O poderoso chefão

O poderoso chefão Mario Puzo
Mario Puzo




Resenhas - O Poderoso Chefão


576 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gustavo Rodrigues 05/04/2022

Diferente da grande maioria das pessoas, comecei esse livro sabendo pouca coisa da história. Nunca assisti aos filmes, então só sabia o básico: família, máfia e etc. Infelizmente não foi a experiência que eu tava esperando.

O início do livro é muito bom. A leitura flui tranquilamente, a história te fisga, é imersiva e tudo mais. Porém, quando chega por volta da página 200 o ritmo da leitura cai demais, e tem um motivo pra isso: o autor passa a focar muito em tramas secundários e personagens coadjuvantes por longas páginas.

Os capítulos que tratam do núcleo da família Corleone (Don, Tom, Santino) em Nova York são muito bons. As falas do Don sempre muito bem escritas, deixando claro a superioridade dele perante os outros. Porém, quando passa pros capítulos dos coadjuvantes - salvo raras exceções - eles são longos, descritivos demais e quebram o ritmo da história principal. E, pelo que pude notar, o pior é que esses capítulos não tem muito efeito prático na trama principal, então não vi muito sentido em tanto tempo gasto neles.

Se o livro tivesse mais da máfia, mais do núcleo familiar dos Corleone, conversas entre os mafiosos e coisas do tipo, teria sido bem melhor pra mim. Se 90% do livro tivesse Don Corleone, seria fenomenal.

Por fim, digo que a minha opinião não muda o fato desse livro ser amado por muita gente. Se minha resenha te desanimou por algum motivo, peço que não deixe de ler. ?
@Estantedelivrosdamylla 08/04/2022minha estante
Cara, estou em 71% e sinto a mesma coisa que você escreveu. Chega a ser frustrante essas partes com personagens secundários.


Gustavo Rodrigues 08/04/2022minha estante
Sim! E chegando perto do final isso ainda continua. Quando acha que o foco vai ser na história principal, já que tá perto do final, lá vem mais um capítulo aleatório ?


@Estantedelivrosdamylla 08/04/2022minha estante
Misericórdia kkkkkkkk


Lenon 18/10/2022minha estante
Retratou exatamente o que estou passando..


Rodrigo 06/01/2023minha estante
Isso sim é uma boa resenha,clara concisa e sempre reiterando ser sua experiência e opinião o que não influencia na qualidade existente da obra, parabéns.


Sérgio 16/03/2024minha estante
O livro fica um pouco maçante no contexto que envolve Hollywood! De resto é muito bom! Recomendo!!!




Clio0 01/06/2024

A magnum opus de Mario Puzo que revolucionou o cinema em sua adaptação.

O Poderoso Chefão é o relato ficcional da ascensão da máfia italiana na Nova Iorque e Las Vegas da metade do século XX. Acompanhando a família Corleone, lemos a visão de Puzo sobre a criação da Cidade do Pecado, a desagregação política entre gangues novaiorquinas e a influência dentro da indústria do entretenimento.

Destaco a caracterização de Frank Sinatra como o cantor apadrinhado, Johnny Fontaine, responsável pela icônica cena da cabeça de cavalo.

Recomendo.
comentários(0)comente



Marlon Teske 22/03/2011

Negócio de Família
Eu poderia ficar aqui escrevendo por horas sobre esse livro, mas vou me ater a poucas palavras pra não estragar a obra máxima de Mario Puzo com meus elogios motivados tão somente pelo meu sangue meso italiano. O Padrinho (que a tão inspirada tradução nacional achou "O Poderoso Chefão" um nome melhor) foi um dos marcos tanto da literatura quanto do cinema mundial.

A história toda gira em torno de alguns dos personagens principais, mais ou menos em "cenas" que juntas criam uma única história. De todos eles, os dois grandes destaques são sem dúvida o próprio padrone Don Vito Corleone e seu filho Michael Corleone. Ambos são o estereótipo do italiano frio e calculista que nunca perdoa uma dívida.

Desde a infância miserável de Don Vito até a sua morte já milionário e "dono" de metade dos EUA correm muito sangue pelas ruas de Nova Iorque. Nada escapa das ordens de Don Vito, e quando ele dá sua palavra, considere o serviço feito. O velho realmente tinha tutano para os negócios da família, e ele nunca abandona seus afilhados em momentos de dificuldade.

Foi a generosidade de Don Vito para sua família que lhe tornou conhecido como padrinho de qualquer um que viesse em busca de sua justiça e de seu auxílio. Ao lado de seus dois caporegimes Tessio, Clemenza e Genco Abbandano, o consigliore de Don Vito, fizeram chover sangue sobre a cidade sempre que seus interesses estivessem ameaçados.

Mas Don Vito era um homem de família. Se recusava a trabalhar com prostituição (não que mulher faltasse pros seus filhos) e principalmente com o tráfico de entorpecentes. E isso foi o motivo que o levou a um segundo atentado a bala que o tira dos negócios temporariamente. Vito Corleone levou cinco tiros e viveu pra contar história, pro desespero de seus inimigos.

A partir daqui os filhos assumem os negócios da família. Não vou contar mais pra não estragar a surpresa de alguém que talvez queira ler o livro (ou ainda não tenha visto o filme, como eu) mas o final é épico. Entrou pra lista dos meus livros preferidos e um que provavelmente irei reler futuramente.

O Poderoso Chefão resume tudo o que se espera de um bom livro sobre a máfia, sobre a vida dos imigrantes italianos nos EUA no inicio do século passado e principalmente até onde um homem pode ir em defesa de sua família e dos interesses dos seus protegidos quando a própria justiça vendida não os protege.

Cinco estrelas é pouco =)

Lido e Resenhado em Setembro de 2006
Nádia 14/02/2013minha estante
Concordo plenamente com vc, adorei o livro.


Rodrigo 04/06/2014minha estante
Excelente resenha!


Cowboy from Hell 22/02/2016minha estante
Cara eu não li o livro, mais o filme, nossa senhora. É o melhor filme que eu ja vi em termo de história!


Marcos.Azeredo 02/12/2020minha estante
Eu não li o livro, mas o filme é excelente!




@aprendilendo_ 01/05/2022

Resenha de O Poderoso Chefão
Quando a família Corleone, a mais poderosa organização mafiosa dos EUA, decide não entrar para um novo esquema de tráfico de drogas junto com outros grupos, tem-se o início de uma série de retaliações e sua consequente guerra pelo império criminoso de Nova York. Publicado pela primeira vez em 1969, O Poderoso Chefão, de Mario Puzo, foi adaptado para os cinemas e se tornou uma das histórias mais marcantes da cultura pop de todos os tempos.

De início, narrado em terceira pessoa, o livro traz a característica de uma escrita descritiva, a qual ambienta muito bem o leitor nos cenários e contextos do momento pós segunda guerra mundial, no qual se passa a história. Tal elemento, junto com uma perfeita construção da cultura mafiosa italiana, acaba por facilitar a imersão literária no jogo de poderes entre as organizações criminosas e suas consequências, tanto nas ruas de Nova York, quanto na individualidade de cada personagem da trama. No entanto, talvez um dos únicos pontos negativos da história é, justamente, uma certa lentidão no desenvolvimento dos acontecimentos e a excessiva alternância entre as histórias principais e secundárias, o que acaba deixando o livro um pouco mais lento e pesado do que deveria.

De todo modo, a grande potência da obra se encontra na complexidade de cada personagem. Desde o poderoso Don Vito Corleone até o jovem e prepotente Michael, acompanhamos uma dolorosa mudança no comportamento e nas crenças de cada um, a qual ocorre por meio de acontecimentos extremamente impactantes e dolorosos. Assim, a narrativa funciona muito bem como um estudo de personagem, o qual expõem, com vivacidade, as contradições de um mundo envolto pela imoralidade e pelas mentiras.

O Poderoso Chefão faz por merecer ao ser considerada a grande história sobre máfia de todos os tempos, com uma ambientação extraordinária e personagens complexos em uma constante batalha pela vida. Vale a pena a leitura.

Nota: 9,4
Instagram: @aprendilendo_

site: https://www.aprendilendo.com.br/
comentários(0)comente



Sl@ck 10/10/2021

Que obra de arte, não tem como não elogiar Mario Puzo, a forma como ele narra com tanto detalhes, até parece que ele vivei com a máfia. Foi uma experiência muito boa conhecer a história de Don Corleone principalmente a partr que da ênfase na história e como ele se tornou quem ele é e o final, não poderia ter sido melhor, pois a forma como forma com Michael realizou foi sensacional. Para quem ainda não viu os filmes pude ter uma experiência muito satisfatória. Recomendo a todos que gostem desse gênero ou que viram os filmes que leiam essa obra.
@carletogabriel 13/10/2021minha estante
É o melhor livro q já li na minha vida.


Sl@ck 13/10/2021minha estante
O livro é muito bom mesmo...vou ler de novo quando comprar o de capa dura


@carletogabriel 13/10/2021minha estante
Li tbm do Mario Puzo, O Siciliano, é do mesmo universo que este do Poderoso chefão, muito bom tbm


nath191 09/11/2021minha estante
Comecei a ver o filme mas não consegui terminar, já o livro? Devorei kkk muito bom mesmo.




Michela Wakami 27/06/2023

Muito bom
A cada página esse livro fica ainda melhor.
Através dele, você consegue ter uma ideia muito ampla de como a máfia age e como ela é perigosa para a sociedade.
Eles se infiltram em todos os lugares, e assim tendo todo o poder em suas mãos, eles conseguem manter os seus cúmplice debaixo das suas asas e transformar os que estão a sua volta em seus reféns.

O pior é você ver eles justificando, as atrocidades que eles fazem, com a desculpa que já foram injustiçados um dia, e agora só estão querendo se vingar.

Infelizmente é uma realidade que atinge a todos nós, não importa em qual país você viva.

Claro que tem países que são mais reféns da máfia que outros.

Não se deixe enganar, tem gente que você nem imagina, fazendo parte desse sistema.
Rogéria Martins 27/06/2023minha estante
Fiquei com mais vontade ainda de ler, amiga! Muito boa sua resenha ??


Michela Wakami 27/06/2023minha estante
Ebaaaaa! Obrigada, amiga.?


Regis2020 28/06/2023minha estante
Vi o filme recentemente, vou ter que esperar um pouco mais para ler, mas adorei sua resenha. ??


Michela Wakami 28/06/2023minha estante
Regis, eu ainda não vi o filme, mas quero muito.
Torcendo para você gostar do livro.
Obrigada.??




Gessyka.Loyola 23/02/2024

Cuide da família, sempre a família!
Eu não tenho nem palavras pra descrever, leiam esse livro. Família Corleone é sensacional, a narrativa é incrível, a escrita fluída.
Mário Puzo foi rei escrevendo esse livro, infinitamente melhor que os filmes (e os filmes 1 e 2 são sensacionais).
comentários(0)comente



Bual 16/11/2021

Um homem tem apenas um destino
Mais um entrando na galeria dos favoritos.

Imersivo, personagens fortes e vários ensinamentos.

Anos luz melhor que o filme, mas não vejo a hora de assistir novamente os filmes.
jusousan 16/11/2021minha estante
me interessei!




Maferre0 17/06/2024

Demorei, mas amei!
Tive que assistir muitas vezes ao filme para realmente gostar, mas quando eu realmente entendi a essência da escrita lendo o livro e vendo a riqueza de clareza em detalhes e na relação humana dos personagens que amei ainda mais essa história. Um livro muito bem escrito.
comentários(0)comente



elisarss 21/05/2021

A Família Corleone.
Eu não tenho nem palavras para descrever o quão apaixonada estou por esse livro. Ele é envolvente desde o início e o padrão de escrita do Mario Puzo é excelente, não deixa nada a desejar.

Cada detalhe apresentado na história tem uma importância imensa, assim como a relação dos personagens - todos eles mostraram-se essenciais para o contexto literário. Achei muito interessante o fato de que o autor abordou explicitamente a importância da relação entre pais e filhos, mesmo apresentando isso em um contexto mafioso.

Devo admitir que julguei um pouco o livro antes de ler, mas obrigada pai (vc não vai ler essa resenha, eu sei kkkk) por insistir para que eu desse uma chance a essa obra. Estou totalmente encantada com esse livro, ele é realmente o melhor de todos os que já li que retrataram a máfia e suas peculiaridades.

O Poderoso Chefão merece muito mais que cinco estrelas, recomendo com toda certeza!
.
.
obs: o único ponto negativo é que, nessa edição em especial, encontrei muitos erros ortográficos. Isso incomodou um pouquinho, mas nada que atrapalhasse a fluência da leitura.
Fred 30/05/2021minha estante
Mario Puzo me ganhou com "Os Borgias". Nunca li O Poderoso Chefão por causa dos filmes --que adoro--. Fico com o pé atrás de estragar a experiência por já saber demais por conta dos filmes ???, mas uma hora eu pego pra ler.
Recentemente peguei "Seis Túmulos Para Munique". Uma história que se passa na Alemanha nazista. Parece interessante. Vou tentar ler em junho


elisarss 30/05/2021minha estante
uau!! não li esses ainda, mas vou procurar. obrigada pelas indicações :)




WallaceSiqueira 16/10/2024

Nada é mais importante que a família.
Ler "O Poderoso Chefão" de Mario Puzo foi, e é uma experiência inesquecível, assim como assistir a trilogia. Resido em São Paulo, mas todo início de ano, faço uma viagem ao Rio de Janeiro para visitar meu pai. É nossa tradição maratonar os filmes da trilogia "O Poderoso Chefão" juntos, e isso torna a leitura do livro ainda mais especial para mim, pois fortalece nosso vínculo familiar. Uma tradição que reforça minha conexão com minhas origens, me lembrando de onde vim e da importância do amor e lealdade à família.

A história central do livro gira em torno da família Corleone, liderada pelo enigmático Don Vito Corleone. Mario Puzo nos apresenta um mundo de poder, lealdade e traição no coração da máfia italiana. O livro nos leva através das complexas dinâmicas de poder e a luta pela sobrevivência em um ambiente brutal e implacável.

Ao comparar o livro com os filmes, diria que ambos capturam a essência da história de maneira magistral. No entanto, o livro proporciona uma profundidade maior aos personagens e suas motivações. Há mais detalhes sobre as origens e os dilemas morais que enfrentam, algo que os filmes, apesar de excelentes, não conseguem explorar com a mesma riqueza.

Enquanto os filmes, dirigidos por Francis Ford Coppola, são aclamados por suas atuações, direção e trilha sonora icônica, o livro nos dá um entendimento mais íntimo dos pensamentos e emoções dos personagens. A relação entre Michael Corleone e seu pai Vito é ainda mais complexa e desenvolvida nas páginas do livro, revelando as camadas de respeito, admiração e, às vezes, conflito entre eles.

O que a história nos ensina e a moral que podemos extrair são profundas. "O Poderoso Chefão" é uma narrativa sobre poder, mas também sobre as escolhas que fazemos e suas consequências. É uma reflexão sobre a importância da família e como ela pode ser tanto uma fonte de força quanto uma vulnerabilidade. A lealdade e a honra são temas centrais, mas o livro também nos mostra como essas qualidades podem ser distorcidas em nome da sobrevivência e do poder.

Para mim, a tradição de maratonar os filmes com meu pai no início de cada ano reforça a mensagem do livro sobre a importância dos laços familiares. Apesar de todas as adversidades e desafios, a família Corleone permanece unida, e isso ressoa profundamente em nossas maratonas anuais. É um lembrete de que, não importa o que enfrentemos, o apoio e o amor da família são inestimáveis.

Como um plus, não poderia deixar de mencionar o elenco do filme, é simplesmente magistral. Marlon Brando entrega uma performance icônica como Don Vito Corleone, trazendo uma profundidade e peso ao personagem que o tornam inesquecível. Al Pacino, como Michael Corleone, evolui de forma brilhante de um jovem idealista a um líder implacável. Robert De Niro, interpretando um jovem Vito Corleone no segundo filme, mostra sua versatilidade e talento, ganhando um Oscar por sua atuação. E Robert Duvall, como Tom Hagen, é a perfeita personificação do conselheiro leal e astuto, adicionando ainda mais camadas à dinâmica familiar. Al Martino, que interpreta Johnny Fontane, é uma representação ficcional de Frank Sinatra, realçando ainda mais o charme e autenticidade do filme. James Caan, como Sonny Corleone, traz uma energia intensa e explosiva ao papel, capturando perfeitamente o espírito impulsivo e protetor do personagem.

Leiam o livro, e assistam a trilogia, não se arrependerão.
comentários(0)comente



Rahrt 08/06/2021

"Mas o tempo desgasta a gratidão mais depressa do que a beleza."
Que leitura f*da!

Peguei o livro sem conhecer nadinha da história e não esperava me apaixonar tanto por Don Corleone e toda sua trajetória.
Uma leitura fluída, história bem construída, tramas políticas intrincadas e reviravoltas do tipo que te fazem se segurar no sofá!
Mario Puzo soube conduzir direitinho uma narrativa não linear que vai te entregando aos poucos as informações, sempre te fazendo querer ler "só mais um capítulo" antes de largar o livro.
comentários(0)comente



Natalya2 13/03/2023

Massante
A história é muito boa mas o fato de ter muitos detalhes desnecessários acaba deixando a história cansativa, gostei muito do Michael meu personagem favorito, sinto que deviam ter focado mais nele desde o início.
comentários(0)comente



Bastos 03/02/2022

O livro é sensacional, não dá vontade de parar de ler por nada, ele é daqueles que te prende do início ao fim e conforme os capítulos vão passando a história só melhora (exceção de uns 2 capítulos que não agregam em nada na história).

Você fica envolvido no submundo do crime e com toda a organização que há na máfia, isso sem falar nas relações familiares e de amizade com o Don. O final é tão bem executado que chega ser prazeroso de ler.

Eu nunca tinha assistido o filme então não sabia de nada da história e foi uma grata surpresa essa leitura.
isisfy 04/02/2022minha estante
Muito bom o filme. Espero que goste.
Aí vc me fala da comparação entre e o livro e a adaptação pq eu ainda não li.


Bastos 06/02/2022minha estante
Gostei bastante do filme, só tem algumas cenas que a atuação chega a ser engraçada. O filme é bem fiel ao livro, mudaram alguns detalhes mínimos na história diminuindo o papel de alguns personagens que tem mais destaque no livro e deixaram pra contar o passado do Vito Corleone no segundo filme.


Mayara 07/02/2022minha estante
Esse livro se tornou um dos meus favoritos do ano passado. Foda demais. Tirando o capítulo do médico que achei desnecessário, esse livro é impecável!!!


Bastos 07/02/2022minha estante
Nossa nem me fale desse capítulo, é muito estranho e não acresenta em nada na história.




Francisco 17/10/2022

Família Corleone: cosa nostra e omerta
O livro segue Vito Andolini, um imigrante oriundo da aldeia de Corleone, na Sicília que ao chegar em Nova York consegue construir um grande império criminoso cuja fachada é o negócio de importação de azeite, mas cuja faceta real são extorsões, jogos, bebidas durante o período da Lei Seca entre algumas outras, com exceção de prostituição e tráfico de entorpecentes.

Don Corleone tem quatro filhos: Freddie, Santino (Sonny), Constanzia (Connie) e Michael. Este último é o caçula e menos indicado a suceder Don Corleone por sua inaptidão para o trato com pessoas, sua mansidão e por buscar uma vida como um cidadão comum na sociedade.

A história se passa entre 1945 e 1955, com a apresentação de personagens secundários como Johnny Fontane e Peter Hagen sob a finalidade de demonstrar o alcance do poder político e econômico de Don Corleone para resolver problemas para tais personagens e muitos outros ao longo de todo o livro, por essa razão conhecido entre os amigos como "The Godfather", ou seja, "O Padrinho".

A história compreende desde o surgimento do império criminoso de Don Corleone à ascensão de Michael como Don após a morte de seu pai. Ao longo desta nos deparamos com as disputas da Família Corleone com outras famílias criminosas como os Tattaglia e os Barzini pelo controle das atividades criminosas nas ruas de Nova York, com traições, assassinatos e vinganças.

De um modo geral, trata-se de um livro interessantíssimo: bem escrito e com uma história envolvente. No entanto, algo que pode incomodar alguns eventuais leitores é o fato de que alguns capítulos são destinados a personagens secundários. Contudo, isso decorre de que Puzo nos traz esses capítulos para demonstrar o alcance da influência da Família Corleone, além disso, o autor já tinha em mente uma continuação: "The Sicilian". Nesse contexto, é uma leitura mais que recomendada.
comentários(0)comente



576 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR