Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury




Resenhas - Fahrenheit 451


7302 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


tonniandrade 14/11/2024

Livro perfeito.Entender que a leitura e os livros são partes fundamentais para a construção de qualquer sociedade, de pessoas com pensamentos críticos ou simplesmente pessoas que pensam.

O desenvolvimento da história também é muito bom, faz com que a gente fique preso no que vai acontecer. E no fim, os homens acabam se tornando livros.
comentários(0)comente



Elton 14/11/2024

Entrei de férias e já devorei o primeiro...
Esperava bem mais!
Das 3 partes, a última "salva" o livro do estilo monótono das outras duas (habitual nas distopias do século 20).
Sensação de que o livro são as primeiras 216 páginas de uma obra com 500. Quando esquentou, terminou...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yellowrock 13/11/2024

Atemporal
A narrativa conta a história de um bombeiro que se percebe no mundo através do contato com uma jovem, que percebe o mundo de outra forma. Acredito ser uma história muito importante e necessária, que nos mostra o que o mundo pode tornar se deixarmos de ler. Se prestarmos atenção isso ainda acontece, olha o que houve esse ano no sul do país, em que alguns livros foram censurados, dentre eles o livro de Jeferson Tenório. São ações que devemos refletir e criticar, pois basta que nos silenciarmos para o estado nos tolhir e impor o que deve ou não ser lido...
Vemos a evolução de Montag a partir do contato com os livros e das pessoas certas ao seu redor, ele passa a questionar e refletir e no fim percebe que conseguimos guardar muita coisa dos livros que lemos e temos o dever de repassar essas histórias e incentivar outras pessoas a lerem...
Enfim, recomendo a leitura... alguns podem achar a história chata ou cansativa, não se identificar com os personagens, mas mesmo assim, é uma leitura necessária, não importa o quanto demorem para ler, vão perceber que ela é sempre atual...
comentários(0)comente



Natália 13/11/2024

Muito boa leitura
Este livro me tirou de uma imensa ressaca literária.

Uma ficção científica real e palpável. Achei interessante o que foi escrito na contracapa: ?ficção cientifica é uma ótima maneira de fingir que você está falando do futuro quando, na realidade, esta atacando o passado recente e o presente.?

Uma vez li num bordado: ?o que vai para acontecer já está acontecendo?, e isso me remete também a esse fluxo de passado-presente-futuro pois, quando se diz estar atacando o passado e o presente, também se diz do futuro por-vir.

Este livro foi escrito em 1953, se não me engano. Em 2012, Bradbury (o autor) morreu. Li em 2024, ele não deixa de ser atual.

Numa das passagens, se retrata a sensação do personagem principal de que o céu poderia cair sobre a cidade e transformá-la em pó de giz. Me lembrei do Davi Kopenawa, liderança indígena, que nos convoca em seu livro ?A queda do céu? a refletir e agir perante esse desabamento sobre nossas cabeças.

O mundo está sendo avisado há muito tempo, e os livros podem nos ajudar a sustentar o céu.

Além disso, o livro nos mostra que o que nós procuramos não está restrito aos livros, está na vida, nos encontros, na natureza.

Mas com o tempo, muitas vezes isso se perde, e os livros são uma forma de nos lembrar.

Também fiz referencia à cultura do cancelamento atual. Os bombeiros ocupam o lugar de juízes e carrascos oficiais.
Na ditadura, é assim que acontece: o governo cumpre esse papel.
Mas o que vem acontecendo é que as próprias pessoas se colocam nesse lugar, o senso de coletivo vai se extinguindo e as relações perdendo a cor. Acredito que hoje a internet fomente bastante isso.

A trajetória do personagem principal é muito bonita pela possibilidade de mudança, mutabilidade do homem.

Uma menina, doce menina que aparece em seu caminho o ajuda a reconstruí-lo para uma direção diferente do que ele seguia a vida inteira. Montag já não era o mesmo, e não conseguia mais voltar a sê-lo.

Por fim, deixo duas citações dentre outras tantas que gostei:
?E quanto mais inalava a terra, mais se enchia dos seus detalhes.?
?Os que não constroem, precisam queimar?.

E junto delas, registro também o momento em que o personagem percebe que o fogo, além de tirar, pode dar. Tudo depende do uso que fazemos dele.
comentários(0)comente



Gabriel2334 13/11/2024

Fahrenheit, não tem como errar
Li esse livro ano passado, me fez pensar em muita coisa, minha professora de sociologia que nos instruiu a ler para uma atividade, mas só fui ler um tempo depois quando comprei ele e admirável mundo novo no shopping dom Pedro em Campinas em uma viagem escolar, fiquei muito pensativo sobre a sociedade, lembro de quando em Santa Catarina baniram alguns livros das escolas, que por sinal tenho dois, demonologistas e it a coisa.
Não deixem livros serem censurados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bah2000 12/11/2024

"Um livro é uma arma carregada na casa vizinha!"
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, é uma distopia que explora o impacto da censura e da alienação cultural em uma sociedade futurista. O protagonista, Guy Montag, é um "bombeiro", mas, em vez de apagar incêndios, ele os inicia ? sua tarefa é queimar livros, considerados subversivos e perigosos pelo governo. Nesse universo, as pessoas são incentivadas a evitar o pensamento crítico e a se distraírem com entretenimento superficial, o que impede qualquer tipo de reflexão sobre a realidade em que vivem.

Montag, inicialmente conformado com seu papel, começa a questionar suas ações ao conhecer Clarisse, uma jovem que desperta sua curiosidade sobre o passado e o valor dos livros. Sua jornada de autodescoberta o leva a enfrentar conflitos internos e externos, obrigando-o a desafiar o sistema que o oprime.

Bradbury critica a superficialidade da sociedade de consumo e a perda de identidade individual causada pela censura e pela manipulação das massas. Fahrenheit 451 permanece relevante por levantar discussões sobre liberdade de expressão, o valor do conhecimento e os perigos de uma sociedade que renuncia ao pensamento crítico em favor do conformismo.
comentários(0)comente



Melissa.Aparecida 12/11/2024

Perfeito
Esse livro é simplesmente perfeito, não tem outra definição para ele a não ser está. Uma vez que tudo o que está escrito ali trás reflexões e comparações ao mundo em que vivemos hoje.

Quando você pensa no mundo em que o autor vivia ao escrever e o mundo de hoje, você fica assustado com o quanto ele acertou, se baseando apenas nas revoluções, nas questões capitalistas e socialistas, na queima de escritos que vão contra o decreto imposto pelo ditador. É tudo tão surreal que chega a ser brilhante.

Esse é um mundo criado aonde ninguém pode ter conhecimento, todos vivem pela internet, pela vida criada em um aparelho virtual, em que sua vida é perfeita e você não tem motivos para questionar, muito menos querer fazer mudanças.

Os livros são figura importante, porque eles te fazem questionar, refletir, querer mudar e ir em busca de algo melhor, mas, se você não tem conhecimento, se você nunca leu um livro para saber a riqueza de dados que nele contém, não tem porquê ir atrás de algo que teoricamente não existe.

O personagem principal é ótimo, acompanhar o mesmo durante todo o seu trajeto de autoconhecimento é de tirar o fôlego de tão bom e bem escrito.

Esse livro é genial. Simplesmente genial.
comentários(0)comente



sass.off 11/11/2024

Mais atual que o Twitter
Mais um clássico lido esse ano, e com toda certeza Fahrenheit 451 foi um dos melhores títulos que eu li. Eu não conhecia sobre o livro, mas quando li a sinopse sobre um mundo onde livro são proibidos e que os bombeiros que o queimavam, pensei: ? eu preciso ler isso?. E estava certa, a história é curta mas é muito impactante principalmente na nossa sociedade onde tudo vem ficado mais rápido e resumido e se não cuidarmos os livros podem vim a sumir. Uma das minhas frases favoritas, é a da contra capa : ? Mas não se pode obrigar as pessoas a escutarem. Elas precisam se aproximar, cada uma no seu momento, perguntando-se o que aconteceu e por que o mundo explodiu sob seus pés. Isso não irá demorar muito?. Acho que por isso da para tirar que mais que recomendo o livro ?
GiFlorin 11/11/2024minha estante
amo esse?




Cherryyyy 11/11/2024

Surpreendente
A obra Fahrenheit 451 me surpreendeu positivamente. Confesso que mesmo sabendo que o tema não seria extremamente inovador, a leitura foi muito agradável. Me vi imersa no mundo de Montag em diversos momentos, o que me fez terminar o livro muito rápido.
Mesmo que em alguns momentos eu tenha ficado confusa - principalmente no início - com a escrita do autor, no geral a história foi envolvente o suficiente para valer, sem dúvidas, cada página virada.
comentários(0)comente



Alice2768 10/11/2024

Meu Deus, que livro necessário!
O livro retrata como seria uma sociedade sem livros, com muita, mas muita censura! Ele é extremamente necessário, mostrando como a censura nos faria mal, e como a sociedade concordava com a censura nesse caso! Leiam, leiam para entender um pouco do que vai acontecer caso certas pessoas tomem o poder!
comentários(0)comente



7302 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |