O Velho e o mar

O Velho e o mar Ernest Hemingway




Resenhas - O Velho e o Mar


2792 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Fabricio Costa 01/09/2024

Um livro que traz uma reflexão sobre nossa vida
Sem dúvida um clássico!
Quem são nossos mares, peixes e desafios da atualidade?
O livro nos leva a uma reflexão que vai muito além de vencer forças da natureza.
comentários(0)comente



Brenno.Garcia 01/09/2024

Excelente
Com uma escrita concisa e poética, Hemingway nos imerge nos sentimentos e conflitos de Santiago, um velho pescador que tenta alcançar seus objetivos com tudo o que tem.
Esse é um daqueles livros que parecem ter mais a dizer do que nossos olhos literais conseguem ler, e que com certeza me acompanhará muito além da última página.

"Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu ? Nada, fui longe demais."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda T. 29/08/2024

Terrivelmente arrastado.
Nota: Li "O velho e o mar" aos 20 anos de idade e confesso que não me encantei pela escrita de Hemingway. Treze anos depois busquei um novo olhar sobre esse clássico tão aclamado e abandonei a narrativa por volta de 80%. Cada linha fazia meus olhos sangrarem pelo esforço de permanecer na leitura. Saltei do barco.

Agosto/2024.
Bruno Oliveira 29/08/2024minha estante
Eh, esse Hemingway demanda um tempo e uma sensibilidade igualmente sobre-humanas.


Fernanda T. 29/08/2024minha estante
Verdade Bruno. Acho intrigante como um livro tão pequeno pode demandar um esforço tão grande rs
Já tentei ler o velho e o mar em dois momentos distintos e realmente a escrita desse livro não funciona para mim. Quero ler futuramente outras obras do autor, mas acho que já tive a minha quota com esse aqui.




@emmzzzly 28/08/2024

Familiar e reflexivo
é interessante como dentro da categoria 'clássico' existam algumas histórias absurdamente complexas e estrangeiras à nós e outras tão familiares que não me surpreenderia se Hemingway fosse um dos caras que pescam com a minha tia-avó todo domingo.

além da linguagem fácil e casual, é realmente reflexivo e muito simbólico. gostaria de ter lido no ensino fundamental, quando passei por ele e me afastei, intimidada pela prateleira de 'clássicos'
comentários(0)comente



Gleidson 27/08/2024

Não parece ser nada demais mas...
NÂO é um conflito épico de um herói contra um titã. NÂO é o livro que mostra o conflito definitivo do homem contra a natureza. Não é, mas parece que é.
comentários(0)comente



gabs :) 26/08/2024

Achei chatinhooo
Apesar sobre a profundidade, reflexões sobre solidão e perseverança o ritmo do livro é beeem arrastado, lento e repetitivo em alguns momentos. Apesar de um livro curto achei cansativo. Mas, é um clássico.
comentários(0)comente



Gih 26/08/2024

O velho e o mar
Mais um livro q eu não pegaria para ler por mim, mas que por ter sido "forçada" a ler pelo clube do livro e eu simplesmente acabei amando!!!!
comentários(0)comente



alvsalmeida 26/08/2024

Tubarões reducionistas
Junto com Santiago em seu pequeno barco, uma segunda voz dos seus pensamentos poderia ter surgido ao enunciarmos nossos conselhos e opiniões ignoradas que não seriam ouvidas ou elaboradas na jornada, já que a nossa opinião não se vale para a estória já formada.

Dói ver o caminho se formando como também dói ver a expectativa que vai gerando. A consolação se dá na admiração da experiência que o velho tem de sobra na lida com o mar imenso e os perigos iminentes que despontam longe do continente.

O que sobra da leitura é uma dor profunda ao perceber que essa estória não se passa de uma realidade no submundo pessoal de cada dia. Não é sobre ser azarado na vida mas sobre escolhas e decisões que quanto maiores e ambiciosas, maior o preço que se paga nas consequências já definidas antes mesmo da partida.

É sobre planejar e estar preparado para aquilo que pode vir no inesperado, após vários dias de inércia e sem resultado. É compreender que há tubarões no meu encalço prontos para aproveitarem do meu suor e sofrimento descalço e que a luta não termina quando atinjo o percurso do meu enlaço.

Como eu chegarei ao final? Quem estará comigo daquele lado? Pois só os verdadeiros se preocuparão de verdade ao ponto de te estarem contigo em qualquer lado. Os outros? Confundirão suas conquistas como sendo daqueles tubarões reducionistas no seu fado.
comentários(0)comente



Anienne 25/08/2024

O velho e o mar
É um livro bonito, filosófico, lento...

Hemingway tem uma prosa poética e melancólica e, além disso, tem que entender de pescaria e de emoções e de sentimentos e de necessidades humanas.

"...fique aqui na minha casa se quiser, avezinha. Lamento não poder içar a vela e levá-la para a terra com a pequena brisa que está soprando. Mas agora estou com um amigo."

O "amigo" é o peixe que ele está pescando, a avezinha foi visitá-lo e ele é um Xamã rsrs.

Sim, é bonito. Muito bonito!
comentários(0)comente



Bdoida 25/08/2024

O mar
?o velho não tinha pensamentos ou sentimentos nenhuns. Passara por tudo, e limitava-se a dirigir o barco?
????
não tenho nada a falar , apenas a exaltar
comentários(0)comente



lala 25/08/2024

Otimo livro, uma leitura rápida fluida e muito profunda. O livro "O velho e o mar" é um livro com uma ótima lição
comentários(0)comente



Adriana1451 24/08/2024

Livro lindíssimo!
Senta que lá vem a resenha...

O Velho e o Mar, último livro do escritor Ernest Hemingway, publicado em 1952 e prêmio Nobel de Literatura em 1954, é uma história comovente que narra uma aventura solitária do velho pescador cubano, Santiago, em busca do maior peixe que ele já vira, o Marlin. Durante os dias em que passou no mar, Santiago demonstra um grande conhecimento e respeito acerca do mar e seus habitantes. Porém, esta não é uma história recheada de alegrias, mas as grandes fontes de transformação são o sofrimento e a dor. O velho pescador, embora desgastado pelo seu estilo de vida simples e dificultosa, já há muito sem saber os louros de uma boa pescaria, não se deixa abater pelo cansaço ou pessimismo. Ao contrário, demonstra uma fé consistente, muita decisão, persistência, orgulho e paciência. O Velho e o Mar teve o enredo baseado na história de vida do autor, que na época morava em Cuba e passava por um período de pouca inspiração e sucesso literário.
Este foi um livro muito motivador pra mim, porque veio carregado de simbolismos, intercalando momentos de ação e suspense, com uma profunda reflexão filosófica da vida. A narrativa é de fácil entendimento, mas há profundidade em cada gesto e palavra do humilde pescador, que reconhece em seu objeto de desejo, o peixe, um adversário digno, que em algum momento ele chama de irmão. E é esse reconhecimento de bravura no peixe, que faz com que Santiago nutra por ele o respeito e o amor, tanto que ele fala: "Porque eu te amo, eu tenho que matá-lo.” E é isso, O velho e o Mar fala da honra, na luta, na derrota e até mesmo na morte.
Enfim, é uma história maravilhosa, repleta de lições de vida, que fortaleceu meu sentimento de respeito à natureza. A cena em que o velho pescador trava uma luta pela sobrevivência contra o Marlin, foi pra mim muito significativa. Compreendi que a vitória não é um pré-requisito para a honra, ela vem com o orgulho de se manter uma luta até o final, independente do resultado alcançado. Indico para leitores que não se incomodem com narrativas que precisem ser degustadas, remoídas... pois a essência desta obra, está nas entrelinhas do monólogo e do comportamento do pescador.
comentários(0)comente



NatAlia1603 23/08/2024

5 estrelas
Quanto o desafio pode te deixar mais forte e não se fazer desistir? Em uma batalha de dias no meio do mar o velho e o peixe nos traz lições para vida. Amei! ???
comentários(0)comente



JAssica207 20/08/2024

Bom
O livro é bom, bem escrito e tem reflexões legais em algumas partes. Porém a história em si é, literalmente, história de pescador: um velho que sai a caça de um peixe de tamanho e exuberância acima do imaginável. Particularmente não curto aventuras "marinhas" estilo Moby Dick. Acompanhamos a luta dele contra esse peixe e, ainda que tenha alguns pensamentos interessantes e belas palavras, não me senti presa pela história. É rápido de ler, vale por ser bem escrito e um clássico.
comentários(0)comente



2792 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR