brubolochio 26/02/2024
Não surpreendeu, mas também não decepcionou.
A Ali tem a fórmula dela que dá certo. Esse livro é mais um resultado da fórmula. Farofona, romance bem clichê, mulheres dentro da ciência, personagens que se odeiam (ou acham que se odeiam) e não conversam, e hot. Diferente de "Hipótese do amor" e "Razão do amor", os outros dois que li, senti que o ápice desses contos era justamente a parte hot, o que é meio triste quando se quer ler um romance slow burn. Mas entendo que são contos, e não dá pra se aprofundar tanto assim em várias questões em 100 páginas.
Faz 1 ano que não leio nada a Ali, por escolha. Adoro os livros dela, mas eu sinto que tenho que estar na vibe, e ler dois seguidos, como fiz da última vez, é mais do mesmo. Como eu tava com saudades de um romance clichezão peguei esse aqui e funcionou pra mim nesse momento. Era tudo que eu queria para dar uma pausa nas leituras dramáticas e algo bem levinho no meio do caos da vida. Se é o que você busca, esse é pra você.
O que achei diferente nesse foi acompanhar 3 romances, de 3 amigas. Eu não sabia que eram 3 amigas e que os contos se conectavam em alguns momentos. Até por isso, leia na ordem! Gostei mais do conto da Mara, mesmo que o plot em si seja surreal de absurdo pra mim. O da Hannah era o que tinha mais potencial, mas sinto que todo esse potencial foi desperdiçado completamente. Primeiro que é a primeira vez que temos uma personagem bi, e mesmo assim o par romântico dela é um homem. Pra mim, a Ali perdeu a chance de inovar. E a segunda coisa é que esperava taaanto por cenas melhores no barco... um cenário completamente diferente, explorado em 2 páginas. Triste. A Sadie foi minha personagem favorita, mas o conto dela é bem linear.
Como sempre, não é o livro que vai mudar sua vida, gerar reflexões, que tem um plot twist incrível, etc. Essas coisas todo mundo que já leu algo da Ali sabe. As vezes a gente quer mais do mesmo. Ele definitivamente não é o melhor da autora, os personagens masculinos são mega superficiais, e falta muito o lado acadêmico comparado com os outros. Mas ele também não decepciona, é exatamente tudo que se espera dos livros da Ali. Isso pode ser bom ou ruim.
Só um adendo a uma coisa que me incomodou horrores nos 3 contos: a forma como a Ali parece achar que tomar pílula anticoncepcional substitui o uso de camisinha. Ainda mais quando a pessoa não é sua parceira!! E mesmo que fosse, não é só uma gravidez que estamos tentando evitar, né? Me preocupa principalmente quando sei que esse livro é lido muito por jovens com hormônios. Usem camisinha!
(Se você já leu os contos separados, e está querendo comprar esse livro por causa do capítulo extra, eu particularmente acho que não vale a pena. É um capítulo bem bobinho.)