spoiler visualizarElyza.Rosa 17/01/2023
Nessa distopia é contado uma realidade diferente, mas parecida com a realidade em que vivemos, no qual existem gangues de adolescentes que aterrorizam a noite com suas violências extremas, aterrorizando a vida dos plebeus...
Essa narração é contada pelo pequeno Alex de 16 anos, no qual durante o livro utiliza muitas gírias, como: druguis (amigos) tolchok (espancamento) miliquinhas (policiais) entre outros...Nessa história o pequeno Alex utiliza violência como algo prazeroso com sua gangue de druguis (amigos), bater nos outros e até mesmo vê-los sentir dor chega ser um esporte para eles.
Ao desenrolar da história Alex acaba sendo preso, após dois anos ele participa de um experimento do governo, segundo eles esse experimento deixa um homem do mau, do bem. Mas claro! Sempre há um interesse por trás disso, o governo sendo autoritário, no qual não se importa com as consequências que isso gera e sim só pensa em sua prolongação no poder, manipulando o povo, dizendo para a população que esse experimento tem como objetivo de conter a violência nas ruas, no qual afligia a população daquela sociedade. O menino Alex foi por sua própria vontade, se voluntariando para ser cobaia, justamente porque aquela oportunidade iria conceder a liberdade que ele tanto desejava, e claro né, Alex não pensou nas consequências, sendo um mero ignorante como os outros adolescente ao seu redor!
Após 15 dias de torturação, para sim o garoto Alex do mau virá do bem, Alex foi livre para viver sua vida, no qual sua liberdade foi concedida, ou não sei se podemos chamar de liberdade.
Alex não ousava pensar e nem usar a violência contra os outros, por aquilo não se tornar mais um prazer para ele, pois, toda vez que Alex pensava em agir com maldade contra alguém, ele ficava com ânsia e muita dor. Mas isso é virar do bem?
Bom acho que não, pois, Alex ele até queria ser perverso, fazer algo ruim, mas a dor não deixava...Alex não tinha mais livre árbitro, não podia fazer sua próprias escolhas, ele era um bem falso!
Esse livro serve de muitos ensinamentos, que talvez alguns eu não consegui captar, mas o que consegui captar já foi de grande conhecimento para eu enxergar o mundo...talvez com um olhar mais crítico!
Um governo perverso, com uma população fácil de manipular...talvez isso nos lembre algo....Alex um menino que foi preso jovem, apenas 16 anos, sendo um adolescente que sabia dos seus atos e mesmo assim gostava de praticar, tendo essa liberdade de escolha tirada...
Bom, acho que uma frase que li esses dias sobre esse livro, resume tudo:
"É preferível ter um mundo onde a violência é feita com total consciência, a violência escolhida como um ato de vontade, do que um mundo condicionado para ser bom ou inofensivo"
(BURGESS, 1990)
Talvez essa não seja a melhor forma de ajudar a sociedade a se tornar menos violentada, esses jovens eram imaturos, os seus atos depressivos eram feitos escondidos dos pais, talvez! A gente tem que começar por aí. E também a educação deles não era mil maravilhas pelo jeito, tendo um governo como eles tem... Isso também nos lembra algo...A educação é de grande importância nesse auxílio, acredito que quanto mais conhecimentos tivermos, menos ignorantes seremos, e consequentemente iremos pensar mais antes de praticar um ato. É pensável que Alex e sua gangue psicopata seria mais difícil...mas não impossível! O mau está sempre presente em nossas vidas, cabe a nós saber lidar com isso e não simplesmente tentar "moldar" as pessoas...E sim tentar ajuda-los, porque as vezes o que faz eles se tornar mau é o contexto de vida em que ele vive ou que ele cresceu.