The Conjure-Man Dies

The Conjure-Man Dies Rudolph Fisher




Resenhas - A morte do adivinho


102 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Ricardo Tavares 18/11/2024

A morte do adivinho
Sinopse da editora:
"O corpo de N'Gana Frimbo, peculiar adivinho do Harlem, é encontrado sem vida na sua sala de consulta. Para investigar o caso, não há ninguém melhor que Perry Dart, um dos mais famosos detetives da região, e o dr. Archer, o médico que mora do outro lado da rua. Os principais suspeitos são Bubber Brown e Jinx Jenkins, jovens que só querem fugir da mira da dupla. Agora, sua única saída se torna iniciar as próprias buscas paralelas, mas nem eles nem Dart e Archer esperavam o que viria a seguir. "

MINHA OPINIÃO
Esse livro faz parte da coleção O Clube do Crime, da editora Harper Collins. A proposta da coleção é resgatar livros policiais clássicos há muito fora de catálogo.

A morte do adivinho tem uma característica mais interessante:
o autor e os personagens são negros.
No início do século XX isso era uma raridade, a maioria dos romances policiais apresentava protagonistas brancos e seus autores também eram da elite branca.
Rudolph Fisher foi um dos pioneiros na inclusão de personagens negros como protagonistas em histórias de investigação criminal. Infelizmente o jovem escritor morreu muito cedo, embora tenha deixado vários contos, escreveu apenas dois romances.
Esse livro também pode ser incluído na nova onda de terminologia para histórias de investigação onde o crime não é "sanguinolento", não há descrições chocantes e a trama se concentra mais no comportamento dos personagens, pois o crime em si é apenas o estopim da história, o que se destaca é a investigação dos suspeitos em detrimento de como o crime foi executado.

Estamos falando de Cozy Mystery, a denominação que indica um "crime aconchegante", isto é, um homicídio que não tem muito sangue, muita violência, não é chocante. E a investigação irá explorar a relação entre a vítima e os suspeitos. A ação também ocorre em um ambiente fechado, com poucas pistas e testemunhas.
A morte do adivinho é um romance de investigação criminal que se concentra no detetive Dart, um sargento da polícia que investiga a morte suspeita de um adivinho no Harlem do início do século XX.
Ao seu lado teremos também um médico (profissão do autor) que ajudará o detetive a desvendar o crime, juntamente com um detetive amador.
A trama é bem construída e os personagens são interessantes por representarem os moradores do Harlem e serem majoritariamente negros.
Atualmente temos vários personagens negros como protagonistas, no cinema, na TV e na literatura.
Em 2024, a Amazon produziu uma série baseada nos livros de James Patterson, que tem como protagonista Alex Cross, um detetive negro com PHD em psicologia. Alex Cross é personagem de uma série de romances de Patterson.
Há muitos outros detetives negros na força policial e no século XXI já se tornou frequente a presença de homens e mulheres negros em papel de protagonista. Isso é bom demais, pois durante muitos anos fomos bombardeados com policiais brancos, durões e violentos, onde os negros eram meros coadjuvantes e muitas vezes, só eram protagonistas no papel de vilão, nunca eram os mocinhos.
Enfim, gostei imensamente do livro e recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Sarah 17/11/2024

Gostei do livro, foi divertido, mas também achei meio.... brega?! acho que depois de ler tantos livros da agatha christie e de outros contemporâneos, tudo ficou meio comum; não diria óbvio, porque a revelação do assassino ainda me deixou chocada.
comentários(0)comente



Maitê 07/11/2024

A Morte do Adivinho
Demorei 30 millll anos pra terminar mas finalmente consegui kkkkkk. Assim, comprei o livro na Bienal desse ano porque me interesso bastante por suspense, mas ele não entregou pra mim o que estava prometendo. Eu gosto desse gênero literário justamente por conta me sentir ?grudada? aos livros sempre que leio algo assim. Mas esse foi bem entediante. Até a metade não tinha acontecido nada. Então, acontece um plot twist interessante. Aí entra em outra enrolação sem fim, em que cada hora os personagens pensam/ fazem uma coisa diferente, me deixando confusa. E no fim, acontecem coisas interessantes que infelizmente não são bem desenvolvidas e sim corridas.
Parece que o livro foi bem importante pra sua época e os personagens são bons, o que falta é um enredo claro e bem construído mesmo.
comentários(0)comente



Fe Miranda 21/10/2024

Me surpreendeu
É um livro excelente e que vale muito a leitura. Eu comecei a ler com zero expectativas pois apesar de gostar já estava de saco cheio de suspense policial do século XX, os últimos livros da agatha que li já tinham me decepcionado.

Porém esse livro me surpreendeu muito positivamente com uma narrativa muito fluida e com personagens bem intrigantes, confesso que esperava um final um pouco mais mirabolante mas mesmo assim isso não impede em nada a experiência que tive. Me diverti bastante lendo essa história.

Esse livro é bem importante também ser pontuado por tratar de algumas questões raciais durante a narrativa e por ser o PRIMEIRO livro de romance policial publicado por um autor negro, e isso quase 50 anos depois do gênero ter estourado (considerando a data de lançamento do primeiro sherlock holmes).

Recomendo muito a leitura para fãs do gênero.
comentários(0)comente



Theoempalavras 17/10/2024

Meu deus o pior final possível. Tantas maneiras de finalizar isso, a obra perfeita, aí chega o capítulo final e parece que o autor passa mal e não consegue mais imaginar, me sinto muito decepcionado.
comentários(0)comente



senhoracelcius 14/10/2024

Grande ideia
Achei essa ideia do clube do crime muito legal. Não foi exatamente O LIVRO pra mim mas foi um bom romance policial com bons aspectos culturais que eu desconhecia. Foi interessante esse cenário de 1800s. Algumas coisas na tradução me deixaram meio confusa e eu cheguei a procurar o material original para conferir como foi escrito mas não sei se uma tradução "simplificada" teria realmente sido uma melhor ideia. No geral a experiência da leitura foi melhor do que o livro em si.
comentários(0)comente



Lu.Arbigays 03/10/2024

Fantástico pra sua época e importante pra atualidade
A morte do adivinho trás o cenário do Harley e seus habitantes, onde são mergulhados em uma misteriosa morte, um adivinho fora assassinado e a motivação desse crime se torna cada vez mais obscura, assim como a revelação do verdadeiro assassino.
comentários(0)comente



wsx.lipe 02/10/2024

"O culpado é sempre a pessoa menos provável."
Como um bom leitor de romances policiais, confirmo que esse, especificamente, é bom e tem aquele tempero especial.

Um fator que gostei muito na leitura foi o autor misturar todo aquele cenário clássico dos livros desse gênero, junto com misticismo e crenças. Combinação perfeita!!

Sem contar que eu fui enganado pela leitura inteira, quando eu achei que tudo tinha sido revelado e que tava óbvio até demais, o autor me surpreende e me mostra que o culpado era alguém que eu sequer lembrava que estava em algum ponto da história.
comentários(0)comente



Claudia.vivianny 24/09/2024

Amei
Amei muito!! E eu aqui achando Frimbo desinteressante ???

O mistério em si não é tão impactante, mas a escrita é simplesmente fascinante. O autor foi bastante sagaz na forma como conseguiu equilibrar o humor, as particularidades do Harlem, o mistério e as adversidades da época para os personagens (que são negros). Realmente, merece o destaque.

O final? eu realmente não esperava.
comentários(0)comente



Mika 18/09/2024

Foi boa a leitura mas deu ressaca
Eu gostei mas ao mesmo tempo achei arrastado. Teve algumas ideias mirabolantes também durante a investigação que fugiu bastante da realidade.

Obs: acho que esse livro me deu ressaca, depois dele não consegui terminar nenhum outro, faz meses que não paro com um livro. :/
comentários(0)comente



galaxeando 11/09/2024

Livro muito bom!
Amei a experiência de ler esse livro! Ele é engraçado, misterioso e o final me pegou de surpresa. As personagens são todas cativantes a seu próprio modo; a história fluiu muito bem. Pena que a edição da HarperCollins tem alguns errinhos que tiram a gente da imersão... Mesmo assim, recomendo muito!
comentários(0)comente



Marina.Ortolani 01/09/2024

Mistério e mistério
O enredo foi muito criativo e envolvente. O mistério ia para além do assassinato. O que me instigou não foi só a investigação, mas todo o cenário do Harlem da época, o qual o autor quis retratar as questões raciais de forma verdadeira, não faltando o seu toque de humor. Recomendo muito essa leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carol 18/08/2024

Livro bem interessante ainda mais pela questão racial envolvida. Um mistério policial com vários suspeitos, do tipo que gosto!
comentários(0)comente



JAlia.Savioli 16/08/2024

Desfecho inesperado e fundo histórico incrível!
O autor conta uma história investigativa nada óbvia e muito criativa, e tem como fundo uma bela narrativa de como era a realidade do Harlem na época do autor. Recomendo demais!
comentários(0)comente



102 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR