Nação dopamina

Nação dopamina Dra. Anna Lembke




Resenhas - Nação dopamina


674 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


debora-leao 19/03/2024

Aquém das expectativas
Este livro ficou um pouco aquém do que eu esperava. A primeira parte é muito mais científica, traz alguns conceitos básicos sobre dopamina e sobre o sistema de gratificação e recompensa do cérebro. Eu acho o assunto interessante mas acho que mesmo assim não li com tanta atenção, ou algumas dúvidas e dificuldades que cheguei a ter no entendimento me impediram de fixar bem o conteúdo. Mas sigo insistindo no tema, por achá-lo importante.

O que mais gostei, e que infelizmente não foi tão bem explorado, apenas de forma rápida em cada caso, foram os casos dos pacientes da autora. O primeiro capítulo é muito chocante nesse sentido, beeem narrativo e gráfico; fiquei estupefata quando li, cheguei a mencionar na terapia. Esse efeito se perde um pouco no restante do livro. Até há descrições de casos e pacientes, mas me parece que estão mais encurtados e isso gera uma dificuldade maior de empatizar com eles, de lembrar seus nomes... (Agora me pergunta se vou esquecer o nome do Jacob, paciente do primeiro capítulo... DUVIDO!).

Contudo, fiquei com a impressão de que a autora é melhor pesquisadora do que clínica. Ela me parecia relatar atendimentos secos, mais entrevistas que sessões propriamente ditas, bem como uma postura mais medicamentosa mesmo em vez de só holística. Acho que generalizou algumas coisas, alguns comportamentos, em vez de individualizar as situações, emoções, etc, de seus pacientes.

Um detalhe irritante é que o livro é muito voltado para os estadunidenses. Todos os exemplos são dos EUA, toda hora a autora fala em comparações com os "países ricos", gera uma impressão de "ah em países pobres isso não importa, eles têm outras coisas mais importantes para discutir, saúde mental deve ser irrelevante para pobres", algo com o qual discordo fortemente. Também achei que ela pareceu meio conservadora (moral/politicamente mesmo) em alguns pontos, o que me incomodou um tico, visto que não acho que era o escopo do livro.

A segunda parte é um pouco "viajada", mas faz sentido. Trata de enfrentamentos que podemos fazer e ter para ajudar em comportamentos adictos: autocomprometimento, honestidade... Mas não sei. Faz sentido, mas achei engessado, artificial e a neurociência quase sumiu dessa segunda parte, que é maior que a primeira. Isso me dá sempre a impressão de menor solidez, especialmente com ela tendo começado com um teor mais generalizador quanto às experiências humanas, como eu disse.

De uma forma geral, era um livro para dar 3 estrelas, mas considerei o quanto eu aprendi no assunto. Trouxe sim várias informações novas. Sou bem leiga, apesar de interessada. Acho o tema difícil mas insisto nele, pois gosto e quero saber mais. Se o seu perfil for parecido com o meu, talvez aproveite também, se não for, se você estiver mais avançado no assunto, talvez ache a leitura pouco sólida.
comentários(0)comente



Gabriel1994 18/03/2024

Nação Dopamina
Um livro sensacional que escancara uma realidade iguinorada pela maioria.

É perfeito para conscientizar sobre vícios e como eles afetam nossa vida.
comentários(0)comente



França 17/03/2024

Linguagem fácil e conteúdo enriquecedor
Como livro de não ficção, achei que consegue prender a atenção. Não é um livro enfadonho nem de linguagem difícil, pelo contrário: é bastante didático e fala com bastante propriedade de mecanismos cerebrais e conceitos da psicologia e psiquiatria. Para mim, não é 5 estrelas por 2 motivos: o vai e volta que confere algum dinamismo em certos capítulos acaba deixando alguns outros um pouco confusos; e senti falta de uma associação mais explícita e direta de assuntos técnicos com situações cotidianas, e não só com os casos clínicos que a autora descreve. De modo geral, é uma leitura que enriquece e entretem.
comentários(0)comente



Nil 15/03/2024

Dopamina
Um livro muito esclarecedor que trata sobre os vícios sejam eles os tradicionais como drogas e alcool como daqueles da modernidade tais como telas, Internet e etc.
comentários(0)comente



Filho7 13/03/2024

Surpreendente Incrível
Um livro gostoso de ler e repleto de lições.

Optei por ler livros com objetivos específicos em minha vida.
Nação dopamina foi escolhido para eu começar a lidar com os vícios de meus filhos pequenos com as telas.
Encontrei bons ensinamentos ali para meu propósito, mas ao mesmo tempo este livro foi como um espelho colocado à minha frente e me fez enxergar respostas para questões que me faço há 16 anos.
Recomendo ler de coração aberto.
comentários(0)comente



romulorocha 13/03/2024

Nação dopamina, de Anna Lembke
Gênero: Não ficção
País: Estados Unidos
Editora: vestígio
Ano: 2022
Páginas: 256

?Como profissionais da saúde mental, nós ficamos tão ocupados na prática da empatia, que perdemos de vista o fato de que a empatia sem responsabilização é uma tentativa acanhada de aliviar o sofrimento?.

Nação dopamina é um daqueles livros para refletir. Nele, Lembke compartilha algumas de suas experiências como psiquiatra ao longo de mais de 40 anos, sobretudo no que diz respeito à adicção por uso de medicamentos e compulsão por prazer. Através de relatos de seus pacientes e paralelos com a literatura psiquiátrica, a autora desvela um lado pouco conhecido da dopamina, o da adicção, a saber, o uso dela como subterfúgio para não lidar com o sofrimento. Somos todos suscetíveis à está tentação, seja por uso de medicamentos, drogas ou até mesmo comportamentos compulsivos. No livro, a autora também traz algumas alternativas para lidar com o sofrimento, para além da dopamina desenfreada.

