dandara 11/01/2022
A Sonata a Kreutzer
??????? ?/???? || ?? ?????? ? ????????? - ???? ????????
?????????????????????
?No julgamento, decidiu-se que fui um marido enganado e que matei defendendo a minha honra maculada.?
? o nome desse romance foi inspirado na composição de Beethoven. basicamente, o músico criou uma sonata (melodia desenvolvida para instrumentos solistas) voltada ao piano e ao violino. ele dedicou, a princípio, a um violinista, mas parece que rolou ?tretinha? entre os dois; isso fez com que, no fim, a sonata fosse destinada a um outro renomado violinista, Rodolphe Kreutzer.
? obs: a partir do meio para o final do livro, lê-lo escutando essa sonata me fez imergir mais e mais na narrativa. recomendo!
? sendo esse meu primeiro contato com uma obra do Tolstói, talvez minhas observações não sejam tão completas, mas, sinceramente, não tenho o que reclamar de sua escrita. a leitura é muito fluida e instigante, principalmente escutando a sonata; parece que Beethoven premeditou que essa obra existiria (rsrs). enfim, o autor soube conduzir, magistralmente, todo o caos (e a depravação, diga-se de passagem) que tomava conta da mente do protagonista. além disso, trouxe pautas extremamente polêmicas para a época e vergonhosamente atuais, como a visão do matrimônio, da mulher e do homem perante a sociedade.
? obs: é válido ressaltar que o livro foi publicado em 1889 e, após todo o escândalo que repercutiu, chegou a ser proibido nos EUA.
? agora, sem mais delongas, vamos ao que mais interessa. a história se passa em uma viagem de trem. inicialmente, os passageiros, em um determinado momento, começam a discutir acerca do adultério, do amor e de como é comum a ausência dele no casamento, até porque, naquele período, matrimônios arranjados faziam-se presentes na sociedade. durante o debate, um dos viajantes declara que matou sua mulher. ao longo da narrativa, esse passageiro conta toda sua trajetória (de uma maneira extremamente pessimista), os conflitos e a suspeita de traição que ele tinha até o dia do assassinato de sua esposa.
? é realmente frustrante perceber que todo o problema que o casal vivia poderia ser resolvido com um divórcio. além disso, é mais frustrante ainda notar que, atualmente, assim como o protagonista, muitos homens acreditam e usam uma suspeita de adultério como pretexto para tirar a vida de suas mulheres. sabemos que a possessividade e o desejo de dominar é disfarçado por esse discurso de traição. no fim, um homem que cometeu um feminicídio foi liberto por defender sua ?honra maculada?. bizarro, né?
? mas, sério, como é quase um monólogo, você imerge na mente do protagonista e chega a cogitar que ele realmente foi enganado por sua companheira (lembra ?Dom Casmurro?). no fim, nunca saberemos o que de fato aconteceu.
? portanto, devo reforçar que ?A Sonata a Kreutzer? é um livro de época, que apresenta como as pessoas pensavam acerca dessas pautas. então, se você gosta de entender os paradigmas que vivemos hoje, vale super a leitura. ademais, embora eu não concorde com inúmeros posicionamentos e a história faça o leitor sentir repulsa do protagonista, achei incrível imergir no abismo caótico que é a mente humana.
? ????: 4.5 ? ? ? ?