Senhor das moscas

Senhor das moscas William Golding




Resenhas - O Senhor das Moscas


2641 encontrados | exibindo 1036 a 1051
70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 |


ToniBooks 28/07/2024

Tudo é só uma questão de classe
"O Senhor das Moscas" de William Golding, antes de ser um clássico da literatura ficcional, é um ensaio sociológico. O autor, com seus meninos sobreviventes numa ilha remota do Oceano Pacífico, trás à tona uma série de aspectos que permeiam qualquer sociedade dita civilizada, principalmente a questão sobre a legitimação do poder e o carácter cogente das leis como instrumentos essenciais na pacificação das relações interpessoais. Além disso, é uma leitura bem agradável, com personagens esféricos e um enredo dinâmico.
comentários(0)comente



Thays 28/07/2024

Uma leitura atemporal, vai prescurtar sobre a convivência humana e independente de qualquer situação como ela se molda a uma organização de sociedade.
comentários(0)comente



Dizinha3 26/07/2024

Não estava esperando muito do livro, achei que seria chato, enfadonho.. Mas foi uma experiência no mínimo interessante. O autor tem uma escrita fácil, um pouco repetitiva, mas simples. Confesso que fiquei com ranço dos meninos do inicio ate o fim, ate porque eles ja chegam com aquele senso de superioridade perante aos outros, comportamentos ruins que só vão aumentando e aflorando ate o final do livro. O final foi leve para o que eu esperava que acontecesse. E te faz pensar quem você seria se estivesse numa mesma situação.
comentários(0)comente



Sindoval 25/07/2024

Uma jornada incrível em direção à natureza humana.
Uma história escrita há exatamente 70 anos e que se mantém atual, retrato fiel e angustiante da natureza humana e da forma como nos organizamos em sociedade. A história se desenrola de forma até calma no início e vai tomando forma e velocidade até culminar em um final eletrizante que me fez até prender a respiração. Imperdível.
comentários(0)comente



fahfah1998 24/07/2024

Que o Senhor das Moscas mantenha-se afastado
Uma amiga havia me indicado ?O Senhor das Moscas? há anos, porém somente agora, aos 26, resolvi abrir essas páginas. Pra mim, era uma história de crianças, para crianças, com talvez alguma moral que pudéssemos tirar dela e algumas reflexões que adultos teriam ao ler tal história de crianças, para crianças.
Me enganei.
Não é uma história de crianças, tampouco para crianças.
Golding, em uma jogada de mestre através de uma descrição profundamente detalhada, minuciosamente calculada e preparada para que nosso imaginário possa desenhar com os mais perfeitos traços cada paisagem, cada garoto, cada pedacinho da espuma das ondas do mar, consegue criar uma história que cirurgicamente cava as maiores profundezas do Eu e escracha a falta de humanidade da sociedade quando submetida a situações excepcionais. E fica o questionamento: o quão excepcional a situação precisa ser para fazer o ser humano mostrar seu lado real, verdadeiro, animalesco, o mais monstruoso de suas profundezas?
Talvez Simon tenha descoberto isso quando conheceu o Senhor das Moscas. Infelizmente, ele o conheceu.
Não é uma história de crianças. E no paraíso das crianças perdidas, quem seríamos? Ralph? Jack? Porquinho? Como sobreviveríamos? Será que sobreviveríamos? Será que em algum momento conheceríamos o Senhor das Moscas?
E quando a concha soasse, qual seria nossa atitude?
Pessimismo ou realidade?
E para finalizar, faço aqui menção honrosa aos 2 últimos capítulos da história, em especial toda sequência da fuga de Ralph, tão bem descrita e tão bem detalhada que torna impossível que deixemos as páginas do livro antes do desfecho final. E terminamos, junto com Ralph, aos prantos. Ao mesmo tempo que o livro me deixou extremamente abalado, reflexivo, pessimista, também me fez querer voltar ao início (com a sensação de que leria uma história de meninos perdidos em uma ilha?).

?E no meio deles, com o corpo imundo, o cabelo emaranhado e o nariz precisando ser assoado, Ralph chorava o fim da inocência, as trevas do coração humano, e a queda no abismo do amigo sincero e ajuizado chamado Porquinho.?
comentários(0)comente



Vinicius.Caselato 24/07/2024

O senhor das moscas
É uma leitura fácil mesmo os personagens sendo irritantes, mas por serem crianças da para perdoar, não achei ruim mas não me marcou muito também
comentários(0)comente



Jenner Azevedo 19/07/2024

Achei chato
Poderia escrever só ?achei chato? mas o skoob não deixa colocar uma resenha de 2 palavras. Então mesmo com preguiça de falar sobre esse livro, la vai? O livro ?O Senhor das Moscas?, de William Golding, é amplamente considerado um clássico, mas também tem suas críticas. Ele retrata a queda na barbárie de um grupo de meninos em uma ilha deserta. Os personagens são simplificados em tipos previsíveis, como Ralph como o líder civilizado e Jack como o instinto primitivo. A visão determinista sobre a natureza humana parece simplista e pessimista, enquanto o estilo de escrita pode parecer pesado e datado para leitores contemporâneos. Além disso, a trama tem momentos previsíveis e a discussão sobre civilização versus barbárie poderia ser mais complexa e matizada. Apesar de seu status cultural, esses pontos limitam sua profundidade para alguns leitores.?
comentários(0)comente



Natalia 08/07/2024

Impactada
Fui atingida pela brutalidade retratada no livro ao ponto de um mau estar físico.
Leva a uma reflexão importante sobre a maldade e sua origem.
comentários(0)comente



bisoares 10/07/2024

Fui ler com expectativas baixissimas em leitura conjunta e passei a leitura inteira confusa dos meus sentimentos. é uma história visceral, que nos leva a pensar muito sobre ate onde o ser humano pode chegar e onde o poder pode nos levar. foi interessante conhecer essa mundo
comentários(0)comente



Yasmin 10/07/2024

Atemporal
A narrativa do livro vai se conduzir a partir de uma sociedade de crianças que se tornaram selvagens após um acidente aéreo, eles caem em uma ilha e tentam a sobrevivência nesta. No começo eles levam tudo como uma brincadeira mas no desenvolvimento da história os extintos selvagens se afloram, podemos aí observar uma predisposição para algo que no livro em minha perspectiva é retratado como uma ?natureza humana?, isso acontece a partir de uma luta de egos e crenças dos dois meninos ?Jack? e ?Ralph? que lutam pelo lugar de liderança na ilha, Jack se volta para um lado agressivo, opressor e desenvolve um lado assassino o que torna a história mais sombria e nos faz enxergar o quanto podemos ser seres não tão racionais e nos deixarmos agir por emoções impulsivas e individualistas em situações extremas, por outro lado vamos ter Ralph que toma uma postura de líder de forma imediata de uma maneira mais comunitária e racional. Com base nisso vemos o quão atemporal é esse contexto e a reflexão é válida.
Minha problemática é voltada para uma questão de gosto pessoal, demorei bastante pra terminar uma leitura tão curta porque não senti uma conexão tão forte com os acontecimentos passados e esperava algo mais impactante referente ao ?monstro?, e ao desenrolar da história que julguei muito massiva em certos momentos, o final do livro me fez da uma estrela a mais.
comentários(0)comente



Ig0r 10/07/2024

Intenso e Perturbador
Acabei de terminar o livro e posso dizer que estou bem atordoado. Tenho poucas palavras para fazer essa resenha.
O livro começa direitinho, com as crianças brincando entre si e sobrevivendo. No entanto, depois de alguns “eventos” que ocorrem na trama, o grupo de crianças fica dividido em duas tribos. Da metade para o final, a loucura toma conta. O livro é muito doido, gostei demais. Em vários momentos, senti raiva, tristeza, indignação, dentre outros sentimentos. “Senhor das Moscas” é um ótimo livro do início ao fim e me prendeu bastante. Valeu a leitura.
comentários(0)comente



Thi 09/07/2024

Um bando de meninos em idade escolar, sofrem um acidente e ficam ilhados. No início tentam se organizar, mas será que os sentimentos mais primitivos e humanos irão permitir?
comentários(0)comente



gabriel.mileo 05/07/2024

Que livro!!!
O senhor das moscas eu já tinha assistido em um vídeo um influenciador comentando a respeito dele e feito uma análise curta. Quando eu li obtive um outro ponto de vista, e quando finalizei como de costume jogo no YouTube para ver opniões de pessoas que entendem um pouco mais e tem algo a mais pra acrescentar, fiquei pasme!! Não sabia de fato o que significava o ?senhor das moscas? e depois de passar por um dos capítulos mais tensos do livro fui ter noção após ver o vídeo no YouTube a profundidade daquele capítulo! É um livro sensacional, 5 estrelas, uma obra de arte. Vale cada página de leitura! Me prendia de uma maneira que quando percebia estava realmente tenso!
comentários(0)comente



KlerioKleyck 04/07/2024

O que era para ser uma aventura emocionante se transforma em um pesadelo. A selvageria e a violência tomam conta, enquanto os instintos básicos se afloram. Ralph, um menino sensato, tenta manter a ordem e a racionalidade, mas Jack, líder carismático e impulsivo, o desafia, defendendo a força e a dominação.
comentários(0)comente



Pamela.Freire 04/07/2024

A crítica geral é melhor que a história
As temáticas abordadas, a crítica a questões sociais e o contexto histórico da época fazem a leitura valer a pena.

Mas a história por si só não é tão envolvente, além de não fazer o tipo de romance que gosto de ler.
comentários(0)comente



2641 encontrados | exibindo 1036 a 1051
70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 |