O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


margns 19/06/2024

Wild and brave
Homem e natureza, sendo amigos, inimigos e irmãos. Voltaremos a não possuir nada, voltaremos à carcaça, mas coragem, velho.
comentários(0)comente



Jhol.ramos 18/06/2024

Um livro muito gostoso de ler, a maneira como o autor conta a história, nos faz ficar preso tentando saber o que irá acontecer depois. Apesar de ser praticamente em uma cena (o mar) o velho traz reflexões e acontecimentos durante a pesca, não deixando o livro sem movimento ou tedioso.
comentários(0)comente



pedro.gvtti 17/06/2024

Destruído, mas não derrotado.
Santiago e a sua pescaria escondem o que Hemingway realmente conta através desta história, que fala sobre o definhar de um grande pescador, que velho, tem de lidar com a solidão, improdutividade, fraqueza e a desdita que parece acompanhar os homens que estão afundando.

Mas o velho não afunda nessa história, não. Ele desliza por sobre o mar e o adentra com coragem e obstinação. Segue o peixe como quem segue um sonho, e luta com ele com amor, como um irmão luta com outro, querendo vencer e bater, mas não querendo nunca magoar.

No fim ele está correndo atrás mesmo é de seu orgulho, tão desacreditado e insustentável que mais parece uma bexiga murcha. Quando o encontra, Santiago já não tem força física para bancar a pose do ego, e deixa que a natureza o vença outra vez, como vinha fazendo ao longo das frias décadas de sua existência. Mais uma vez ele teve de ter somente com a carcaça da galhofa, que nos lembra do pó que somos e tudo é. Nem o mais corpulento e forte peixe escapou do juízo sobre o orgulho.

Me chama atenção, também, os cuidados que Manolin tem com esse velho tão distinto. Reflito pensando no quanto precisamos da infância do coração para nos curar da velhice da alma. E aqui não me refiro à velhice que agrega experiência, sabedoria e graça ao indivíduo, mas daquela que corrói, desgasta, frustra e esmerila. Seria o vigor da inocência a cura para o ego grande e insustentado?

“Também o peixe é meu amigo. Nunca vi nem ouvi falar de um peixe assim. Mas tenho de o matar. Agrada-me pensar que não temos de matar as estrelas."
comentários(0)comente



cledysonrb 17/06/2024

Um livro incrível que serve como metáfora pra muitas coisas da minha vida. tenho um carinho por tudo que aprendi com ele, de forma indireta.
comentários(0)comente



Gustavo195 16/06/2024

Chato
Pelo amor de Deus que tortura psicológica que foi ler isso, é literalmente sobre um homem velho pescador tentando pegar um peixe muito grande. Mt entediante, tão desafiador para Santiago ? o velho ? para pegar o peixe, foi pra mim, em terminar o livro.

Certo, o livro traz pontos sobre trabalho nem sempre trazer bons frutos, ou algum fruto. Aborda bastante sobre persistência, solidão e...mas n deu, n curti não ??.
Jacqueline Muniz 09/07/2024minha estante
Graças a Deus achei uma opinião semelhante a minha! Entendo que tem metáforas, a persistência e resiliência do velho são admiráveis e tudo o mais, mas que livro chaaaato! Curtinho que parecia ter 500 páginas ?




Miriamarela 15/06/2024

O velho e o caps
É engraçado. O livro é repetitivo, mas prende mesmo assim. O velho parece um maluco e dá nervoso de ver ele falando sozinho daquele jeito, mas é um livro bom
comentários(0)comente



Rapha Sanctus 14/06/2024

Abrace um velho na praia
"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?, pensou ele.
- Nada - disse em voz alta. - Fui longe demais".

O final desse livro me pegou...
comentários(0)comente



elbezerron 14/06/2024

Arrebatado com essa leitura. Foi muito além do que estava esperando e sei que vai ser uma história que vai me acompanhar por muito tempo. Acredito ter sido uma das leituras mais esplendorosas que já fiz, nunca apreciei um texto tão polido, tão bem editado e tão sincero e cru dessa forma antes. Em tão poucas páginas um mar (sic) de ideias, imagens e reflexões. Até onde vai a fé, a coragem, a resistência e resiliência de um homem frente à sua vida e ao seu trabalho.
Rodrigo1001 16/06/2024minha estante
Simples e bonito! Adoro esse livro!


elbezerron 16/06/2024minha estante
Gostei muito também. Bem simples mesmo, mas extremamente bem escrito de uma forma muito rica. Quero ler outras obras dele :)




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Davi1344 10/06/2024

História fácil de compreender.
Ótimo pra quem quer iniciar o hábito da leitura.
Porém se torna repetitivo na metade. O que pode desanimar um pouco.
Ray Jr 10/06/2024minha estante
Maravilhosa leitura




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luana.Carrilho 08/06/2024

A gente tem que saber a hora de parar
Queria ler esse livro faz um tempo por ser um clássico bastante comentado. É um livro curto, então a leitura fluiu bem, mas não sei porquê não me envolvi com a história. É uma história simples, bem narrada, mas talvez seja um estilo de literatura que eu não me identifique muito.

Terminei o livro procurando quais metáforas existiam nele, mas só consegui pensar que o pescador Santiago não soube a hora de parar a sua jornada e voltar pra casa. Talvez ele fosse muito resignado e eu ao contrário, por muito menos desistiria dessa empreitada. Vai saber.
comentários(0)comente



Ellen.Belfort 08/06/2024

Não funcionou para mim
Eu não sei nem o que dizer, acho que fui com muita expectativa, esperava algo diferente, não sei, mas não gostei, na verdade fiquei revoltada. Que droga! O velho sofre pra pegar o peixe e ainda acontece tudo isso, é azar mesmo.
Mas enfim, só vc lendo pra saber, escolha sua.
comentários(0)comente



sofia136 06/06/2024

Como é que pode um velho pescando no meio do mar ser a coisa mais interessante que existe
queria poder esquecer para sentir tudo de novo
meu livro favorito!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 211 a 226
15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR