Slytheus 18/11/2024Uma indicação ótima de Bill GatesPara começar, preciso dizer que eu desconhecia esse livro, de alguma forma, que não lembro qual, fiquei sabendo que era um dos livros lidos pelo Bill Gates e recomendado pelo próprio e por ironia do destino, era um dos livros disponíveis na feira de 10 reais de frente ao meu antigo trabalho, e decidi arriscar.
Aqui está uma história de caminho e perseverança. Cada personagem aqui, tinha um potencial a ser alcançado e um sonho a ser conquistado. A princípio, temos dois personagens como protagonistas: Emmett e Billy. Dois irmãos que acabaram de perder o pai e que decidem ir em busca de sua mãe que os deixaram anos atrás. Vale lembrar, que Emmett passou parte de sua vida em um reformatório juvenil, e é onde, conhecemos outros dois protagonistas do livro: Wolly e Duchess. Cada qual, com um foco dentro dessa narrativa, e cada qual, com um passado conturbado que levou cada um para aquele reformatório em Salinas. Com o decorrer da narrativa, aos poucos vamos descobrindo o motivo para que cada um deles tenha passado pelo lugar. O maior embate do livro, é entre Emmett e Duchess, os dois são como cara e coroa, preto e branco, arroz e feijão. O autor dá espaço para que ambos personagens tenham seu ponto de vista dentro do livro, para que possamos ver a diferença de cada um deles. Enquanto, Emmett é o nosso herói todo perfeitinho, Duchess, é o nosso personagem detestável, que acaba estragando os planos dos irmãos.
No começo do livro, vemos Emmett e Billy, traçarem um plano de viagem para encontrar sua mãe. Porém, não esperavam que tivessem que contar com os dois colegas de Emmett na viagem. Logo, por vários motivos, seja desses colegas, seja por si próprio, cada um vai perdendo o foco planejado e vai se traçando outra rota diferente. Emmett, é o que mais sente isso, era quem estava decidido a seguir a meta estabelecida e passou por vários percursos que não estavam previstos.
O livro em si, é gostoso de acompanhar, porém, é extenso demais, logo após um determinado momento, eu achei que o autor prolongou demais a história, fazendo ter vários detalhes que não tinham muita função no livro. É um livro de aventura, que não precisa ter toques de fantasias para serem vividas. O final foi um pouco decepcionante, porém, se excluir ele e ficar com o penúltimo, o livro tem um final bom, o final dando certo para os irmãos protagonistas. Nas últimas 70 páginas, o autor pesou a mão e foi o que fez o livro não ter sido 5 estrelas para mim, porém, gostei muito de me aventurar junto com esses personagens.