spoiler visualizarGabriela.Blasifera 24/07/2024
Melhor leitura da minha vida.
Eu nem sei como começar essa resenha. Esse livro me surpreendeu em absolutamente tudo. Gênero, plot twist, final. Tudo.
Eu li a sinopse e quis me aventurar nele, sabendo que seria uma alto fantasia gótica, com romance sáfico.
O que eu não esperava, é que além dessa descrição, esse livro é a definição de uma história sádica, doentia, e sangrenta. Que nos mostra uma visão totalmente madura e perturbadora do quê um ser humano é capaz de fazer por ganância.
Elena, a protagonista, se colocava como vítima de todas as situações, por ter tido uma vida difícil, uma relação péssima com a mãe, um sobrenome destruído. Por ser uma garota gorda, que era baseada apenas nisso.
Mas a Elena é corrompida. Invejosa. A protagonista mais doentia que eu já me deparei. É gananciosa em um nível que é incapaz de mostrar do que é capaz para chegar ao topo, mesmo até para si mesma.
Cecília e Margot, não eram muito diferentes. Falsas, razas, ambiciosas. A amizade das três se baseava em traições dos piores níveis. Tudo para ser a número um. Mas ainda sim, Elena era incapaz de abandoná-las. Porque nunca suportou a solidão.
Elena prefere ser humilhada do que passar um dia somente com a própria companhia, porque ela se odeia e vive só por uma função. A música, a magia.
E mesmo odiando todos os personagens, PRINCIPALMENTE a Elena, eu não conseguia ver outras possibilidades para ela a não ser aquelas. E isso era desesperador. Saber que a Elena é um monstro, mas ainda sim entender os motivos dela, fizeram eu duvidar do meu próprio caráter. Da minha própria sanidade.
Já Eco, é a parte ainda mais obscura da Elena, a parte que não se importa em se manifestar. Eco é gananciosa, possessiva, é medonha, manipuladora. É capaz de tudo para conseguir o quê quer, e não sente remorso.
Já Theodora, é o ponto de luz dentro dessa história corrompida de sujeira. É doce, prestativa, ingênua. Saber o quanto ela amou a Elena, mesmo com tantas circunstâncias, faz dela a personagem mais empática.
Mesmo torcendo para ela, de alguma forma, curar toda a ira da Elena, eu sabia que era impossível.
E nossa, ela mereceria tanto.
O livro toca nas partes mais obscuras da mente humana, que talvez até mesmo nos torne animais.
Não é uma história para qualquer um. Tem mortes brutais, abuso sexual, menção de suicídio.
Definitivamente uma história adulta. Sombria. Tem que ter estômago, sanidade.
A escrita é extremamente rica de detalhes, uma linguagem coloquial na medida certa em relação a época. Desenvolvimento incrível. O plot twist foi impecável. Eu jamais imaginaria aquilo. Mas mesmo tendo ficado para as últimas páginas, não impediu a história de ser extremamente movimentada. Tem frases impecáveis, marcantes.
Cenas brutais em um nível de embrulhar o estômago.
É envolvente, exótico, macabro, íntimo.
As cenas de sexo são bem macabras, para combinar com todo o contexto de literatura sombria, gótica. A fantasia extremamente rica em detalhes. A magia descrita de forma impecável.
Minha única crítica é que eu acho que o plot twist foi entregado de forma muito veloz. Em poucas páginas, uma chuva de informações, que se o leitor não prestar atenção, ele perde toda a imersão.
Tirando isso, eu amei. Se tornou meu livro favorito. Diferente de tudo que já lí. Profunda, imersiva, com um final injusto, mas compreensível, levando em conta todo o contexto.
Elena fugiu tanto da solidão, mas foi nela que acabou.
Minha única pergunta é: a Glória valeu a pena?
Se eu pudesse dar nota mil, eu daria. Indico. Mas já aviso que não é uma leitura para qualquer um. É uma literatura bem diferente e grotesca.
Giu Domingues, você foi brilhante.
"? Eu sou você. Sou seus desejos, seus anseios, sua ambição."