labbacchio 04/01/2022
It is better to know the truth
Ok, gostaria de destacar, de início, que esse foi um dos livros mais cansativos que já li na vida ? não que eu tenha lido tantos, mas, entre os que li, não sei se consigo pensar em um mais cansativo.
Sinceramente, não achei Anjo Mecânico um livro ruim ? nem de longe, na verdade. A ideologia do livro é interessante e original, os personagens são envolventes, o plot é simplesmente impecável e o desenvolvimento não é ruim. A única coisa que dificultou minha leitura foi a escrita. Não estou querendo dizer que a escrita seja, de fato, ruim, mas não me prendia de forma alguma. Gostaria de dizer que em algum momento a escrita realmente me prendeu, mas seria mentira. Sendo bem honesta, se eu consegui acabar o livro foi por causa dos personagens e da história, porque se fosse pela escrita eu abandonava.
Para organizar melhor minhas críticas, vou colocar tudo em pontos ? todos são críticas, então não pretendo separar pontos negativos de positivos.
Primeiro ponto: desenvolvimento razoável. Não se pode dizer que o livro teve um desenvolver incrível, mas nada repentino e sem sentido aconteceu, então também não se pode dizer que o desenvolvimento foi ruim. Por ser um livro introdutório, demorou bastante para algo relevante acontecer ? o que acabou contribuindo com a parte de ser cansativo, é claro ?, então não teve muita coisa para desenvolver além dos personagens e das relações entre eles ? e eu diria que tiveram um desenvolvimento razoavelmente bom, mas nada muito "uau".
Segundo ponto: personagens envolventes. Mesmo não tendo lá aquele desenvolvimento incrível, os personagens são extremamente envolventes por conta de suas personalidades únicas. Cada um têm traços marcantes que, de certa forma, fazem você apegar-se aos mesmos ? ou ter certo ódio, em alguns casos.
Terceiro ponto: ideologia original. O livro pode, de fato, não ser aquela leitura rápida e fluida que faz você querer continuar apenas por prender sua atenção, mas sua ideologia é tão interessante e original que, ao menos no meu caso, o faz ter vontade de continuar lendo. Pra falar a verdade, umas 3 amigas já me pediram para resumir o livro, e eu simplesmente não consigo. É algo tão original que nem sei como resumir.
Quarto ponto: plot twist impecável. Cara, acho que nunca vi um plot tão bom. Por ser uma pessoa meio desconfiada [lê-se: paranoica], sempre acabo ao menos pensando na possibilidade de tal coisa ser a reviravolta, mas nesse livro nem sequer isso aconteceu. No máximo cheguei a pensar na possibilidade de parte do plot acontecer, mas a ideia dele por inteiro nem sequer havia se passado pela minha cabeça. E não, não foi algo sem sentido ou aleatório; foi imprevisível e totalmente plausível ? na verdade, fez tudo ter ainda mais sentido. Juro, simplesmente perfeito.
Quinto ponto: críticas sociais razoáveis. Sempre gosto de falar sobre as críticas sociais que observo enquanto leio, mas, sendo bem sincera, não reparei em muita coisa nesse livro. Eu diria que vi certa alusão à submissão feminina e à desigualdade, mas nada tão "uau". Esse ponto não chegou a comprometer minha nota em grande escala, mas, por ser uma grande amante de críticas sociais, diria que pesou um pouquinho ? só um pouquinho, juro.
Sexto ? e último, pode relaxar ? ponto: escrita cansativa. Já comentei sobre isso no primeiro parágrafo, mas esse ponto realmente pesou bastante na minha nota, então acho importante citá-lo. Cara, sério, eu nem sei dizer se já li algo mais cansativo que isso, mas provavelmente não. Não vou mentir, ler Anjo mecânico me cansou tanto que em alguns momentos eu quase abandonei. O livro me prendeu tão pouco que até mexer em meu próprio cabelo parecia mais interessante em certas partes ? e nem é meme, se eu começasse a fazer qualquer mínimo movimento minha mente automaticamente focava naquilo, porque parecia mais fácil que focar no livro.
Sobre recomendação, olha, não sei o que dizer ainda. A história e os personagens são, de fato, muito bons, mas se nos próximos livros a leitura continuar sendo tão cansativa assim, não sei se vale a pena. Sendo bem honesta, espero que não seja assim, porque essa ideologia tem realmente muito potencial. Queria poder dizer mais sobre essa questão da recomendação, mas por agora é só isso.