A Sonata a Kreutzer

A Sonata a Kreutzer Leon Tolstói




Resenhas - A Sonata a Kreutzer


156 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Cris 19/06/2021

Alerta de incel
"Uns cedem-lhe o lugar, levantam-lhe o lenço, outros reconhecem seu direito de ocupar todos os cargos, de participar no governo, etc. Fazem tudo isso, mas o modo de encará-la é sempre o mesmo. Ela é um instrumento de prazer."
A sensação que eu tive lendo esse livro era que eu tava vendo aqueles vídeos do Spotnik do YouTube "Colocamos uma machista e uma feminista pra conversar sem que eles soubessem". A capacidade de Tolstói de abordar em 1891 um tema que ainda é pertinente em 2021 é simplesmente impressionante. Além de trazer a tona diversas reflexões sobre os supostos papéis do homem e da mulher na sociedade, tem uma leitura super agradável e ótimo pra quem quer começar a ler clássicos que não sejam tão complexos.
comentários(0)comente



marcosandrade.e 06/05/2021

Polêmico e reflexivo
A partir da narrativa de A Sonata a Kreutzer, de Liev Tolstói, podemos criar reflexões acerca da violência e opressão contra a mulher, a romantização de casamentos abusivos e também sobre a visão que temos enquanto sociedade sobre a diferença nas liberdades de homens e mulheres na relação com a sua sexualidade e seus próprios corpos.
comentários(0)comente



Renata Rezende 24/04/2021

Perfeito!
Super fã de Tolstói. Cada vez mais.
O personagem de quem a história fala, narra a voz de Tolstói, ressentido e perturbado, mas não é sobre ele. Existe um paralelo com os sentimentos provocados pela música e a experiência do personagem.

Acho que o livro conversa muito com o 'Felicidade Conjugal'. Há uma análise sobre a natureza do matrimônio, expectativas e a vida real surgindo logo após o sonho do enlace. Aos meus olhos é bem pé no chão, bem realista. Nesse caso agora, com uma pitada de ciúmes doentio e descontrolado.

Imperdível!
comentários(0)comente



jurripe 28/03/2021

Curtinho e entretém
A novela é bem curta e dividida entre duas partes, uma sobre reflexões a respeito do matrimônio, monogamia e lealdade e a segunda sobre um relato de um dos personagens sobre seu casamento. Eu curti bastante, mas acho importante destacar aqui que não confiem no personagem que só expõe seu ponto de vista (poderia até citar certa semelhança com Dom Casmurro, mas acho que seria ousadia demais da minha parte. Super recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Carolina.Gomes 11/03/2021

Esse curto romance traz à baila questões sobre o amor romântico e a deterioração das relações. Há forte crítica ao modelo do casamento e ao papel da mulher na sociedade com um cunho moralista tal qual em Anna K.

Particularmente, eu sou fã da estética narrativa de Tolstói e vi muitos pontos de semelhança entre o personagem principal desse livro e Bentinho de Machado e Otelo de WS.

O romance segue o ritmo da sonata de Beethoven: o monólogo alucinado de Pózdnichev tem uns loopings de tirar o fôlego. Trata-se de uma mente extremamente perturbada que conduz o personagem a um ato tresloucado.

Durante a leitura, eu lembrei muito da célebre frase de Otelo: ?Oh! Cuidado com o ciúme, meu senhor! Ele é um monstro de olhos verdes, que produz o alimento do qual se nutre.?

Recomendadíssimo!
Bruna 11/03/2021minha estante
Ansiosa ??


Carolina.Gomes 12/03/2021minha estante
Gostei muito!




Camila 07/03/2021

Curto e denso
Em Sonata a Kreuzter, Tolstoi relata uma relação trágica de amor, ódio e adultério.
Apesar das muitas ideias absurdas apresentadas, sua genialidade é indiscutível.
comentários(0)comente



Atila.Carlos 27/02/2021

Eu, de praxe, não sou muito incomodado com nomes de livros, principalmente em adaptações de nomes para o português. Todavia, quando me deparo, no meio da história com o significado do título do Livro em questão e percebo o quão pertinente lhe foi empregado, me regozijo! Pois assim foi com essa belíssima novela.
Ela nos leva para os tempos áureos da literatura russa, no século XIX e nos faz entender um pouco mais a dinâmica do casamento e a relação entre homens e mulheres de um modo geral, naquele tempo. Tudo isso se passa praticamente por um monólogo, muito bem fluido e progressivo. Li em formato de ebook e percebi que lá para os 40% de leitura, a história engatou de uma tal forma que não consegui parar até acabar. Impossível não se lembrar de Dom casmurro, guardadas suas devidas proporções, obviamente.

Tá afim de ler uma baita novela? Aquela leitura rápida e satisfatória? Eis aqui o que procura.

Indico!
comentários(0)comente



Rayzaa 19/02/2021

Sonata...
O título pouco tem a ver com a história; apenas que uma sonata de Beethoven desencadeou um ciúme doentio no personagem/narrador.
Este foi meu primeiro contato com um escritor Russo; embora seja um clássico, a escrita é bem tranquila, mas a tema abordado e a constante repetição de palavras e assuntos, tornou um pequeno livro de 120 pag, uma obra MUITO arrastada e cansativa.
comentários(0)comente



Rafaela.Cruz 16/02/2021

Caminhada...
Nesse início de caminhada pelo universo de Tolstói, venho andando e me deliciando pelas infinitas facetas literárias que ele apresenta. Dei 4 estrelas, com o receio (ou não) de que lerei algo infinitamente maior. É uma história interessante e original. Me identifiquei, pois eu também fico ouvindo as fofocas nos transportes. Maria fifi, né mores!??!? A forma como ele discute os temas abordados é louvável.
comentários(0)comente



Maria.anamariaprof 04/02/2021

Amo o Tolstoi, mas...
Eu amo esse autor. É um dos meus favoritos mas que livro difícil. Me vi sendo levada a sentimentos que não conhecia.
Mas é incrível perceber como é uma obra inteligente.
comentários(0)comente



Amanda 26/01/2021

Minha primeira obra de Tolstói!
Não sei nem o que dizer. É sério. Nossa. Que coisa.
Comecei um pouco suspeita mas realmente a narrativa desse homem uxoricida consegue se sustentar de maneira dinâmica e você passa os capítulos finais sem conseguir descolar os olhos do papel, pedindo sabe se lá por qual mudança oportuna que não resulte no que já nos é dado como certo no enredo. Uma visão pessimista, estereotipada e fortemente cristã do matrimônio e do papel da mulher na sociedade que, inevitavelmente, te faz refletir sobre certos paradigmas sociais em um teor extremamente hipócrita e até barroco. Ou talvez, irônico.
Vale também escutar um trecho da melodia que dá nome à obra.
comentários(0)comente



Borges 26/01/2021

Minha 1ª leitura russa
Gostei muito. Achei bastante moderno para a época em que foi escrito. Principalmente as falas iniciais em que relatam os direitos da mulher em um casamento. Hoje, em diversos países, muitas ainda nem sonham com muito do que a senhorinha diz naquele trem.

Difícil constatar que o ciúme ainda é muito presente no dia de hoje. Talvez se a relação dos dois tivesse mais diálogo, principalmente nos poucos dias de namoro que antecederam o casamento, a vida deles poderia ter sido mais feliz para ambos.
comentários(0)comente



Nelissa 05/01/2021

Leitura incômoda
O livro é excepcional, como comumente as obras de Tolstói são, mas dentre as que já li, esta, certamente, é a que me causou maior incômodo. Interessante a experiência de uma leitura que te fisga, mas que é totalmente narrada pelo ponto de vista de um personagem que te desperta diversas formas de repulsa.
comentários(0)comente



Karol 04/12/2020

O casamento é tão vil quanto um bordel
Sim! Esse livro é magnígico, justamente, por detonar uma instituição civil, que nada mais é do que a prostituição consentida, através de enfeites e poesias. Aliás, o livro é muito melhor que isso. Excelente.
comentários(0)comente



Isa 27/10/2020

Refletir sobre os modelos sociais
Não é porque certas coisas se estabeleceram em determinado período que elas precisam ser mantidas mas acredito que o fato mais relevante dessa obra de fato seja a maneira como o autor apresenta com simplicidade e coerência os maiores problemas e fraquezas de determinado conjunto de aparatos sociais e comportamentais que destroem vidas e que e se alimentam dessa destruição até hoje.
comentários(0)comente



156 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR