O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Micha 20/12/2023

Interessante
Aborda a história de um pescador de idade avançada, que já não pesca como antes, mas quer provar seu valor através de uma grande pesca.
Uma história de superação, persistência e esperança, mas também de insistência, me trouxe a visão de que as vezes temos que saber a hora de parar.
Livro interessante, mas achei monótono também.
comentários(0)comente



bianca c 19/12/2023

Tal qual pescar, este livro é um exercício de paciência
Toda narrativa se desdobra diante de um único acontecimento, que é a pesca de um grande peixe pelo velho.

Achei interessante que durante a leitura, assim como o velho, também me cansei de pescar, e tive que fazer várias pausas para conseguir terminar a leitura de apenas 100 páginas.

Até onde vamos para provar um ponto? Seja para si ou para os outros... as vezes o preço é alto demais.

Ainda não tenho certeza se com essa leitura aprendi sobre a resiliência humana (como dizem alguns leitores), pois para mim pareceu que, as vezes, alguns esforços não valem a pena.
comentários(0)comente



Bruna Messner 19/12/2023

É um bom livro, de um memorável escritor porém não me apeteceu muito . Achei a narração arrastada apesar de ser um livro curto.
comentários(0)comente



Lucy 19/12/2023

História de pescador
Eu não estava muito animada, afinal, teria que ser forte por ser um livro que tem dois temas dificeis para mim, 1 é o direito dos animais e o outro o mar, que me enfadonha.
No meio eu tive que dar aquela parada de boa pq simplesmente pescador exagera né. Mas faz parte.
O todo da obra é maravilhoso, faz a gente ficar acirrado sobre o que vai acontecer. É a saída da labuta, a dúvida da conquista de algum tipo de alimento, quase de um modo reverencial, e então partimos para a parte 2 que vc tem que ler.
No final vc fica " o velho é doido? Ou o velho não é doido?", até que retorna (isso n é tão sppiler) e aí vc vai ter a sua dúvida de se o peixe era grande assimm óooooo quando suas testemunhas oculares podem fazer a vez de relatar com o estado das coisas com a qual se deparam.
Diz que o autor manda nao ficar fazendo comparacoes de qualquer tipo, mas até mesmo a saga da solidão e a saída com o grande mastro de seu veleiro nas costas são temas que não impedem a gente de fazer conjecturas.
De fato, sorte nossa que Hemingway pode falar o que quiser, e não é violência sermos livres para fazermos leituras do texto como coprodutores, visto que essa é uma relação natural de textos socializados.
De fato gostei muito, recomendo. Mas tem que ter coração curado, já que vai sangrar que nem quando tubarão abocanha presa, seja ela uma cachalote, um marlin descomunal, ou apenas a solidão que carregamos no dia a dia.
comentários(0)comente



maria.e.sousa.7 19/12/2023

Triste, mas bonito!
A luta do homem com a natureza. Uma estória de tenacidade, determinação, autoconhecimento (do pescador) e uma formidável mistura de coragem com humildade!

É um livro intenso, em que ficamos torcendo ora pelo velho, ora pelo peixe. É bonito de ver o respeito e o amor que o velho tem pelo peixe e pelo próprio mar; a sua humildade diante da grandiosidade da criatura, o reconhecimento da beleza, nobreza e dignidade do peixe, quando ele fala ?meu irmão?? A luta por vencer o peixe, para sobreviver, ao mesmo tempo em que lamenta ter que matá-lo. A força e a humanidade desse homem são admiráveis, realmente! A natureza humana surpreendendo!

É um belo livro, uma bela estória e narrativa. Hemmingway consegue criar tensão mesmo com simplicidade, praticamente como m duas personagens. Contudo, fiquei muito frustrada com o final. Não é que tivesse que ter um final feliz, mas uma luta tão insana, três dias lutando com o peixe, apenas para perdê-lo para tubarões e nem sequer conseguir trazer ??? os tubarões junto? Pelo menos restabelece sua reputação de grande pescador e conhecedor dos mistérios do mar!

Eu tinha muita expectativa, por seu um grande clássico, e me frustrei um pouco. Mesmo assim valeu a pena! Gostei do estilo narrativo, mas também não achei tão extraordinário - talvez eu mude de ideia mais à frente.

Triste, mas bonito!

Livro de setembro da SLV!

3,5/5
comentários(0)comente



Danielli18 19/12/2023

O velho e o mar
Simplesmente maravilhoso, amei ler.
Singelo e profundo, uma das melhores leituras da vida.
Há quem julgue a história triste, porém, ela é inspiradora.
comentários(0)comente



Felipe1503 18/12/2023

Livro sobre as dificuldades da vida
Esse livro trata das dificuldades que um pescador encontra no alto mar. O autor quer descrever as objeções que surgem nas nossas vidas, e que nós temos que estar preparados; temos que ser resilientes, perseverantes.
?? Mas o homem não foi feito para a derrota ? disse em voz alta. ? Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado.?
comentários(0)comente



albertoscerri 18/12/2023

Um pescador idoso que não consegue pegar mais peixes como antigamente se aventura em águas diferentes. E, nessa história simples, dilemas da humanidade se revelam. É um dos meus livros favoritos
comentários(0)comente



Karanna 17/12/2023

Da para ver porque é um clássico
Vou postar uma resenha mais detalhada no meu podcast "figurativamente falando" no Spotify.
Ele é muito monótono, lento. Mas isso não atrapalha a leitura, não muito ao menos. Ele é fácil de digerir e é muito interessante destrinchar a mente do velho e das relações que ele tem com o menino, com o peixe, com o mar e com ele mesmo.
comentários(0)comente



Tati 16/12/2023

Que livro!! De uma sensibilidade que impressiona. Aquela leitura que mesmo depois do fim você continua refletindo sobre a história. Um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



Valentina351 15/12/2023

Confesso q esperava mais
Foi uma leitura rápida, mas não é o tipo de livro q ?vou levar pra vida?. Para mim foi uma leitura que serviu n só para amadurecimento mas tbm aprimorar meu gosto literário, pois foi lançado em 1952 e ainda consegue ser atual. ele é um livro que me lembra Alice no país das maravilhas, e o pequeno príncipe. ambos falam doq está escrito nas entrelinhas.

é um ótimo livro para passar o tempo, e acredito que se você estiver no mar ou perto dele a experiência será melhor ainda.

é um livro mediano, não é um livro ruim, ou que eu me arrependa de ter lido. Ele passa muitas reflexões extremamente interessante, como ?nunca desistir? ou ?persista não desista?.

Mas falando um pouco da história em si, é um livro parado, nada que seja repleto de reviravoltas, mas confesso que fiquei com muita dó do velho no final, o livro mostra a realidade de muitas pessoas pobres q vivem da pesca. Uma coisa que me interessou foi o respeito pelos animais e a natureza do velho, pode-se perceber isso claramente em inúmeros trechos.
comentários(0)comente



MonstrosAlados 14/12/2023

Tocante e doloroso
A luta do velho pescador Santiago poderia ser só mais um fato banal. Entretanto, a forma que Hemingway narra os acontecimentos nos faz preocupar com o destino do protagonista e com seu incrível oponente.
Enquanto eu lia, era como se eu estivesse no barco de pesca, não só acompanhando a luta de Santiago contra o peixe, mas também sentindo as mesmas dores e cansaços e esperanças que o velho cubano.
comentários(0)comente



Reader Za 14/12/2023

A solidão do velho
O livro é muito interessante, em sua simplicidade e por isso mesmo não funciona para todos.

O autor é conhecido por seu modo de escrever mais enxuto e eu particularmente gosto muito.

A história é simples, mas tocante. Fala de um velho pescador que vive em estado de pobreza e muita solidão, tendo apenas o menino seu amigo e aprendiz como companhia em terra.

No mar ele ainda é um grande pescador, forte experiente e muito sábio. A relação de respeito dele com a natureza me emocionou em diversos momentos. Mesmo sem conseguir pescar ele tinha confiança no mar ?

Uma ótima obra, rápida e envolvente.
comentários(0)comente



Nelson.Paliarussi 13/12/2023

Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado
Resiliência significa, entre outras no sentido figurado, a ?capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios?, característica marcante de Santiago, o personagem principal de ?O Velho e o Mar?, de Ernest Hemingway. 


O clássico apresenta o hercúleo desafio do veterano pescador, que busca o sucesso em alto mar após longos 84 dias sem fisgar nenhum peixe. Destemido, Santiago precisa lidar com forças maiores, tanto fisicamente quanto psicologicamente, para ter êxito em sua missão.


?Um homem pode ser destruído, mas nunca derrotado? é uma das melhores linhas da obra e mostra muito do que acredito pra vida. 


É uma leitura rápida, fluida e muito envolvente - dá pra enxergar algo de Santiago em si mesmo. Pra mim é isso:


Desistir não é uma opção.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 586 a 601
40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR