tornar alguém bom através da dor, e em troca de sua liberdade de pensamento e ÉTICA. É imoral. E foi aí que fiquei muito reflexiva, sobre um criminoso merecer isso ou não.
Não seria essa, a melhor saída para a punição.
Dito tudo isso, é um livro maravilhoso, recomendo muitíssimo!