_rafaela.duarte 14/02/2024Prazer e SofrimentoRealizei a leitura no carnaval, selecionei esse livro para ler no feriado e completei a leitura em 5 horas e 5 minutos. Gostei muito da escrita da autora, apesar de esperar que as respostas práticas referente a pergunta da capa fossem ?destrinchadas? com mais profundidade no livro.
Vou destacar os 3 principais (dentre muitos outros) aprendizados que tive com esse livro:
1 - O hedonismo (busca pelo prazer) leva à anedonia (incapacidade de desfrutar do prazer).
No livro, a Dra. utiliza a metáfora de uma balança de prazer-sofrimento para exemplificar essa questão. Dizendo que quando buscamos o sofrimento, temos prazer e o contrário também. Exemplo: atividade física.
2 - Autocomprometimento cronológico
A autora relata sobre o ?autocomprometimento? como parte fundamental para o processo de entender o excesso de prazer e o que fazer para mudar.
Ela cita 3 tipos de autocomprometimento, destaco o autocomprometimento cronológico. Ou seja, ao invés de guardar o celular longe, por que não pensar em ? só vou usar depois do café da manhã ? ou ? só vou jogar videogame depois das 18:00 da sexta-feira ? achei muito interessante essa perspectiva.
3 - Citações e experiências pessoais.
Um dos pontos que me chamou atenção no livro, é o fato de que a todo momento a autora utiliza experiências pessoais, ou seja, ela mesma passa por algumas situações, e desenvolve o processo de desconstrução desses pontos pessoais. Achei maravilhoso para criar intimidade e autenticidade com o leitor. Além disso, temos a citação de alguns livros e filmes pertinentes
Exemplo:
Serenity - a luta pelo amanhã (filme)
Admirável mundo novo (livro)
Conclusão: recomendo para todos aqueles que buscam uma base no assunto, creio que serão necessárias pesquisas para além do livro, mas é ótimo!