Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra Lygia Fagundes Telles




Resenhas - Ciranda de Pedra


697 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Michela Wakami 24/05/2023

Razoável
Gostei mais da primeira parte, a segunda não me cativou.
A personagem principal, sofre muito com o descaso e abandono da sua família, em muitos momentos as minha lágrimas rolaram e eu verdadeiramente me compadeci dela.
Acho que o final não poderia ter sido diferente.
Mas esperava mais do enredo.

Lygia Fagundes Telles, realmente não é uma autora que me faz ter vontade de ler mais dela, e olha que eu fui insistente.
Claro que em outras obras dela, li alguns contos que eu simplesmente amei, mas foram pouquíssimos.
Carolina.Gomes 25/05/2023minha estante
Eu adorei ?


Michela Wakami 25/05/2023minha estante
Que legal, Carolina. Fico feliz.????


Eva 27/05/2023minha estante
Acho que a sua experiência com Lygia foi um pouco parecida com a minha e Dostoiévski, e eu insisti. Dei uma pausa do autor e ainda espero voltar a ler no futuro. Faz parte.
Gosto bastante da Lygia.




Lelouch_ph 21/05/2023

Não esperava que eu fosse gostar tanto.
Sabe aqueles livros nacionais que você compra simplesmente pela vontade de dar uma força mínima ao que é produzido aqui? Foi essa a situação e acho que por conta desse livro eu comecei a procurar mais referências nacionais para minha escrita acadêmica e profissional. Pois bem, aqui temos um romance que é de longe meu estilo de romance favorito, embora não tenha lido tantos, o romance de formação. Neste estilo literário temos um personagem que vamos conhecer seu círculo social, seus medos, traumas, infância, ambições e por fim o problema que precisa superar para que de fato se torne um adulto. Nossa protagonista Virgínia, que é uma garota que por ter nascido filha de uma traição, foi forçada a viver em uma escola para garotas de freiras, por praticamente toda sua infância e adolescência, para que pudesse fugir do caos que sua família estava. Seu pai, o que foi traído e a criou desde o nascimento, mesmo que divorciado da mãe da garota, a afasta pois de certa forma a culpa pelo falecimento da ex-esposa que definhou por problemas psicológicos e depressão, além disso o médico que tratava sua esposa desde o início do tratamento era a pessoa com quem ele foi traído. O médico nutria um amor imenso pela garota e sua mãe, mas após perder a amada o mesmo comete suicídio pois se culpava pelo ocorrido. Após estes acontecimentos é que ela de fato é presa. Mas isso são somente a base de nossa história, a história de fato começa quando a garota se forma na escola ela é liberada para sair de lá. E a partir daqui conhecemos seus irmãos, e os amigos de seus irmãos, que em sua infância basicamente a viam como um problema e estorvo e após vê-la com muito conhecimento, basicamente aprovada em uma universidade e pronta para seguir sua vida (enquanto eles estão presos em relações que odeiam por status, obrigação ou troca), percebem como a mesma é uma pessoa interessante. O dilema de nossa protagonista é descobrir se deve ou não se culpar pelo passado e pela maneira como foi tratada e afastada. Ao mesmo tempo existe a questão de resolver a situação com seu "pai" que também não se sente confortável em encará-la. A obra gira em torno dela conhecendo as pessoas que sua antiga família se tornou, e se quer ou não fazer parte disso. Pode parecer uma trama simples, mas a leitura fluída e a maneira como se é cativado pelos personagens sustenta o interesse. E a coragem da autora de tocar em certos assuntos e tabus também merece crédito, em 1960 ela toca em locais que poderiam destruir sua carreira, mas pelo contrário, o livro é premiado extensamente e a crítica o valoriza. É até estranho afirmar isso, de verdade. Uma obra com várias facetas que posteriormente merece uma análise mais profunda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luciana 09/05/2023

Final surpreendente
É um romance de formação da protagonista e, em alguns momentos, achei que parecia um fluxo de consciência (perdoem-me se falei muita bobagem). Gostei bastante do final, é otimista e à frente do seu tempo.
comentários(0)comente



Daniele Freitas Pacheco 07/05/2023

Um romance de formação, no qual acompanhamos o crescimento da personagem principal. A escritora envolve os personagens de uma forma psicológica, descrevendo suas ações, personalidades, desejos, medos... Fazendo o leitor refletir de uma forma profunda em muitos momentos.
comentários(0)comente



thai 06/05/2023

Eu, virgínia
De prosa espetacular, meu amor por Lydia e suas histórias só aumenta após a leitura dessa.
Ciranda de pedra nos conta, visto a categoria de romance de formação, o crescimento linear de Virgínia. Sua relação com os parentes, as irmãs e a vida. Sentindo-se descolada da realidade que a circunda, a menina passa por transformações consequentes até, finalmente, entender que a única constante em sua vida é aquela da qual tenta fugir: ela mesma.
Com o passar das páginas, e com final acalentador, sinto completude incompleta em virgínia, e isso me traz conforto.
comentários(0)comente



Leonardo Bezerra 03/05/2023

Primeiro romance que li da autora e fiquei encantado em como ela conseguiu entregar todos os elementos de um romance de formação de forma tão exemplar em tão poucas páginas. Juntando isso ao meu fascínio com personagens em crise, é um livro deliciosamente bem escrito e que te faz sentir as emoções da personagem, acredito até que ainda que não esteja passando pelas mesmas coisas.
comentários(0)comente



najuliass 02/05/2023

"A metamorfose! Livrar-se do casulo, romper aquele tecido de vivos e mortos, fugir! Por que ser fiel consigo mesma se nada permanecia? Nada"
comentários(0)comente



Mikaela 29/04/2023

"Mais importante do que nascer é ressuscitar"
Um livro arrebatador com uma narrativa surpreendente cheia de metáforas. Fico feliz de tê-lo lido somente na idade adulta porque se fosse mais nova tentaria devorá-lo de uma vez sem perceber os detalhes. E Ciranda de Pedra é tão incrível nos seus detalhes que eu parava a leitura só pra ficar refletindo em alguns momentos.

Mas a história é envolvente também. Virgínia é uma criança solitária e imaginativa que vive marcada pelo escândalo da traição da mãe e a vida separada das irmãs. Após voltar a morar com o pai, um acontecimento muda a sua vida para sempre. Na segunda parte da história, vemos Virgínia no começo da idade adulta tentando superar o passado e o trauma de ser sempre excluída.

A história é carregada de temas polêmicos para os anos 1950 (e até para hoje) sendo tratadas com sensibilidade na obra em uma narrativa ágil e curta. Recomendo bastante, mas só leia se estiver num momento para sentar e apreciar.
comentários(0)comente



Belluci0 29/04/2023

Um românce fabuloso!!
Lygia Fagundes foi uma descoberta sensacional, a autora de diversos contos lançou o seu primeiro românce em 1954, " Ciranda de pedra ", sua estreia foi aplaudida pela alta crítica de São Paulo e com motivo. O livro acompanha a perspectiva de Virgínia, uma criança muito lúdica, que enfrenta a triste realidade de pais "divorciados". Ao longo do livro a autora destrincha os sentimentos da protagonista com erudição. Após a separação de seus pais Virgínia vai morar com sua mãe enquanto suas duas irmãs, Ótavia e Bruna, continuam com seu pai, o rico advogado Natércio, no decorrer da narrativa a sensação de exclusão, abandono e isolamento sonda nossa persoagem, que com uma imaginação fértil tenta contornar as provações da vida. Com uma escrita magistral a autora, Lygia Fagundes, nos envolve em uma história de inveja e negação que fica marcada em nossos pensamentos.
comentários(0)comente



xxxray 27/04/2023

"Veja bem, triste não é o que possa vir a acontecer... A morte, por exemplo. Triste é o que está acontecendo neste instante. Ela tem a cabeça doente, o coração doente. E não há remédio. Só o sopro lá dentro é que continua perfeito como o espelho antes de cair no chão."
comentários(0)comente



stmgia 23/04/2023

Ciranda de pedra
Um conto interessante, o livro me fez refletir sobre as fases da vida, a saída da infância para a ida da adolescência para a entrada da vida adulta.
comentários(0)comente



felipe.gugel 22/04/2023

Pensei numa palavra para definir esse livro. Acho que "aconchegante" é uma boa palavra. Foi uma leitura gostosa. Adorei ler Lygia.
comentários(0)comente



Adriana 16/04/2023

?A distância mais curta entre dois pontos pode ser uma linha reta, mas é nos caminhos curvos que se encontram as melhores coisas.?
comentários(0)comente



Joelmy 10/04/2023

Sublime, dostoievisk tentou mas Telles que fez melhor
Simplesmente o melhor romance de formação que li até agora, belíssimo. Esse ano fiz escolhas ótimas de leitura kkk
comentários(0)comente



697 encontrados | exibindo 256 a 271
18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR