A pintora de henna

A pintora de henna Alka Joshi




Resenhas - A Pintora de Henna


809 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


ogawajheniffer 20/02/2024

O tal do orgulho...
"Nesse momento, sentada na frente daquela mulher boa e sensata, eu queria a coisa que mais detestava no mundo: compaixão."

Okay, gente. Admirável toda essa coragem, ambição e determinação da Lakshmi em batalhar com unhas e dentes para atingir seus objetivos, mas caramba !! Precisava ser tão orgulhosa ???

Isso foi uma das coisas que me cansou nessa obra. Uma vez meu pai me disse:
"orgulho não leva ninguém a lugar nenhum". Também não acho que seja 8/80. Não ter[orgulho] nenhum/ter demais, mas me frustra muuuuito ver as pessoas(e essa personagem) tomarem um caminho tão mais difícil por causa disso.

Por outro lado, entendo que pode ser muito da cultura Indiana. Principalmente para as mulheres que, até hoje, vivem uma luta constante para conseguir algum direito, quando em outros países se vê uma evolução maior nesse aspecto.

E por falar em cultura, esse livro realmente está de parabéns no quesito descrição. Eu conseguia imaginar cada cor e detalhe dos saris, cada gesto em cumprimento/respeito, cada mandala e henna, cada construção, o que me levou a uma viagem pela Índia sem realmente sair de casa. Um lugar que um dia pretendo conhecer.

Agora voltando um pouco aos personagens...
Nas avaliações deste livro, eu vi muitas pessoas detestando a Radha...
Preciso admitir que estou com essa maioria. O que eu faço com tanto desprezo por essa personagem ingrata? Em compensação, Malik tem meu coração! Acho que colocaram ele como uma forma de equilibrar nossos sentimentos pelos personagens né ? Amor e ódio, ou ... Ódio e amor, respectivamente, nesse caso!

Assim sendo, eu particularmente, não me apeguei à obra como muitas pessoas disseram ter se apegado a ponto de continuar a "saga". Mesmo assim, finalizo minha resenha indicando esse livro sim, pra quem gosta de dar uma viajada através da leitura!

Então é isso, pessoal! Boa viagem!


Ps: salvando aqui, mais algumas frases marcantes do livro.

"A reputação, uma vez perdida, raramente é recuperada."

"Onde ela via alegria, eu via dificuldade. Onde ela via amor, eu via responsabilidade, obrigação."
comentários(0)comente



Ana_Elisa_Toledo 20/02/2024

Maravilhoso!

Um linda surpresa esta leitura, depois de ler a trança, resolvi buscar algo referente a Índia, localizei esta trilogia, e este primeiro já mostrou para o que veio.

Amei.
comentários(0)comente



Jéssica 17/02/2024

Então, uma leitura lenta assim como o livro , só do meio do livro em diante é que começa a ficar interessante e bom para ler , mas curti , com um bom desfecho e muitos detalhes da cultura indiana que gostei de aprender.
comentários(0)comente



Dani 10/02/2024

A pintora de henna
O começo é um pouco extenso e cansativo achei. Mas depois a leitura começa a fluir.
Gostei muito da história da personagem principal. Uma mulher jovem e batalhadora, que enfrentou os costumes tradicionais do seu país e venceu na vida. Muito legal também poder entender um pouco de uma cultura tão diferente da nossa.
comentários(0)comente



Carolfreitasnf 09/02/2024

A Pintora de Henna
Esse não é um livro especificamente sobre a cultura ou costumes indianos, mas é uma história que se passa na Índia e com isso acaba nos apresentando um pouco a esses costumes e cultura tão ricos.

O livro é muito rico em detalhes e muito bem escrito, eu consegui visualizar toda  história, os sáris, os locais, as comidas, as pinturas de henna mencionadas...

A autora nos entrega uma história muito bonita, ela faz com que a gente sinta raiva e compaixão ao mesmo tempo dos personagens. E por falar em personagem eu preciso destacar o meu preferido, Malik, que personagem maravilhoso, inteligente, sagaz e muito leal.

Terminei o livro com muita vontade de aprender mais sobre a cultura, costumes e história da Índia.

É com certeza um livro maravilhoso que vale muito a pena ser lido e eu já estou ansiosa para ler os dois próximos livros.
comentários(0)comente



miky.tea 06/02/2024

Uma história na Índia pós independência
Lakshmi é uma mulher de 30 anos, que fugiu de seu marido - fruto de um casamento arranjado - após dois anos casada, nos seus 17 anos. Ela é uma artista de henna em Jaipur e também trabalha com óleos e sachês de chá, está em sua ascensão profissional, finalmente está construindo sua casa, tem as suas senhoras para trabalhar e uma grande reputação em seu meio, mas tudo muda quando Hari, seu marido, surge em sua porta após 13 anos sem ver ele com uma menina ao seu lado, Radha, a irmã de Lakshmi.

Radha é uma menina de 13 anos, considerada a "Menina do Mau Agouro" em sua cidade natal, por esta razão acaba sendo muito impulsiva, responde quem a trata mal e pode chegar até a ter atitudes violentas. Ao chegar em Jaipur, começa a estar junto de sua irmã a acompanhando em seu trabalho, mas devido a sua personalidade, muitas coisas erradas começam a acontecer e afetam o trabalho de sua irmã até Radha aprender a viver naquela sociedade.  

A história se passa em 1956 na Índia e conta parte da vida de Laksmi após a chegada de sua irmã - uma chegada desastrosa. A leitura não foi muito fluída e a história não me prendeu, além de que em certo momento o foco parece mais com "como Radha acabou com a vida de Laksmi" (opinião própria) e não a história da Laksmi. Teve diversos capítulos longos que não davam vontade de ler por ser tedioso e o único sentimento que tive durante a leitura foi raiva da Radha, uma irmã extremamente ingrata, e da Parvati. Sinceramente não consegui sentir o que muitos estão falando desse livro, achei uma leitura bem mediana.
comentários(0)comente



Marcia.Lara 31/01/2024

Adorei
Adoro livros de outras culturas, que falam dessas culturas, festas, comidas..
Já indo atrás do segundo livro para continuar a história.
Sobre a história de duas irmas, com diferença de alguns anos, é que não se conheciam. Lakshmi é uma pintora de henna muito requisitada. Tudo vai bem para ela até sua irmã caçula aparecer..
Reviravoltas, dificuldades, castas, diferenças sociais...A luta de uma mulher paraa ser reconhecida e ao mesmo tempo seus conflitos por causa de suas escolhas.
comentários(0)comente



Deize.Seifert 30/01/2024

O oriente me encantou
Foi um livro que não me despertou grandes emoções, nem me fez ficar aguardando ansiosamente os momentos de leitura, mas é um livro muito bom e que vale a pena ser lido.
A culpa, o ressentimento o trabalho árduo e o amor são os fios condutores da história.
É possível viajar para a Índia através dele!
comentários(0)comente



Cristiano 30/01/2024

Uma viagem dramática a India
O livro é complexo, dramático e cultural. A experiência de lê-lo te coloca em uma imersão na cultura indiana - as palavras, expressões, nomes, todas usadas na forma original (tendo que consultar o glossário no final do livro se realmente quiser entender as minúcias) colaboram pra isso. Além disso, o livro não se poupa ao tratar de problemas muito complexos de uma sociedade totalmente problemática - casamentos arranjados, estupros, abortos, machismo, preconceito, entre outros. Um drama do inicio ao fim, sem nada muito absurdo - todas as situações ocorrendo dentro de uma realidade possível. Os personagens mostram todas suas qualidades e defeitos (amei e odiei todos em diferentes momentos). Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Carem 28/01/2024

Top
Apaixonada por essa leitura, estou amando descobrir novos povos e novas culturas com livros fantástico assim.
comentários(0)comente



JuliaMarques 27/01/2024

Foi uma experiencia ótima adentrar na cultura indiana e conhecer mais sobre o local, costumes, tradições, crenças e etc. O enredo é bem construído, é bonito e possui um final que me agradou bastante.
É uma bela história
comentários(0)comente



Ronie 26/01/2024

A Pintora de Henna
Conheci através desse livro os costumes da Índia, me surpreendi bastante com as fortes emoções e com os inúmeros acontecimentos dessa leitura. Bem gostoso de ler, me trouxe várias sensações. Gostei muito. Minha nota é 4 estrelas.
comentários(0)comente



jessica 25/01/2024

Primeira vez que tive um contato com a cultura indiana, em que se passava literalmente na india e achei interessante, no inicio fiquei confusa com o nomes pois achei parecidos mas depois começou a engatar
comentários(0)comente



Marcela115 24/01/2024

Super, super indico! Daqueles livros magnéticos, apaixonantes! Que une história boa, bem contata/escrita e te apresenta uma cultura diferente. A autora escreve com tanta riqueza de detalhes que por várias vezes me senti junto de Lakshmi, chorei e sorri com Lakshmi. Indico demais!
comentários(0)comente



malusguidugli 22/01/2024

Que leitura incrível!
Amei acompanhar a história de crescimento pessoal e de aproximação de Lakshmi e Radha, duas irmãs indianas que, na década de 1950 enfrentam diversos desafios que envolvem o machismo, o sistema de castas na Índia e suas diferentes personalidades. Além de personagens interessantes e bem desenvolvidos, a escrita de Alka Joshi me prendeu do início ao fim. Aprendi aspectos da cultura indiana e também agreguei muito conhecimento sobre o ?ser mulher?.
Mesmo se passando na década de 1950 e em um país de cultura muito diferente, a história é bem atual. Recomendo demais a leitura!
comentários(0)comente



809 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR