Ana Clara Monticelli 15/11/2022
Senhor das Moscas
Um grupo de crianças, especificamente meninos, ficam presos em uma ilha após seu avião cair e precisam traçar estratégias para poderem sobreviver.
Uma das primeiras coisas que eles fazem é definir um chefe, alguém pra liderar e dar ordens do que precisa ser feito, e um dos meninos mais velhos foi escolhido por meio de votação para ser o líder deles.
No começo, tudo era uma festa para aquelas crianças, o que seria melhor do que uma ilha paradisíaca só para eles, sem a presença de adultos chatos que só incomodam? Realmente, parecia ser um sonho, mas com o passar do tempo, as relações entre os meninos foram se deteriorando e a selvageria tomou lugar.
Senhor das Moscas foi um dos livros que eu mais sofri pra ler, não porque a linguagem era rebuscada ou porque tinha palavras difíceis, mas sim porque é um livro extremamente cheio de DESCRIÇÃO, principalmente descrição da natureza, da praia, da árvore, da pedra, do morro, da areia... Descrições desnecessárias e que me faziam parar a leitura toda hora pq eu simplesmente não aguentava mais ler tanta encheção de linguiça e foi isso que atrasou essa leitura por meses.
O livro é bom? É sim, tem uma boa mensagem, traz reflexões sobre o que o ser humano é capaz de fazer, e acaba sendo mais impactante por serem apenas crianças, porém eu acho que só começa a ficar interessante lá pro final, onde as coisas realmente começam a acontecer, sabe?
Os personagens: a maioria eu achei detestável, com exceção do Porquinho, porque aparentemente era o único sensato lá, e por isso mesmo era desprezado por todos...
Enfim, quem sou eu pra falar desse livro? Não sou crítica mas expresso aqui apenas a minha opinião e o que eu senti lendo o livro, que não funcionou muito bem pra mim mas que pode funcionar pra você, então leiam e tirem suas próprias conclusões :)