Êxtase & outros contos

Êxtase & outros contos Katherine Mansfield




Resenhas - Êxtase & Outros Contos


150 encontrados | exibindo 136 a 150
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 10


Larissa804 03/03/2024

Um compilado de contos para parar e refletir sobre a vida. Vamos encarar personagens presos em seus próprios delírios, emoções silenciadas, a relação entre a vida e a morte, as diferenças de classes, traições, viver ou sobreviver?

De forma simples tudo vai sendo retratado, na própria ignorância dos profundos personagens. Não é atoa que Katherine Mansfield é uma das mais aclamadas escritoras neolandezas, sendo admirada por Clarice Lispector, Virginia Woolf e muitas outras escritoras marcantes da literatura contemporânea.

A beleza de suas obras é capaz de encantar qualquer um, teremos o feminismo abordado, relações sociais, dentre diversos outros temas através de seus personagens. São contos para serem lidos sem parar do início ao fim, cada história vai te convencer que a próxima que virá é necessária ser lida, de forma frenética e ao mesmo tempo soalha.

comentários(0)comente



Larissa Silva 14/03/2024

Virgínia Woolf invejava a escrita dela
Mulheres como protagonistas de contos aparentemente simples, com coisas do dia a dia mas que trazem muito mais por trás. Trazem as dificuldades, as lutas e as buscas por liberdade e por uma vida digna de ser como cada mulher quiser que a sua seja.
comentários(0)comente



carlineeeee 21/03/2024

Achei todos os contos geniais, os textos complementares também, antofágica meu tudinho
quero ler tudo dessa escritora
comentários(0)comente



heynathsantos 26/03/2024

Os contos exploram a vida cotidiana e os sentimentos das pessoas, como solidão, amor e morte, em palavras delicadas e simples, onde mora a beleza da escrita de Mansfield, a simplicidade que demonstram como os personagens se sentem e transformam cada história em uma leitura única e envolvente que nos faz pensar sobre a vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila 20/06/2024

Me surpreendeu
Eu adorei a escrita da autora, cada conto me surpreendeu de uma maneira diferente. Sempre sob a perspectiva de mulheres, a autora vai construindo narrativas distintas em torno do cotidiano de cada uma delas. Os meus favoritos foram: Êxtase, em que nos deparamos com uma personagem que mistura realidade e projeção (o plot twist do final é surreal); A vida de Ma Parker, sobre o luto e a saudade que reverbera no dia a dia; e Festa no jardim, que trata do contraste entre comemorações e funerais. Apenas leiam!!!
comentários(0)comente



Pr.Thiago 20/06/2024

ÊXTASE
"A única escrita de que tive inveja na vida" ? Virginia Woolf Adorada por Virginia Woolf, Clarice Lispector, Ana Cristina César, entre tantas outras, Katherine Mansfield tem sido uma grande referência para escritoras desde as primeiras publicações. Sua escrita habita o intervalo ? investiga a complexidade dos detalhes. Ao retratar pessoas comuns em situações cotidianas, Mansfield nos mostra nesta coletânea de cinco contos que, mesmo na superfície dos acontecimentos, se escondem conflitos sociais e psicológicos profundos. Em "Êxtase", conto mais aclamado da autora, vemos de perto o descompasso entre o desejo intenso e a realidade, entre vivência e projeção. Também em "Aula de canto" a realidade é capaz de interromper a vida interior da protagonista, cuja emoção é modulada pelo ritmo da música, alternando tons e vibrações. Já em "As filhas do falecido coronel" e "A vida de Ma Parker", as protagonistas têm de lidar com o luto ? no primeiro, duas jovens herdam neuroses familiares e, no último, uma senhora enlutada é confrontada com a necessidade de manter-se impassível ? e lhe resta desabafar com um literato para quem trabalha como diarista. Por fim, "Festa no jardim" encena um contraste da existência humana: enquanto uns dão festas extravagantes, outros conduzem funerais.
comentários(0)comente



missB 11/07/2024

Pra ler e reler ??
É um livro de se ler e reler até as notas de rodapé. A tradução faz jus à escrita de Mansfield, impecável. Li no Kindle, e gostei tanto que reli logo depois os primeiros contos pra pegar mais detalhes. Vou comprar o livro físico, do tanto que eu amei - até devido às ilustrações. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



isa farinacio 20/07/2024

Por que nunca ouço falar dessa autora?? Os contos dela são absolutamente incríveis, fiquei realmente extasiada
São muito reais, parece que estava assistindo as coisas acontecerem na minha frente
Essa edição deve ser linda, as ilustrações ficam bonitas mesmo na versão digital
comentários(0)comente



Elizabeth 22/07/2024

Contos nos quais os personagens principais são mulheres. E através de uma escrita envolvente a autora nos mostra seus sentimentos.
comentários(0)comente



Melina71 10/09/2024

Detalhes nada sutis
?Como é trágica a vida, afinal, nunca estamos todos no mesmo momento: há funerais e há festas no jardim. O que se pode fazer diante do inesperado??
comentários(0)comente



ycualg 06/10/2024

Não sei por que ainda tento ler contos, sempre fico com a sensação de história mal acabada. Mas gostei de todos os contos desse
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale.Lima 01/11/2024

Resenha sobre "Êxtase" e meus dois centavos de reflexão
"Eu intensifico as famosas pequenas coisas então tudo passa a ser verdadeiramente significante" Katherine Mansfield

Esse é o tom dos contos de "Êxtase", de Katherine Mansfield. Uma coleção que explora as emoções e as relações humanas. Com uma escrita sensível, e por vezes até mesmo cômica. Mansfield mostra momentos simples do cotidiano que a partir de um olhar mais atento, revelam sentimentos profundos e momentos de descoberta.


Mas, além da resenha, quero tocar em outro ponto a partir daqui

Acabei de ler esse livro e, com as notas no final explicando a escolha de "Êxtase" para a tradução, acho que finalmente, sem planejar, desvendei um mistério pessoal (rs).

Nunca fui fã de romances (no sentido romântico mesmo), mas percebi que, sempre que leio romances gays, principalmente com personagens masculinos, eu gosto. E não existe um olhar enviesado da minha parte, já que sou uma mulher cis hétero. Algumas dessas obras se tornaram favoritas da minha vida e, enquanto me perguntava por que isso acontecia, percebi que casais heterossexuais quase nunca me transmitem uma profundidade real (com raras exceções).

O que quero dizer é que existe uma heteronormatividade imposta e, muitas vezes, casais héteros se formam mais por hábito, porque é o que ?deve? acontecer, algo esperado.

Em romances homossexuais, especialmente os que se passam em décadas passadas ou em outras épocas, "Existem tantos obstáculos envolvidos ? sociais, culturais, pessoais, de autoaceitação, dogmas religiosos, preconceitos ? e isso se torna ainda mais evidente em relações entre homens. Embora também aconteça entre mulheres, o relacionamento lésbico muitas vezes infelizmente é fetichizado, o que, de certa forma, o torna um pouco mais 'aceito' (entre muitas aspas). Em contraste, o relacionamento entre homens é frequentemente visto como indigno, sujo ou inferior. Por isso, quando duas pessoas apesar de todas essas barreiras simplesmente não conseguem deixar de ficar juntas, é porque realmente existe algo forte entre elas. Algo tão poderoso que muitas histórias de amor heterossexuais não conseguem me transmitir.


É por isso, entre outras coisas, que a literatura é tão maravilhosa. Eu nem estava esperando encontrar algo sobre isso ao ler esse livro, mas, ao ver a nota da tradutora sobre a escolha de "Êxtase", fui pesquisar mais sobre essa tradução e encontrei Tatiany Leite falando sobre o trabalho da tradutora Nara Vidal, que esmiúça essa escolha. Foi como uma confirmação de que minha percepção faz sentido e não é apenas coisa da minha cabeça.

Nesse trabalho, Nara explica por que usou "êxtase" para traduzir bliss, uma palavra que não tem tradução equivalente em português. Ela cita outro autor da seguinte forma:

"Uma citação interessante de Christopher Isherwood estabelece a diferença entre bliss (êxtase) e plain happiness (felicidade). O narrador passa a ter a sensação de que o termo 'felicidade' está mais relacionado a relações heterossexuais, enquanto 'êxtase', que é mais violento e 'sensacional', não é apenas uma sensação de felicidade; é aquilo que uma pessoa busca em relações homossexuais (algo que não é propriamente deste mundo?)."

E é isso, minha gente!
comentários(0)comente



150 encontrados | exibindo 136 a 150
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR