Cris 30/06/2017
Tia Cassandra + literatura fantástica + era vitoriana = close certo rs!
'Anjo Mecânico' é o primeiro livro da trilogia Peças Infernais e antecede em muitos anos a série Os Instrumentos Mortais. Neste primeiro volume vamos conhecer Tessa Gray, uma adolescente que após perder quase toda a família, se vê obrigada a mudar para Londres e viver com seu único irmão. No entanto, ao chegar na cidade, Tessa é misteriosamente sequestrada e trancafiada em uma mansão. O porquê disso tudo eu não contarei, apenas leia e se surpreenda...
(...) Às vezes, nossas vidas mudam tão depressa que a mudança é mais rápida do que nossas mentes e corações. É nessas vezes, acho, quando nossas vidas mudaram mas ainda sentimos falta do tempo anterior, que sentimos a pior das dores. Mas posso te dizer, no entanto, por experiência própria, que você se acostuma. Aprende a viver a nova vida e não consegue imaginar, ou sequer se lembrar, de como as coisas eram antes.
Há uns meses decidi fazer um intensivo de Cassandra Clare e ler todos os livros de Os Instrumentos Mortais e a trilogia Peças Infernais alternadamente de acordo com a ordem de lançamento. Bem, apenas posso dizer que essa experiência SUPERFUNCIONOU para mim, porque além de não ficar confusa com a brusca mudança de cenário, me vi extremamente abismada pela naturalidade da autora em escrever universos tão diferentes e ao mesmo tempo idênticos.
Não poderia deixar de falar dos personagens para lá de cativantes que tive o prazer de conhecer. Cada um como sua particularidade me conquistou e convenceu. Há sim algumas atitudes e gestos passíveis de algumas reviradas de olhos, mas estamos lidando com adolescentes ( e órfãos ), sendo assim, é preciso ter a boa e velha empatia e relevar algumas coisinhas. E claro, eu não estaria falando de Cassandra Clare se não me apaixonasse por nenhum de seus mocinhos, desta vez Will Herondale fez barulho em meu coração com todo seu sarcasmo e ironia à lá Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito.
Narrado em terceira pessoa e minimamente intrincado, 'Anjo Mecânico' nos dá uma boa descrição da cidade sob a perspectiva de uma era bem diferente na qual sempre tive muita vontade de conhecer ( e viver), a era vitoriana! Cassandra Clare não apenas criou uma história de fantasia muitíssimo bem-feita como sambou de salto quinze em cima de muitos autores contemporâneos que tentam escrever um livro de época. Em todos os capítulos houve um cuidado por parte da autora, ela de fato se preparou para escrever este livro. As diversas menções à clássicos e autores da literatura inglesa apenas enalteceram e mostraram o quanto ela se preocupou. Tem coerência, tem simetria, tem poesia. Sobretudo, tem todos os ingredientes que julgo indispensáveis para um bom livro.
Enfim, se você gosta de livros de fantasia, leia! Se você gosta de livros de época, leia também! Arrisque e se jogue nesse Submundo completamente viciante e maravilhoso. Espero do fundo do meu coração que você seja roubado como fui desde o prólogo.
É isso!