The Secret History

The Secret History Donna Tartt




Resenhas - The Secret History


172 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


natinhabr 07/11/2024

Esse livro é um acontecimento mesmo
Eu era bem relutante pra ler esse pq meio que já conhecia a história e tava com receio dos gatilhos que poderiam me dar

mas aí eu resolvi dar uma chance e mds, amei demaissss

primeiro que a escrita é uma delícia. o começo é bem paradinho, pacato, mas é importante pra dar a sensação que as coisas estão "acelerando" aos poucos

os personagens são extremamente interessantes, cada um com sua peculiaridade

todos, TODOS são "moralmente cinzas", não existe um vilão, um mocinho, nada disso. vc acaba torcendo pra algumas coisas darem certo e algumas darem errado. o único que eu acabei realmente não gostando no final foi o Charles, mas todos os outros eu me investi muito neles

as referências literárias eu não entendi nenhuma kkkkkkk muitos clássicos estrangeiros, não conheço. mas não atrapalha a leitura pq sempre é dado o contexto

chega num ponto que vc simplesmente não consegue parar de ler, fica viciante. amei demais, não me arrependo de ter lido.

e eu terminei de ler e já voltei pra ler tudo de novo pra pegar os sinais que não tinha pegado antes, muito bom

para a época que foi escrito, início dos anos 90, eu achei bem contemporâneo

recomendo demais
comentários(0)comente



Rony 03/11/2024

Beauty is terror
Beauty is terror. Whatever we call beautiful, we quiver before it.

Que livro! Estou maravilhado de ter lido um livro que me cativou tanto nos últimos dias. Na minha leitura de A História Secreta de Donna Tartt, fui muito marcado pela utilização das línguas clássicas. Ri nos momentos em que os protagonistas falavam de dificuldades com o grego. Fui cativado pelo mistério que envolvia o prólogo, a situação do curso de grego, as aulas, e tudo o mais que decorreu disso. Nem consigo pensar em como descrever uma leitura arrebatadora como essa, que é uma forma de sempre me lembrar que o amor pela literatura tem diversas formas de se mostrar. Recomendo demais para todo mundo e agora em especial para os amigos que estudam clássicas e ainda não leram esse livro.
Andrea382 05/11/2024minha estante
Outro livro que segue essa mesma vibe é Black Chalk, do Christopher Yates.


Rony 10/11/2024minha estante
uuuuuuuu, obg. vou dar uma olhada




ceci 25/10/2024

!!
There are such things as ghosts. People everywhere have always known that. And we believe in them every bit as much as Homer did. Only now, we call them by different names. Memory. The unconscious.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lara 15/10/2024

The secret history
Começando por dizer que este livro não vai ser para todos por causa da escrita ser mais densa e detalhada, eu acredito.
Eu li o livro em inglês então demorei um pouco mais, mas eu AMEI tudo no livro (tirando os capítulos enormes).
No início achei um pouco lento, não vou mentir, mas depois que eu realmente entrei na leitura e a partir do momento em que as coisas começaram a desenvolver-se eu fiquei completamente VICIADA. Os personagens foram tão bem construídos que eu senti que realmente estava a conviver com eles. Tenho raiva e nojo de alguns, mas tbm amo do fundo do meu coração outros (principalmente o francis ??).
O final surpreendeu-me tanto que eu não consegui parar de chorar.
Tornou-se um dos meus livros favoritos da vida e eu vou guardar a história e os personagens com muito carinho.
comentários(0)comente



pattiiiii 14/10/2024

Extremamente maçante até o Acontecimento Principal ocorrer, mas depois que passa só jesus pra me tirar de dentro desse livro. autodeclarado pretensioso e elitista. ridículo de bom!
comentários(0)comente



yas 27/09/2024

Levei uns bons meses para ler. Mas no final, valeu a pena! Com certeza um dos livros mais interessantes que eu já li. Desde o começo, nas aulas do Julian, eu já sabia que ia amar o livro inteiro. Confesso que demorei um pouco pra entender que a obra no geral é uma sátira. A história é muito bem articulada, os personagens são extremamente complexos e eu poderia passar horasss falando sobre cada um deles. É engraçado como a narração do Richard consegue nos enganar. A perspectiva dele é muito distorcida, é preciso prestar muita atenção nos detalhes pra realmente entender os personagens e os fatos como eles são. Esse livro tem muitas camadas, fiz muitas anotações mas no geral essa foi minha visão sobre! Uma obra intrigante, com uma escrita muito inteligente, que espero reler no futuro pra ver se consigo desvendar um pouquinho mais dessa história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria1691 04/08/2024

As belezas e as dores de ser genial
Acho que esse livro tem pontos muito altos e pontos muito baixos. O meu ritmo de leitura não foi nada regular, parece que tem interlúdios entre o clímax de um conflito e o início da construção de outro - essas são as partes que a gente devora e não consegue largar do livro. Isso me incomoda um pouco, e eu diria que são pelo menos 150 páginas de ?interlúdios? desnecessários.
Quanto aos personagens, acho que são bem idealizados, mas talvez não tão bem desenvolvidos (mesmo com o grande espaço que o livro teria para fazer isso), de forma que ficaram um pouco estereotipados demais. Richard, o narrador perpetuamente bystander - esse é o conceito que mais me atraiu. Henry, o ?líder? do grupo e gênio misterioso e moralmente ambíguo - é o vilão? É o herói? Nunca saberemos. Bunny, o babaca ignorante e popular - juro, acaba ai, o livro sempre nos direciona a odiar ele. Francis, o aristocrata homossexual frágil e generoso - acho que ele foi meu personagem preferido, considerando a execução, porque é o mais coerente. Charles, o personagem que mais se transforma - não vou detalhar, para evitar spoilers, mas adianto que comprei mais ou menos o arco dele. Camilla, a mulher inteligente, charmosa e por quem todo mundo é apaixonado - essa construção me irritou profundamente, porque ela é a mais rasa de todos, parece que só está aí pra marcar a caixinha de diversidade do grupo, mover o conflito final (que em grande parte se dá ao redor dela) e, talvez, ser a que mais se ferra.
Enfim, lendo essa descrição, pode parecer que eu detestei o livro, mas não foi o caso. Gostei bastante da prosa e da ambientação, que foi impecável - eu me sentia dentro daquela faculdade. Também achei muito interessantes os temas e as reflexões suscitadas, sempre no panorama dark academia. Achei que houve alguns fios soltos, mas isso me pareceu até parte do estilo misterioso e levemente caótico do livro, associado à posição meio outsider do narrador. No geral, todos os pontos são bem amarrados e a reflexão sobre jovens altamente inteligentes e seus tormentos aparentemente inevitáveis (todos os personagens são muito atormentados) é satisfatória.
Para concluir, como eu costumo dizer, talvez o problema na minha leitura tenham sido minhas expectativas muito alavancadas.
comentários(0)comente



Scarllet5 01/08/2024

Almas atormentadas
O título de minha resenha foi a forma mais simples que consegui achar de descrever pelo menos uma das faces dos personagens. A história é tão complexa, os personagens, absolutamente tudo é tão maravilhosamente escrito. Que uma resenha não faria juízo, nem mesmo 1% do q o livro é. Apenas leia.
comentários(0)comente



Bemmovie 26/07/2024

Achei que não foi tudo isso que as pessoas falam. O começo é viciante, você vai querendo saber mais e mais até chegar no meio, nesse ponto meio que empaca e levei alguns meses para terminar o livro. Bem, esse final também não foi lá grandes coisas?
comentários(0)comente



Laura3391 15/07/2024

Verdadeiramente o pai da dark academia
In a Week. Shiva Baby. Crime e Castigo. Tidal.

The Secret History me isolou pro mundo em todos os momentos de leitura com a mesma intensidade que a classe de grego se isolava dos seus iguais em Hampden College.
A prosa de Tartt é incrível e os personagens tão multifacetados que termino com vontade de começar do zero focando apenas em tentar conhecer eles dessa vez, já sabendo dos acontecimentos da história.
O livro vai chegando na metade e você sente que sabe tudo mas ao mesmo tempo não sabe nada. E ai passa da metade e você enlouquece junto com eles, é tomado pela depressão, ansiedade, paranoia e irritação do grupo. A incerteza de tudo quase me deu uma úlcera.
Senti falta com o desenrolar do livro da figura do Julian, e das aulas, mas eu sinto que isso é um reflexo da mudança do foco de Richard (mitomaníaco assumido que ele era)
Acabei com tantas perguntas ? a verdadeira natureza da relação dos gêmeos; se Henry era mesmo tão calculista e frio; o poder na relação entre ele e Julian ? mas sinto que isso faz sentido considerando o quanto Richard podia ser um observador e o último a saber. ?Tem mais que eu poderia escrever, mas acho que precisaria de uma outra leitura pra elaborar esses outros pensamentos.
comentários(0)comente



Maria18724 02/07/2024

Uau
Demorei meses pra ler esse livro, mas de certa forma acho que isso fez com que eu me envolvesse ainda mais na narrativa. Gostei muito, durante todo o livro ficava maluca tentando entender o que estava acontecendo e me surpreendendo cada vez mais, de uma forma muito natural.

Quero ler mais uma vez agora, acho que vai ser uma experiência interessante ver a história com um novo olhar.
comentários(0)comente



172 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |