Amy_Lilith 14/11/2024
(TODOS) os livros tem um poder extraordinário!
Primeira vez me aventurando na literatura japonesa (sem ser mangá, claro)
No início achei estranha a tradução, mas depois fui me acostumando.
Eu confesso que me interessei por causa da sinopse! Porque eu vi no Rintaro inúmeras coisas em comum comigo mesma! Pois, quando eu era mais jovem, também passei pela experiência de ser uma "Hikikomori" ? após concluir os estudos do ensino médio, passei seis anos isolada voluntariamente da sociedade.
Então, eu entendi o personagem. Sua indecisão, falta de coragem, receio, tudo enfim... Suas dores em algum momento foram as minhas próprias dores, então era quase impossível não sentir empatia por ele!
Assim como ele, eu também amo os livros! Eu os amo desde a adolescência e, não por acaso, acabei trabalhando numa biblioteca!
Enfim, no geral eu gostei do livro! Só senti falta de um maior aprofundamento nas personagens. Adoraria ter conhecido mais sobre a Sayo e o Akiba, ou mesmo sobre a tia do Rintaro ? mulher interessante que espalhou luz e calor nas cenas em que participou.
No entanto, apesar do enredo comovente, uma coisa que me desagradou, foram as críticas aos livros que não são considerados " os clássicos" da literatura. Ao meu ver, o autor foi meio arrogante aqui.
Todos os livros, independente do gênero literário a qual pertencem, possuem SEU VALOR. Mesmo os mais singelos, os que possuem leitura "fácil" ou aqueles que foram simplesmente feitos para "entreter" não importa...
Todos eles têm Almas! E todos eles são igualmente capazes de tocar os corações daqueles que se interessam pelo que suas páginas têm a dizer...
Dito isso, meu veredicto final é 4.0 estrelas ?
Um bom livro, mas poderia ter sido melhor. Afinal, se só de clássicos vivessem os leitores, jamais teríamos chegado neste!