Biiahsf_ 10/05/2020
Uma releitura que foi tudo pra mim
Reler Anjo Mecânico foi uma experiência mágica. Esse é o primeiro livro da trilogia das Peças Infernais, que nos apresenta o mundo dos caçadores de sombras do passado, em um misto de romance histórico e fantasia, repleto de ação e com personagens e enredo apaixonante. Eu já dizia, lá em 2014, quando li essa trilogia pela primeira vez, que ela era, sem dúvidas, a minha favorita dentre todas as da Cassandra. E embora eu tenha me apaixonado - e muito - por histórias que vieram depois, como a trilogia dos Artifícios das trevas, essa ainda continua sendo minha favorita, mesmo depois de todos esses anos, mesmo depois dessa releitura. Talvez principalmente depois dessa releitura.
Foi uma delícia reencontrar personagens que eu tanto amo, redescobrir esse mundo mágico e me apaixonar de novo por cada detalhe da história. A única coisa que mudou de lá pra cá foi a nota, que ao invés de 5 foi um 4,5 porque eu simplesmente não podia ignorar o meu grande descontentamento com determinado personagem - que eu amo demais; não me entendam mal - que, apesar de evoluir, e muito, ao longo da trilogia, nesse livro ainda era uma coisinha difícil de lidar, com algumas ironias que eu amava, mas com várias grosserias desnecessárias (mesmo que estas tenham sido utilizadas como uma forma de se proteger).
No geral, reler Anjo Mecânico foi muito especial para mim, e eu descobri, mais uma vez, que mesmo com alguns pequenos defeitos, esse é um livro incrível e uma leitura maravilhosa. Não vejo a hora de continuar me reaproximando desses personagens que tanto amo, enquanto releio os próximos volumes e redescubro mais detalhes que me fizeram amar esse universo.
?Há muito sentido na loucura às vezes. Se quiser enxergar.?