Minha avaliação (1 a 5)*: 4
*
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: algumas partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturaestadunidense
#annalembke
#nacaodopamina
#dopamina
comentários(0)comente



Thiago.Ruicci 13/03/2024

No livro 'Nação Dopamina', aprendi que somos constantemente expostos pela indústria farmacêutica a soluções milagrosas para lidar com nossos problemas pessoais e profissionais. Somos vendidos a ideia de salvação em forma de um comprimido, seja para anestesiar nossos problemas, induzir o sono, evitar preocupações e não enfrentar os desafios da vida. Este ciclo de dependência da dopamina nos leva a negar/fugir da dor e não nos engajar em atividades monótonas e, aumentando assim nossos problemas, pois a vida é regida pela busca de um equilíbrio, não apenas momentos de prazer.

Precisamos aprender a apreciar o tédio e o ócio, e parar de buscar prazer constante em todas as áreas de nossas vidas. Seja através de telas, internet, comida, álcool ou comprimidos, essa busca desenfreada por prazer apenas nos afasta do equilíbrio e da verdadeira felicidade. Ao compreender as lições de equilíbrio apresentadas no final do livro, pretendo aplicá-las em minha vida e relê-las sempre que necessário para me lembrar da importância de buscar um estilo de vida mais equilibrado.
comentários(0)comente



Breno Vasconcelos 12/03/2024

Nação dopamina
Nação Dopamina é um livro escrito pela Dra. Anna Lembke, uma psiquiatra especializada em medicina do vício. No livro, Lembke explora a crescente epidemia de dependência química e comportamental na sociedade moderna, destacando o papel central da dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e recompensa.

A autora argumenta que vivemos em uma cultura que promove a busca incessante por prazer imediato, levando muitas pessoas a se tornarem dependentes de substâncias como drogas, álcool, alimentos processados, jogos de azar, tecnologia e pornografia. Ela examina como a tecnologia e a mídia social, em particular, contribuem para a liberação excessiva de dopamina no cérebro, criando um ciclo vicioso de recompensa e compulsão.

Lembke também investiga o papel da indústria farmacêutica na promoção do uso indiscriminado de medicamentos que afetam a dopamina, como os opioides, e como isso contribui para a crise de opioides nos Estados Unidos.

Ela oferece insights valiosos sobre como podemos repensar nossa relação com o prazer e a gratificação instantânea, a fim de promover uma vida mais equilibrada e saudável.
comentários(0)comente



amotsix 12/03/2024

Leitura fluida e extremamente importante
A autora tem a capacidade de ?traduzir? a literatura científica em histórias com as quais nos identificamos, o que tornou a leitura do livro extremamente cativante.

Além disso, algo que me chamou a atenção foi como assumir a nossa vulnerabilidade e impotência diante dos vícios que nos chamam a atenção é importante, ao invés de fingir que estamos sempre um nível acima deles.

Livro cheio de insights que vão ficar na minha cabeça por um bom tempo.
comentários(0)comente



Janaina.Michele 12/03/2024

O livro é estupendo!
Fala sobre encontrar o equilíbrio entre o sofrer e o prazer.
O livro possui grandes metáforas fáceis de entender, assim como diversas experiências ímpares que nos trás diversas reflexões.
comentários(0)comente



Mariana 09/03/2024

MUITO BOM! É um livro denso, exige atenção, porque tem MUITO conteúdo e faz a gente refletir muito sobre as próprias questões.
Indico ler com calma. E indico a todos esse livro.
comentários(0)comente



Roberta 09/03/2024

Nação dopamina
O livro trás muitos exemplos e estudos que mostram que a busca incessante pelo prazer é estímulos provoca na mesma intensidade o alto nível de sofrimento e dependência que consiste em algo hormonal para se equilibrar a balança.
Para reverter esse cenário é necessário abstinência e comprometimento com o resultado que se busca. As pessoas também precisam de apoio para criar um ambiente em que possam ser sinceras, vulneráveis e mesmo assim se sintam acolhidas ao expor o pior lado.
O livro aponta sobre consequências de dar telas muito cedo para crianças, o fato de que hoje em dia as pessoas ficam entendiadas facilmente e deixam de ver prazer em coisas simples do dia a dia.
Isso tudo também leva em vários casos a dependência de álcool, jogos, drogas, cigarro e sexo.
comentários(0)comente



Batista 08/03/2024

Quando o excesso traz sofrimento
O livro aborda temas de adição (álcool, drogas, barbitúricos, sexo e redes sociais). Ele ?oferece soluções práticas para lidar com o consumo compulsivo desenfreado num mundo onde o consumo tornou-se o motivo abrangente da nossa vida?.
comentários(0)comente



Fox.017 07/03/2024

Nossa esse livro me abriu muito a mente e saber como é o funcionamento da Dopamina foi muito interessante. Consegui aprender e absorver muita coisa e desejo colocar em prática! ?
comentários(0)comente



isabeleema 07/03/2024

O prazer pode te fazer sofrer
A autora discorre sobre como o prazer excessivo e a incessante busca pela felicidade pode estar relacionada com o sofrimento e doenças da modernidade, como depressão e adicção.
comentários(0)comente



674 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |