O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão Mario Puzo
Mario Puzo




Resenhas - O Poderoso Chefão


576 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Thall 28/08/2019

.
Como fã de séries e filmes de gangster e máfia, me arrependi de ter demorado tanto tempo pra resolver ler esse livro.
A narrativa é fluida e você pode perceber o quanto ele até hoje influencia a cultura pop desse segmento.
Muitas cenas marcantes do filme ficam ainda melhores aqui, e é maravilhoso poder entrar mais profundamente na mente dos personagens, entender melhor como eles funcionam, suas motivações...
Se você é fã de séries como Peaky Blinders, Sopranos, Sons of Anarchy etc e ainda não leu esse livro, leia agora.
comentários(0)comente



Stefanie 27/08/2019

Demorei para ler, mas é um bom livro
Mario Puzo escreve muito bem, me prendeu na história, algumas partes eu achei que não tinham necessidade de estar no livro tão detalhadamente, mas ainda assim é um livro ótimo. Demorei um pouco para terminar porque estava em um momento de ressaca literária. Gostei do livro e é um livro que vou deixar na estante. Vale a pena entrar no universo de Don Corleone.
Neto.Coqueiro 09/01/2020minha estante
A parte que acha que não deveria está tão detalhada é o núcleo de Jhonny Fontane?

Achei o núcleo dele bem extenso, principalmente a história da viúva de Sonny e o médico, para o impacto que tem no final.




Cintia 29/06/2019

Muito intrigante. Aquele livro que você se apega tanto aos personagens que já não importa se é vilão, assassino ou mafioso..
comentários(0)comente



Jenner Azevedo 08/05/2019

Que livro!!!
Escrita envolvente e atual, um verdadeiro clássico!!! Extremamente recomendado!
comentários(0)comente



Beatriz3345 05/05/2019

O chefão, mais conhecido como: O poderoso chefão, é uma biografia imaginária construída por Mário Puzo. Nesse livro acompanhamos toda a história da vida dos Corleone e das pessoas que os rodeiam, uma história repleta de assassinatos, poder, amizade, família e muita estratégia. É um livro maravilhoso, agora só falta assistir os filmes!
comentários(0)comente



Malu 04/05/2019

Vito Corleone conquistou seu império através de seu caráter, era considerado um verdadeiro "homem de respeito" pelo seus admiradores e amigos. Dono de uma sabedoria e inteligência rara, se tornou um Don de grande prestígio, sendo uma das famílias da Máfia mais respeitadas de Nova York. Com o passar dos anos e sucessivas conquistas, Don foi considerado invencível, mas como todo mortal tinha um tempo determinado nesta vida. Sendo assim, Don Corleone se via na necessidade de escolher um sucessor, aquele que irá comandar os negócios da família. Tendo 3 filhos homens, Don teria de escolher qual deles seria o novo Don da família Corleone. Devido a negociações mal resolvidas a família se vê atacada pelos inimigos em conjunto e perde força. Don precisa reunir de todos os seus amigos, familiares e inteligência para conseguir sobreviver ao ataque em massa, salvar seu império e estabelecer seu sucessor antes que tudo esteja perdido.
comentários(0)comente



Polly 03/02/2019

O Poderoso Chefão: uma boa surpresa (#069)
Li O Poderoso Chefão por causa do projeto de leitura #RoryGilmoreBookChallenge, que aliás foi o responsável por trazer a literatura de volta a minha vida (se você ainda não assistiu a essa série, assista!). Tenho que dizer que esse é um tipo de história que eu jamais leria espontaneamente. E que bom que me desafiei com esse projeto, porque essa foi mais uma leitura fantástica que a Rory me proporcionou!

A escrita do Mario Puzo é envolvente e eletrizante, e embora eu não sinta nenhum pouco de prazer em ler sobre histórias violentas (e olhe que essa é realmente cruel), eu não conseguia largar o livro. A trama é muito bem construída, bem amarrada e os personagens são tão bem idealizados, o que nos faz desconfiar que o autor sabia efetivamente como as coisas funcionavam na máfia italiana em solo norte-americano quando resolveu escrever o romance.

O enredo se passa numa Nova Iorque do pós-guerra, onde a máfia das famílias italianas dominava os negócios ilegais. A mais poderosa delas, a família Corleone, que atua no negócio de exportação de azeite e de jogos, tem como chefe Don Vito Corleone, um homem inteligente, frio e estrategista, mas muito justo em seu agir e fiel aos seus. Claro que a justiça do Don não é a mesma das pessoas comuns. A máfia tem as suas próprias leis e é dentro delas que Don Corleone age.

Dono de um grande império, Don Corleone precisa de um sucessor. Sonny, o filho mais velho, é o candidato mais forte para o cargo (e o que mais o deseja), mas tem um problema: Sonny age puramente com a emoção, não herdou o talento da conciliação e da estratégia calculista do pai. Fred, o filho do meio, é alguém fraco de ambição, não serve para o cargo.

Porém, Michael, o filho mais novo, é tão sagaz e perspicaz quanto o próprio Don Corleone, além é claro da áurea de liderança que possui. É o sucessor perfeito, mas Michael não deseja entrar para o crime, quer ter uma vida comum. Quer se formar em matemática, dar aulas e casar-se com Kay Adams, o amor de sua vida. (Tem ainda Connie, a filha mais nova, mas essa é uma história extremamente machista - o que é aceitável, já que as personagens não são exaltadas por sua retidão de caráter, né? - ela nem chega a ser cogitada para o cargo, mas é essencial para a história).

Assim, acompanhamos a saga do Don para substituí-lo em seu posto. A história se passa em um interstício de mais ou menos 10 anos, mas o autor faz flashbacks bem mais antigos do passado das personagens. Mas não se engane, o livro não é um calhamaço, tem só 461 páginas. Puzo é competente em sintetizar o assunto, indo direto ao ponto (mentira, ele ainda consegue fazer algumas divagações no meio do caminho, mas nada que atrapalhe hehe), no entanto, fornece todos os detalhes de que o leitor precisa, deixando a história com todos os fios bem amarrados.

Embora, os personagens sejam criminosos cruéis, a gente se vê torcendo por eles e sofrendo quando algo de ruim lhes acontece. E, por falar nisso, preparem o coração, é muita “virada de mesa” para um livro só. De fazer a gente segurar o ar sem nem perceber.

Enfim, O Poderoso Chefão um livro maravilhoso, com personagens incríveis, que embora maus, são construídos de tal forma que não perdem seu lado humano. Além do ritmo desenfreado de fazer perder o fôlego. Super indico!
comentários(0)comente



V0dkadream 29/01/2019

O poderoso chefão
Minha franquia favorita!
comentários(0)comente



Renato.Ferreira 25/01/2019

Melhor livro que já li!
Livro com história maravilhosa, conseguiu prender minha atenção e diversas vezes deixar surpreso e instigado com a história, isso porque eu já havia visto o filme 3 vezes antes de ler o livro. Quando eu não estava lendo o livro eu não conseguia parar de pensar nele de tão instigante.

Essa obra conta apenas a história que está no primeiro filme da trilogia e os flash backs do segundo filme que mostram a ascensão de Vito Corleone, mas o livro é muito mais do que isso, ele tem um desenvolvimento muito maior de todos os personagens e tudo está muito bem escrito. Se você já admira os personagens no filme, neste livro você querer ser um membro da família Corleone!
Super recomendo!
comentários(0)comente



Henrique_ 07/12/2018

A arte da estratégia
Não vi a famosa trilogia (ainda), mas posso dizer que ler este livro foi como se estivesse vendo um ótimo filme. O que mais gostei foi a forma como o autor conta a história da máfia nos EUA, o poder paralelo. É um livro que, por meio de seu personagem principal, Don Vito Corleone, dá uma aula de estratégia política, negociação, habilidade e persuasão. Uma pena que toda essa aptidão fosse usada para práticas criminosas. O livro não deixa nenhuma ponta solta, exceto pela história de um dos queridinhos do padrinho, Johnny Fontane. O personagem é chato e depois que terminei o livro entendi a razão estratégica de o Don tê-lo bajulado tanto, mas ainda assim não precisava dedicar tantas páginas a ele. De qualquer forma seria injusto de me minha parte tirar uma estrela desta obra por este motivo. Cinco estrelas, sem dúvidas!
comentários(0)comente



João 19/11/2018

Um livro tão irrecusável quanto uma oferta do Don
Não é por acaso que o próprio Francis Coppola disse que o nome do filme deveria ser "Mario Puzo's the Godfather", de tão fiel que foi a adaptação feita pelo cineasta.

O livro tem uma narrativa instigante que nos injeta diretamente no mundo dos mafiosos italo-americanos. A tensão no ambiente é representada linha por linha.

A história corre em um fluxo genial, com personagens ricos em complexidade e reviravoltas de impressionar. Os Corleones nos mostram que, por trás da vida de poder de uma família chefe da máfia, há todo um ambiente de conflitos entre os líderes, algo que só quem está dentro daquele universo tem noção, já que "sonna cosa nostra".

Uma única crítica a ser feita, na minha miserável opinião, é sobre a trama que se envolve paralelo ao conflito principal; nesse caso, os acontecimentos em Hollywood, ligados ao personagem Jhonny Fontana (afilhado do Vito), que não desdobra em nada que seja muito relevante pra obra (talvez seja por isso que essas partes não foram abordadas no filme).

"O Poderoso Chefão", como a generosa tradução nacional optou em detrimento a "O Padrinho" é um dos meus livros (e filmes) favoritos. Acredito que essa troca no título tira um pouco do charme da produção, uma vez que por mais que seja um ambiente de crimes e mortes, tudo é tratado nas estrelinhas. Chefes da máfia, de fato são poderosos chefões, mas antes de mais nada, são padrinhos, e é por aí que tudo começa.
Henrique_ 05/12/2018minha estante
Acabei de ler o livro e a trama de Hollywood, como você bem ressaltou, é a única que deixou ponta solta, infelizmente, ou pelo menos não a fechou da forma como as outras foram fechadas. Eu me lembro, inclusive, de não ter me simpatizado com o tal Johnnie Fontana. Esperava que ele fosse me surpreender. Cara chato e debochado. Não vi o que o padrinho viu nele. Será que por isso não sou um Don? Hahaha
Bela resenha!




Mota 15/10/2018

Um clássico incrível.
As diversas aprendizagens, a forma em que o desenrolar da história acontece é simplesmente fantástico, te envolve do princípio ao fim, de maneira satisfatória.
comentários(0)comente



Sabrina259 19/08/2018

O Poderoso Chefão
Um clássico que te faz ficar presa (o) até o final da história. Realmente envolvente o livro te desafia a seguir freneticamente capítulo por capítulo a fim de descobrir os desfechos dessa maravilhosa história. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Luciana - @minhaestantemagica 25/07/2018

Mais um clássico que não conhecia!! E foi lido pela insistência do marido! Sem exagero, todo santo dia ele pedia para eu ler O Poderoso Chefão. Até que me rendi e li! E que bom que ele insistiu tanto. Eu amei o livro! Bom, a história narra a vida da familia Corleone e de amigos próximos em um período de mais ou menos dez anos, além de nos apresentar a história de vida de Don Vito Corleone. A narrativa não é linear, fazendo com que a trama tenha muitas reviravoltas e surpresas. Tudo começa na festa de casamento de Connie, filha mais nova do Don. Neste momento somos apresentados aos principais personagens da história. Desde o começo, ficam evidentes a inteligência e o poder de negociação de Vito Corleone. Porém, somos surpreendidos com o velho Don até o fim. Sua capacidade de enxergar o que ninguém vê é incrível. Ele tinha amigos que o deviam favor em todas as esferas da sociedade. Tocava seus negócios e vivia em paz com as outras cinco famílias de NY até que um atentado mudou todo o rumo da história e, principalmente, da família Corleone. É engraçado como o autor consegue fazer com que um mafioso, cheio de assassinatos nas costas, seja um homem íntegro, de valores morais rigorosos e conservadores em relação a família e ao sexo. É um anti-herói que todo mundo se apaixona. Praticamente só falei do Don, mas existem outros personagens fantásticos como Tom Hagen, Michael e Sonny Corleone. Porém, uma das melhores passagens, na minha opinião, é protagonizada pela Sra. Corleone e Kay Adams. Passagem esta que influencia diretamente o final da história. Maravilhoso, por sinal! Quem leu, me entenderá.
comentários(0)comente



Guilherme Amaro 28/04/2018

O Poderoso Chefão
Livro O Poderoso Chefão do genial Mário Puzo escrita em 1969, em inglês The God Father, traduzindo é nome correto: O Padrinho, infelizmente as editoras aqui no Brasil colocaram o nome como O Poderoso Chefão, esse livro é da editora N/S capa dura de 461 pgs.

Uma obra eterna um verdadeiro clássico, um legado que ficará na memória de gerações. A Obra é sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos.

As famílias mafiosas que dominavam os EUA eram:( Bocchicchio Tramonti -Florida , Zaluchi - Detroit, Falcone - Costa Oeste, Molinari - São Francisco, Panza - Boston,).
As 5 principais famílias de NY ( Corleones, Stracci - Nova Jersey, Cuneo - NY, Tattaglia, Barzini- Brooklin.)

Os quatro herdeiros Sonny ( temperamento explosivo) Freddie ( medroso) e Michael ( astúcia e sabedoria), e a Connie (subjugada), cada um deles possuem personalidades completamente distintas e que lhes favorecem em algumas situações, ao mesmo tempo em que podem ser fatais em outras. Outros personagens da família são: o fiel irlandês advogado e consigliere Tom Hagen, e o temível Luca Brasi.
Interessante a parte do livro que relata como o Don Vito Corleone um homem de talento que busca sempre resolver suas questões com acordo por meio de "propostas irrecusáveis", conquistou o respeito e reputação em NY, além de acreditar na amizade e troca de favores construiu a confiança entre muitas pessoas principalmente dos seus capos Clemenza e Tessio e seu fiel consigliere Genco Abbandando.

O livro preza pelos valores da honra, da amizade, da lealdade, e, também, da autoridade e obediência. "

E nunca levei nada pelo lado pessoal , são apenas negócios."

Como dizia o nosso Padrinho: "Afinal todo homem tem um destino"..
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR