maria.e.sousa.7 19/12/2023
Triste, mas bonito!
A luta do homem com a natureza. Uma estória de tenacidade, determinação, autoconhecimento (do pescador) e uma formidável mistura de coragem com humildade!
É um livro intenso, em que ficamos torcendo ora pelo velho, ora pelo peixe. É bonito de ver o respeito e o amor que o velho tem pelo peixe e pelo próprio mar; a sua humildade diante da grandiosidade da criatura, o reconhecimento da beleza, nobreza e dignidade do peixe, quando ele fala ?meu irmão?? A luta por vencer o peixe, para sobreviver, ao mesmo tempo em que lamenta ter que matá-lo. A força e a humanidade desse homem são admiráveis, realmente! A natureza humana surpreendendo!
É um belo livro, uma bela estória e narrativa. Hemmingway consegue criar tensão mesmo com simplicidade, praticamente como m duas personagens. Contudo, fiquei muito frustrada com o final. Não é que tivesse que ter um final feliz, mas uma luta tão insana, três dias lutando com o peixe, apenas para perdê-lo para tubarões e nem sequer conseguir trazer ??? os tubarões junto? Pelo menos restabelece sua reputação de grande pescador e conhecedor dos mistérios do mar!
Eu tinha muita expectativa, por seu um grande clássico, e me frustrei um pouco. Mesmo assim valeu a pena! Gostei do estilo narrativo, mas também não achei tão extraordinário - talvez eu mude de ideia mais à frente.
Triste, mas bonito!
Livro de setembro da SLV!
3,5/5